Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Remédios caseiros para passar na queimadura

Um excelente remédio caseiro para queimaduras na pele, causadas pelo sol ou pelo contato com água ou óleo quente, é a casca da banana, pois alivia a dor e evita a formação de bolhas. Mas outras boas opções são a babosa e as folhas de alface, por exemplo.

Antes de utilizar um remédio caseiro o mais importante é retirar as roupas que estão sobre o local, desde que não estejam coladas à ferida, e colocar a pele queimada debaixo de água gelada durante cerca de 20 minutos. Veja o passo-a-passo do que fazer quando se queimar.

Idealmente, os remédios caseiros só devem ser usados quando a pele está integra, já que, se existir feridas, existe um maior risco de infecção, devendo o tratamento ser sempre feito por um enfermeiro.

1. Casca de banana

Remédios caseiros para passar na queimadura

A casca da banana possui uma substância chamada leucocianidina que é muito utilizada no tratamento de feridas e queimaduras e, por isso, pode ser usada como um remédio caseiro para acelerar a cicatrização e evitar bolhas.

Ingrediente

  • 1 casca de banana

Modo de preparo

Coloque a parte interna da casca da banana sobre a queimadura e depois cubra com uma gaze esterilizada. Substitua a casca, se necessário, ao fim de 2 horas. Repita o procedimento várias vezes ao dia.

2. Gel de babosa

Remédios caseiros para passar na queimadura

O cataplasma de babosa é um excelente remédio natural para queimaduras porque esta planta possui, no interior das suas folhas, um gel que é hidratante e calmante para a pele, ajudando na cicatrização e reduzindo a dor da queimadura.

Ingrediente

Modo de preparo

Retire os espinhos e corte a folha ao meio, no sentido do comprimento. Depois raspe o gel, que se encontra no interior da folha, e coloque-o sobre uma compressa ou gaze esterilizada, cobrindo a pele a seguir. Este cataplasma deve ser trocado pelo menos 2 vezes por dia.

3. Cataplasma de alface

Remédios caseiros para passar na queimadura

Outro bom remédio caseiro para queimaduras é o cataplasma de alface, principalmente em caso de queimadura do sol, pois esta é uma verdura com propriedades que ajudam a rejuvenescer a pele e aliviar os sintomas da queimadura devido à sua ação analgésica.

Ingredientes

  • 3 folhas de alface
  • 2 colheres (de sopa) de azeite

Modo de preparo

Macere as folhas de alface com o azeite e depois coloque a mistura numa compressa esterilizada e aplique sobre a queimadura. O cataplasma deve ser trocado 2 vezes por dia.

Estes remédios caseiros estão indicados para tratar queimaduras leves e de pequenas dimensões, porque as queimaduras mais graves necessitam de cuidados médicos ou de enfermagem. Estão sendo estudados os benefícios da curcumina, o principal ingrediente do açafrão-da-terra, na queimadura, tendo alcançado excelentes resultados, mas a pomada à base de curcumina ainda não está pronta para ser comercializada.

Saiba exatamente tudo o que deve fazer em caso de queimadura no nosso vídeo a seguir:

Mais sobre este assunto:


Carregando
...