Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Ultrassonografia

A ultrassonografia, também conhecida por ecografia e ultrassom, é um exame de diagnóstico que serve para visualizar em tempo real qualquer órgão ou tecido do corpo.

Para que serve a ultrassonografia

A ultrassonografia serve para:

  • Diagnosticar a gravidez ou avaliar o desenvolvimento do feto. Veja quando deve fazer o ultrassom na gravidez clicando aqui
  • Diagnosticar doenças do útero, trompas, ovários;
  • Visualizar as estruturas dos músculos, articulações, tendões ou 
  • Para visualizar qualquer outra estrutura do corpo humano.

Ela deve ser feita num laboratório devidamente regularizado e sempre sob indicação médica, para auxiliar no diagnóstico ou tratamento das mais diversas situações.

Como é feita a ultrassonografia

A ultrassonografia pode ser feita da seguinte forma: com o paciente deitado numa maca, colocar uma fina camada de gel na pele e posicionar o transdutor do ultrassom em cima deste gel e utilizar o aparelho segundo as orientações do fabricante. Este aparelho irá gerar imagens que podem ser vistas num computador.

Ultrassonografia morfológica

A ultrassonografia morfológica é um tipo especial de ultrassom que deve ser realizado na gravidez, entre as 20 e 24 semanas de gestação, para verificar se o bebê está se desenvolvendo corretamente ou se ele apresenta alguma malformação, como a Síndrome de Down, mielomeningocele, anencefalia, hidrocefalia ou cardiopatias congênitas. 

O tempo de duração do ultrassom morfológico varia entre 20 a 40 minutos e este exame é indicado para todas as grávidas.

  • Preço da ultrassonografia morfológica: varia entre 100 e 200 reais dependendo da região.
  • Como é feita: Na ultrassonografia morfológica, o técnico irá colocar um gel na barriga da grávida e passar um aparelho por toda a região uterina. O equipamento irá gerar imagens que podem ser vistas no computador.

Ultrassonografia 3D e 4D

​A ultrassonografia 3D é um tipo de exame que permite uma melhor visualização da estrutura a ser estudada, conferindo um aspecto mais real. A ultrassonografia em 4D além de permitir uma ótima observação do bebê ainda dentro da barriga da mãe, consegue captar seus movimentos em tempo real.

Elas são particularmente indicadas para a visualização do feto e podem ser realizadas a partir do 3º mês de gestação, mas melhores imagens são obtidas a partir do 6º mês de gravidez.

  • Preço: A ultrassonografia 3D custa de 100 a 250 reais, e a ultrassonografia 4D pode custar de 100 a 350 reais, dependendo da região. 

Ultrassonografia pélvica

A ultrassonografia pélvica é indicada para visualizar estruturas como útero, ovários e vasos sanguíneos desta região, podendo ser necessária para diagnosticar endometriose. Ela pode ser realizada colocando o transdutor na parte superior da barriga ou dentro da vagina, e neste último caso ela é chamada de ultrassonografia transvaginal.

Link útil:

Mais sobre este assunto:


Carregando
...