Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Triquinose

A triquinose é uma infecção parasitária causada pela larva Trichinella spiralis, popularmente conhecida como lombriga, presente na carne de porco ou de animais selvagens crua ou mal cozida.

O indivíduo ao ingerir carne de porco ou carne de animais selvagens crua ou mal cozida contaminada, pod ficar infectado com a larva do parasita. Inicialmente, a larva fica alojada no intestino do indivíduo e depois dá origem a pequenas larvas que podem chegar até às células do organismo, afetando músculos e até o cérebro, em casos mais graves.

A triquinose tem cura quando o seu tratamento é feito corretamente. O tratamento da triquinose deve ser orientado por um clínico geral, após observação dos sintomas do paciente, e envolve o uso de remédios anti-parasitários como o Albendazol, por exemplo.

Sintomas de triquinose

Os sintomas iniciais de triquinose incluem diarreia e cólicas intestinais. Já os sintomas tardios, que costumam aparecer uma semana após a ingestão do alimento contaminado, incluem:

  • Febre;
  • Dor nos músculos;
  • Dor nos olhos e sensibilidade à luz;
  • Inchaço das pálpebras;
  • Dor de cabeça;
  • Sangramento nos olhos;
  • Hemorragia debaixo das unhas;
  • Manchas vermelhas na pele.

Na presença destes sintomas, o indivíduo deve consultar um médico para fazer o diagnóstico e orientar o tratamento, sendo que o diagnóstico da triquinose geralmente é feito pela observação dos sintomas e por um exame de sangue.

Fotos da triquinose

Cistos contendo larvas no músculoCistos contendo larvas no músculo
Hemorragia debaixo das unhasHemorragia debaixo das unhas
Fonte: Centers for Disease Control and Prevention

Tratamento para triquinose

O tratamento para triquinose pode ser feito em casa com a ingestão de remédios anti-parasitários, como Albendazol, Mebendazol ou Tiabendazol, prescritos pelo médico. Durante o tratamento, o paciente deve fazer repouso, beber cerca de 2 litros de água por dia e evitar fazer esforços.

Nos casos mais graves, podem ainda ser utilizados remédios analgésicos, como Paracetamol ou Dipirona, e corticoides, como Dexametasona ou Hidrocortisona.

Ciclo de vida da triquinose

O ciclo de vida da triquinose pode ser representado da seguinte forma:

Triquinose

O homem ingere carne de porco ou de animais selvagens crua ou mal cozida, contaminada com as larvas do parasita. As larvas alojam-se no intestino, onde amadurecem e se desenvolvem para vermes adultos. Os vermes adultos, ainda no intestino, formam pequenas larvas que vão pela corrente sanguínea até aos músculos e outros tecidos como o cérebro, onde se alojam.

Prevenção da triquinose

A prevenção da triquinose envolve o consumo de carne de porco e seus derivados bem cozidos porque a transmissão da triquinose acontece devido à presença da larva na carne crua ou mal passada.

Saiba mais sobre os sintomas desta parasitose em:

Mais sobre este assunto:
Carregando
...