Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.

Hidrogel pomada: o que é, para que serve, como usar e efeitos colaterais

Maio 2021

O hidrogel pomada é um gel estéril capaz de absorver água da pele, sendo indicado para o tratamento de feridas, pois promove a remoção de tecido morto, além da hidratação, cicatrização e proteção da pele, ajudando a aliviar a dor no local da ferida, pois umidifica as terminações nervosas expostas.

Essa pomada deve ser usada com indicação médica e aplicada conforme orientação do enfermeiro, e pode ser comprada em farmácias e drogarias com o nome comercial Curatec Hidrogel na forma de pomada ou de curativo pronto para uso, ou com o nome similar SoloSite Hidrogel Amorfo ou Askina Gel, por exemplo.

Além disso, existem outras formulações do hidrogel pomada contendo a substância alginato, que tem ação antibacteriana, também indicado para o tratamento de feridas, e pode ser encontrado com os nomes comerciais de Curatec Hidrogel Alginato ou Dersani Hidrogel com Alginato.

Hidrogel pomada: o que é, para que serve, como usar e efeitos colaterais

Para que serve

O hidrogel pomada está indicado para o tratamento feridas secas, superficiais ou profundas, com ou sem infecção, como:

  • Feridas com aparência rósea, lisa e granular;
  • Úlceras venosas ou arteriais;
  • Escaras ou úlceras de pressão;
  • Úlcera de pé diabético;
  • Queimaduras de segundo grau pequenas;
  • Feridas com perda parcial ou total de tecidos;
  • Cortes na pele; 
  • Áreas pós-trauma.

O hidrogel pomada está indicado nestes casos para promover a remoção do tecido morto da ferida e estimular a cicatrização da pele.

Como usar

Para usar o hidrogel pomada, é importante utilizar luvas para evitar infecção do ferimento e, antes de usar a pomada, deve-se fazer uma limpeza da ferida com soro fisiológico 0,9% e, secar a pele com o uso de gaze estéril. Em seguida, aplicar o hidrogel pomada dentro da ferida e fazer um curativo com gaze estéril. 

A aplicação do hidrogel pomada deve ser feita por no máximo 3 dias seguidos e a frequência de troca dos curativos deve ser feita conforme orientação do enfermeiro.

O hidrogel na forma de curativo é de uso único, não devendo ser reutilizado e, por isso, deve ser jogado no lixo após a troca do curativo.

Possíveis efeitos colaterais

Os efeitos colaterais do hidrogel pomada são raros, no entanto, podem ocorrer queimação intensa, vermelhidão ou irritação da pele no local onde a pomada foi aplicada, devendo ser comunicado ao médico e enfermeiro responsáveis pelo tratamento. 

Além disso, deve-se interromper o uso e procurar ajuda médica imediatamente ou o pronto-socorro mais próximo se surgirem sintomas de alergia ao hidrogel pomada como dificuldade para respirar, sensação de garganta fechada, inchaço na boca, língua ou rosto, ou urticária. Saiba como identificar os sintomas de reação alérgica.

Quem não deve usar

O hidrogel pomada não deve ser usado por pessoas alérgicas ao gel da fórmula ou ao alginato, nas pomadas que contêm essa substância.

Essa pomada também não deve ser usada para o tratamento de queimaduras na pele de 3º grau ou aplicada nos olhos, boca ou nariz. 

Além disso, o hidrogel pomada não deve ser usado para fins estéticos como aumentar o glúteo, coxas e seios ou suavizar rugas e linhas de expressão. Nestes casos, existe um hidrogel específico para fins estéticos, que é diferente do hidrogel pomada para tratamento de feridas. 

Esta informação foi útil?

Bibliografia

  • LEE, Kuen Yong; MOONEY, David J. Alginate: properties and biomedical applications. Prog Polym Sci. 37. 1; 106–126, 2012
  • ADERIBIGBE, Blessing Atim; BUYANA, Buhle. Alginate in Wound Dressings. Pharmaceutics. 10. 2; 42, 2018
  • SIVARAJ, Dharshan. Hydrogel Scaffolds to Deliver Cell Therapies for Wound Healing. Front Bioeng Biotechnol. 9. 660145; 1-17, 2021
  • AUGST, Alexander D.; et al. Alginate hydrogels as biomaterials. Macromol Biosci. 6. 8; 623-33, 2006
  • VARAPRASAD, Kokkarachedu; et al. Alginate-based composite materials for wound dressing application:A mini review. Carbohydr Polym. 236. 116025; 1-12, 2020
Mais sobre este assunto:

Carregando
...