Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Como fazer curativos para queimadura

O curativo para queimaduras de primeiro grau e de pequenas queimaduras de segundo grau pode ser feito em casa, utilizando compressas frias e pomadas compradas na farmácias, por exemplo.

Já o curativo para queimaduras mais graves, como as de terceiro grau, deve ser sempre feito no hospital ou no centro de queimados porque são graves e necessitam de cuidados especiais para evitar infecções.

Aprenda o que deve fazer imediatamente após uma queimadura.

Curativo para queimadura de 1º grau

Como fazer curativos para queimadura

Para fazer o curativo deste tipo de queimadura é recomendado:

  1. Lavar imediatamente o local com água fria e sabão neutro por mais de 5 minutos para resfriar a pele e para que fique limpa e livre de microrganismos;
  2. Nas primeiras horas, aplicar uma compressa de água potável gelada, trocando sempre que ela já não estiver fria;
  3. Aplicar uma fina camada de um bom creme hidratante, mas evitar passar vaselina, pois a gordura pode piorar a queimação.

As queimaduras de sol, geralmente, são uma queimadura de primeiro grau e o uso de uma loção pós-sol, como o Caladryl, em todo corpo, pode ajudar a aliviar a dor e evitar que a pele descame. É importante também usar protetor solar e evitar a exposição ao sol nas horas de maior calor.

Veja ainda um remédio caseiro que pode utilizar para acelerar a cicatrização.

Curativo para queimadura de 2º grau

Como fazer curativos para queimadura

O curativo para pequenas queimadura de 2º grau pode ser feito em casa, seguindo os seguintes passos:

  1. Lavar a região queimada com água por mais de 10 minutos para limpar a região e diminuir a dor;
  2. Evitar romper as bolhas que tenham se formado, mas, se necessário, utilizar uma agulha esterilizada;
  3. Aplicar uma gaze com pomada de sulfadiazina de prata a 1%;
  4. Enfaixar o local cuidadosamente com uma atadura.

Nas queimaduras maiores do que 1 palmo é recomendado ir no pronto-socorro para fazer um curativo profissional, uma vez que o risco de infecção é maior.

Após a cicatrização, para evitar que a região  fique manchada é aconselhado passar um protetor solar acima de 50 FPS e proteger a área do sol.

Curativo para queimadura de 3º grau

Como fazer curativos para queimadura

O curativo para este tipo de queimadura deve ser sempre feito no hospital ou no centro de queimados pois é uma queimadura grave. Na maioria destes casos, geralmente é preciso ficar internado para repor líquidos perdidos ou para fazer enxertos de pele, por exemplo.

Caso exista dúvida sobre a profundidade e gravidade da queimadura, deve-se procurar ajuda médica especializada ligando para os números 190 (Bombeiros) ou 0800 707 7575 (Instituto Pró-queimados).

Como cuidar da queimadura

No vídeo a seguir, o enfermeiro Manuel Reis, indica tudo o que pode fazer em casa para aliviar a dor e a ardência de uma queimadura:

Mais sobre este assunto:
Carregando
...