14 tratamentos para queimadura de 3º grau

Atualizado em fevereiro 2024

O tratamento da queimadura de 3º grau é feito no hospital com internamento na unidade de queimados e com a aplicação de soro na veia, uso de medicamentos e curativos especiais, desbridamento, enxertos de pele e fisioterapia.

Isso porque a queimadura de 3º grau é o tipo mais grave de queimadura pois atinge as camadas mais profundas da pele, tecido adiposo, músculos, terminações nervosas ou até ossos, necessitando de cuidados no hospital até que a pessoa se recupere e possa realizar as atividades do dia a dia.

Leia também: Queimadura de 3º grau: como reconhecer (e o que fazer) tuasaude.com/queimadura-de-terceiro-grau

A queimadura de 3º grau pode acontecer devido a exposição ao fogo, eletricidade, radiação ou exposição solar, causando sintomas como placa branca marrom ou com aspecto carbonizado na pele, e com pouca ou nenhuma dor. 

Imagem ilustrativa número 2

14 tratamentos para queimadura de 3º grau

Os principais tratamentos para queimadura de 3º grau são:

1. Aplicação de soro na veia

A aplicação de soro na veia é feita para repor fluidos corporais e evitar o choque por falência de órgãos, pois a pele é uma barreira de proteção do corpo que evita a perda de água e a desidratação.

Além disso, a reposição de fluidos melhora o fluxo sanguíneo e reduz o inchaço na ferida e no corpo e diminui o risco de complicações.

Geralmente o soro aplicado é o de a solução de Hartmann, que além de sódio tem outros eletrólitos, como potássio, lactato, cloro e cálcio, no entanto, se não estiver disponível, pode ser usado o soro fisiológico 0,9%.

2. Uso de remédios

O uso de remédios na veia, como morfina ou fentanil, é indicado para controlar a dor principalmente durante o resfriamento da queimadura ou realização de limpeza da ferida ou curativos ou mobilização da pessoa.

Esses remédios são opioides com potente ação analgésica, sendo aplicados na veia com doses calculadas pelo médico.

Além disso, podem ser aplicados antibióticos na veia para tratar infecções.

3. Vacina antitetânica

A vacina antitetânica é aplicada para queimadura de 3º grau, caso a pessoa não tenha tomado essa vacina nos últimos 5 anos ou mais.

Isso porque pessoas com queimadura de 3º grau têm um risco aumentado de desenvolver tétano, e a aplicação da vacina é feita para prevenir essa doença. Entenda o que é tétano

Leia também: Vacina antitetânica: quando tomar e possíveis efeitos colaterais tuasaude.com/vacina-do-tetano

4. Desbridamento da ferida

O desbridamento da ferida é feito para limpar a ferida e remover o tecido morto da pele queimada, ajudando na cicatrização e evitando infecções no local. 

Esse procedimento deve ser feito pelo médico no centro cirúrgico, com anestesia local ou geral. Entenda como é feito o desbridamento.

5. Pomadas para queimaduras

As pomadas para queimaduras de 3º grau, como a sulfadiazina de prata, bacitracina ou mupirocina, pois têm ação antibacteriana que evitam ou tratam infecções na queimadura.

Além disso, outra pomada que pode ser utilizada é a pomada de hidrogel, que ajuda a remover o tecido morto da ferida e estimular a cicatrização da pele. 

Essas pomadas são aplicadas pelo enfermeiro, após a limpeza da ferida, e em seguida é feito um curativo no local.

Leia também: Pomadas para queimaduras: 7 melhores opções (e quando usar) tuasaude.com/pomada-para-queimadura

6. Curativos

Os curativos para queimadura de 3º grau são feitos pelo enfermeiro após a limpeza da ferida ou desbridamento, utilizando curativos que podem ou não ter substâncias que ajudam a evitar infecções ou promover a cicatrização.

Assim, alguns curativos que podem ser usados são curativos de hidrogel, hidrocolóides ou de espuma, ou curativo de prata nanocristalina, por exemplo.

Leia também: Como fazer curativo para queimaduras (1º, 2º e 3º grau) tuasaude.com/curativo-para-queimadura

7. Escarotomia

A escarotomia é um procedimento cirúrgico de emergência feito pelo médico nas primeiras 2 a 6 horas da queimadura, com um corte na pele, próximo à queimadura, principalmente quando ocorre nas pernas, braços ou tórax.

Esse procedimento permite remover tecidos duros, promovendo sua descompressão, restaurando a circulação sanguínea e permitindo ventilação adequada.

Isso porque, durante as primeiras 48 horas, a queimadura de 3º grau pode resultar em acúmulo de líquidos nos tecidos, e como a escara tira a elasticidade dos tecidos, pode resultar aumento da pressão local, diminuição do oxigênio no tecido, contratura ou infecção.

Além disso, quando ocorre no tórax ou abdômen, a escara pode impedir a expansão do tórax e comprometer a respiração.

8. Fasciotomia

A fasciotomia é outro procedimento cirúrgico de emergência feito com um corte na fáscia muscular, quando a queimadura atinge o músculo, evitando a morte dos tecidos e melhorando a sua oxigenação.

9. Traqueostomia

A traqueostomia pode ser feita pelo médico para a queimadura de 3º grau, principalmente quando ocorre na região do rosto ou pescoço.

Isso porque quando ocorre nesses locais, os tecidos podem inchar, impedindo a passagem adequada de oxigênio para os pulmões.

Assim, com a traqueostomia, garante-se o fornecimento adequado de oxigênio para os pulmões e todo o corpo. Veja como é feita a traqueostomia

10. Enxerto de pele

O enxerto de pele é uma cirurgia feita pelo médico retirando as camadas da pele afetadas pela queimadura de 3º grau e colocando enxertos de pele que podem ser obtidos em outras partes do corpo, como coxa ou abdômen, por exemplo.

Outra opção quando a queimadura é muito extensa, é fazer enxertos de pele, retirando tecidos de outra pessoa, sendo esse procedimento chamado aloenxerto. Veja como é feito o enxerto de pele e os principais tipos

11. Fisioterapia

A fisioterapia para queimadura de 3º grau é essencial para o tratamento, principalmente quando afeta articulações ou grandes áreas do corpo.

Esse tratamento é feito pelo fisioterapeuta para melhorar a flexibilidade das articulações, pois é feita com exercícios que ajudam a esticar a pele.

Além disso, também pode ser feita fisioterapia respiratória, principalmente quando os pulmões, tórax, rosto ou pescoço são atingidos, o que pode prejudicar a respiração.

12. Terapia ocupacional

 A terapia ocupacional também pode ser indicada para o tratamento da queimadura de 3º grau, nos casos em que existe dificuldade para se movimentar ou fazer atividades diárias simples, como comer ou andar, por exemplo.

Isto porque, nas sessões de terapia ocupacional, o profissional ajuda a pessoa a utilizar alguns equipamentos auxiliares, que permitem realizar as tarefas do dia a dia, melhorando a qualidade de vida.

13. Cirurgias reparadoras

A cirurgia reparadora ou reconstrutora para queimadura de 3º grau é uma cirurgia plástica feita com o objetivo de melhorar a cicatriz da pele ou a flexibilidade das articulações afetadas.

14. Dieta para queimadura

A dieta para queimadura de 3º grau durante a hospitalização pode ser feita com o uso de sonda nasogástrica, com alimentação enteral rica em calorias, nutrientes e proteínas para favorecer a recuperação e a cicatrização da pele.

Além disso, quando a pessoa tem alta hospitalar, é recomendado fazer uma dieta rica em colágeno ou vitamina C, incluindo alimentos, como gelatina, frango, laranja, kiwi ou morango, pois repõem ou estimulam a produção de colágeno, melhorando a aparência e a elasticidade da pele. Veja mais exemplos de alimentos ricos em colágeno.

Vídeos relacionados