Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Unhas fracas: saiba o que pode ser

As unhas fracas e quebradiças podem ser sinal de anemia, principalmente se houver outros sintomas, como fraqueza, palidez, dor de cabeça, cansaço ou tontura, por exemplo, pois na anemia ocorre diminuição da hemoglobina no sangue e, consequentemente, do oxigênio, deixando as unhas fracas e com tendência para lascarem com mais facilidade.

Porém, se o indivíduo tiver o hábito de roer muito as unhas ou utilizar diariamente produtos de limpeza sem proteger as mãos, as unhas também podem ficar fracas e quebradiças. 

Quando notar que as unhas estão bastante frágeis, é importante consultar um dermatologista ou um clínico geral para que sejam feitos exames com o objetivo de identificar a causa e, assim, iniciar o tratamento adequado.

Unhas fracas: saiba o que pode ser
Unhas fracas: saiba o que pode ser

O que pode ser

O enfraquecimento das unhas pode ser indicativo de algumas doenças ou consequência de hábitos, sendo as principais causas:

1. Anemia

A anemia é umas das principais causas de unhas fracas. Isso porque na anemia há diminuição da quantidade de hemoglobina circulante, o que faz com que a quantidade de oxigênio transportada para os tecidos também diminua.

Assim, qualquer alteração que interfira no processo de transporte de oxigênio no organismo pode resultar no enfraquecimento das unhas. Saiba quais são os sintomas e como identificar a anemia.

2. Hipo ou hipertireoidismo

Tanto no hipo quanto no hipertireoidismo as unhas fracas podem acontecer. Isso acontece porque no hipotireoidismo ocorre a diminuição do metabolismo e diminuição do transporte de nutrientes paro o corpo, tornando as unhas mais frágeis. Por outro lado, no hipertireoidismo a um aumento na produção de hormônios tireoidianos, o que estimula o crescimento das unhas, porém são bastante frágeis. Saiba identificar o hipotireoidismo e o hipertireoidismo.

3. Uso de produtos de limpeza

O uso constante de produtos de limpeza sem que haja a proteção das mãos com luvas, pode ressecar a região e deixar as unhas mais frágeis.

Além do uso de produtos de limpeza, o uso frequente de acetona para remover os esmaltes também pode deixar as unhas mais frágeis e com manchas.

4. Alimentação pobre em nutrientes e vitaminas

Deficiências nutricionais também podem resultar em unhas fracas, principalmente se houver pouco consumo de alimentos ricos em ferro, vitamina D, zinco, selênio e vitamina B, que pode ser encontrada em carnes e ovos, por exemplo, e é responsável por manter pele, cabelo e unhas saudáveis. Saiba quais são as fontes de vitamina B7.

5. Doenças dermatológicas

Algumas doenças dermatológicas, principalmente quando causadas por fungos, podem deixar as unhas fracas e quebradiças, além de alterar seu aspecto, deixando escamosa, como no caso da psoríase, por exemplo. Nesses casos é importante ir ao dermatologista para que seja feito o diagnóstico e possa ser tratada a doença.

6. Roer as unhas

O hábito de roer as unhas constantemente podem deixá-las mais frágeis, devido à ocorrência de microtraumas que facilitam a quebra. Confira algumas dicas para parar de roer as unhas.

Como fortalecer as unhas

Para fortalecer as unhas é importante adotar certos cuidados, como aplicar uma base fortalecedora para as unhas antes do esmalte, retirar o esmalte com óleo de banana em vez de acetona, no mínimo um dia antes de fazer as unhas novamente, e usar luvas de borracha quando for necessário utilizar produtos químicos ou para lavar a louça. Saiba como fortalecer as unhas fracas.

Gostou do que leu?   
Sim  /  Não

Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva aqui para que possamos melhorar o texto.

Enviar Carregando elementos na página
Mais sobre este assunto:
Carregando
...
Fechar