4 melhores remédios caseiros para queimadura

Um excelente remédio caseiro para queimaduras na pele, causadas pelo sol ou pelo contato com água ou óleo, é a casca da banana, pois alivia a dor e evita a formação de bolhas, sendo excelente para queimaduras de 2º grau. Mas outras boas opções são a babosa, o mel e as folhas de alface, por exemplo.

Antes de utilizar um remédio caseiro o mais importante é retirar as roupas que estão sobre o local, desde que não estejam coladas à ferida, e colocar a pele queimada debaixo de água fria durante cerca de 20 minutos. Veja o passo-a-passo do que fazer quando se queimar.

Os remédios caseiros só devem ser usados quando a pele está integra, já que, se existir feridas, existe um maior risco de infecção, devendo o tratamento ser sempre feito por um enfermeiro. Dessa forma, este tipo de opções caseiras é mais indicada para queimaduras de 1º grau e de 2º, desde que não tenham qualquer ferida no local ou perda de pele.

1. Casca de banana

4 melhores remédios caseiros para queimadura

A casca da banana possui uma substância chamada leucocianidina que é muito utilizada no tratamento de feridas e queimaduras e, por isso, pode ser usada como um remédio caseiro para acelerar a cicatrização e evitar bolhas.

Ingrediente

  • 1 casca de banana.

Modo de preparo

Com ajuda de uma faca, retirar a camada que reveste o interior da casca da banana, com cuidado, e colocar sobre a queimadura. Depois, cobrir com uma gaze esterilizada e substituir, se necessário, ao fim de 2 horas. Repetir o procedimento várias vezes ao dia.

2. Gel de babosa

4 melhores remédios caseiros para queimadura

O cataplasma de babosa é um excelente remédio natural para queimaduras porque esta planta possui, no interior das suas folhas, um gel que é hidratante e calmante para a pele, ajudando na cicatrização e reduzindo a dor da queimadura.

Ingrediente

Modo de preparo

Retirar os espinhos e cortar a folha ao meio, no sentido do comprimento. Depois raspar o gel que se encontra no interior da folha, e colocar sobre uma compressa ou gaze esterilizada, cobrindo a pele a seguir. Este cataplasma deve ser trocado pelo menos 2 vezes por dia.

3. Mel

4 melhores remédios caseiros para queimadura

Este remédio natural é muito fácil de preparar em casa e é ótimo para queimaduras porque ajuda a hidratar o local, facilitando a cicatrização e prevenindo o aparecimento de bolhas e cicatrizes. Além disso, o mel tem propriedades anti-inflamatórias e antibacterianas que podem aliviar o desconforto e a vermelhidão, além de evitar o desenvolvimento de infecções.

Ingredientes

  • Mel.

Modo de preparo

Passar uma camada fina de mel sobre a pele queimada, sem esfregar, cobrir com uma gaze ou pano limpo e deixar atuar durante algumas horas. Lavar o local com água fria e voltar a colocar uma nova camada de mel, 2 a 3 vezes por dia.

4. Cataplasma de alface

4 melhores remédios caseiros para queimadura

Outro bom remédio caseiro para queimaduras é o cataplasma de alface, principalmente em caso de queimadura do sol, pois esta é uma verdura com propriedades que ajudam a rejuvenescer a pele e aliviar os sintomas da queimadura devido à sua ação analgésica.

Ingredientes

  • 3 folhas de alface;
  • 2 colheres (de sopa) de azeite.

Modo de preparo

Macerar as folhas de alface com o azeite e depois colocar a mistura numa compressa ou pano limpa e aplicar sobre a queimadura. O cataplasma deve ser trocado 2 vezes por dia.

Remédios caseiros que não devem ser usados

Embora existam vários remédios caseiros e populares que prometem ajudar a tratar uma queimadura, a verdade é que nem todos devem ser usados. Alguns remédios caseiros que estão contraindicados incluem:

  • Manteiga, óleo ou outro tipo de gordura;
  • Pasta de dentes;
  • Gelo;
  • Clara de ovo.

Este tipo de produtos pode causar maior irritação da pele e promover uma infecção do local, prejudicando todo o processo de cicatrização da queimadura.

O que fazer logo após a queimadura

Saiba exatamente tudo o que deve fazer em caso de queimadura no vídeo a seguir:

Esta informação foi útil?

Bibliografia

  • VUKOVIC, Laurel. 1001 Remédios Naturais. Porto: Dorling Kindersley, 2006. 27-28.
  • GARNIER. TUDO o que precisas de saber sobre o ALOÉ VERA. Disponível em: <https://www.garnier.pt/ingredientes/aloe-vera>. Acesso em 26 Ago 2019
  • RIHAYAT, Teuku et al.. Wound Dressing Based on Banana Peels Waste and Chitosan by Strengthening Lignin as Wound Healing Medicine . IOP Publishing. 2019
  • KATTAN, Abdullah et al.. Current knowledge of burn injury first aid practices and applied traditional remedies: a nationwide survey. Burns & Trauma. Vol.4, n.37. 2016
Mais sobre este assunto: