Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Como tratar a Osteopenia para evitar a Osteoporose

​O tratamento para osteopenia, que ocorre quando os ossos estão frágeis, é feito com o consumo de alimentos ricos em cálcio, prática regular de exercício físico e, em alguns casos, uso de remédios para fortalecer os ossos, e é orientado por um endocrinologista, ortopedista ou nutricionista.

O tratamento para osteopenia deve ser iniciado o mais rápido possível para evitar o surgimento de osteoporose, que é uma doença que leva a fraturas frequentes.

Dieta para osteopenia

O tratamento nutricional para a osteopenia inclui a ingestão de alimentos ricos em cálcio e vitamina D, como ovo, leite, iogurte, brócolis, salmão e atum, por exemplo. Estes alimentos contribuem para que os ossos fiquem mais fortes, evitando as fraturas.

Assista a este vídeo e veja como deve ser a alimentação rica em cálcio para fortalecer os ossos:

Tratamento natural para osteopenia

O tratamento natural para a osteopenia consiste em aumentar a produção de vitamina D pelo organismo, ajudando a fortalecer os ossos, e inclui:

  • Tomar sol sem protetor solar 1 vez por semana durante 20 minutos até às 11h e depois das 17h, que é quando os raios solares são mais fracos, evitando a queimadura solar;
  • Fazer exercício físico durante 30 minutos, 3 vezes por semana, como caminhada ou corrida, por exemplo.

Além disso, nos casos em que a densidade dos ossos é muito baixa, o médico pode recomendar que o paciente faça sessões de fisioterapia para ajudar a fortalecer os músculos e diminuir o risco de fratura.

O paciente pode incluir vegetais ricos em cálcio na sua alimentação, como manjericão e orégão, por exemplo, para fortalecer os ossos. Além disso, durante o tratamento para a osteopenia o mais importante é não tomar chás, especialmente perto das refeições, pois pode prejudicar a absorção do cálcio.

Remédios para osteopenia

O tratamento medicamentoso para osteopenia inclui a ingestão de remédios prescritos pelo médico, como o Cálcio Dex ou Calcifix, que ajudam a fortalecer os ossos.

No entanto, estes remédios só devem ser utilizados após indicação médica e quando o valor de densidade óssea está muito baixo, pois podem provocar mau funcionamento da tiroide ou do coração, por exemplo.

Tratamento caseiro para osteopenia

O tratamento caseiro para a osteopenia no paciente pode ser feito com suco de morango, suco de manga, suco de nabo ou suco de espinafre, por exemplo, pois são uma forma simples e rápida de aumentar a ingestão de cálcio e ajudar os ossos a ficarem mais fortes.

Sinais de melhora da osteopenia

Os sinais de melhora da osteopenia são visíveis na densitometria óssea, que deve ser repetida anualmente em caso de diagnóstico de osteopenia ou de acordo com orientação médica.

Sinais de piora da osteopenia

Os sinais de piora da osteopenia surgem, geralmente, quando o paciente não cumpre o tratamento recomendado pelo médico e pelo nutricionista que acompanha. Os sinais podem incluir fraturas frequentes nos ;ossos por estarem cada vez mais frágeis.

É importante fazer uma alimentação rica em cálcio para tratar e curar a osteopenia, impedindo que se torne numa osteoporose, saiba como em: Dieta rica em cálcio e 3 alimentos para fortalecer os ossos. Além da dieta, a prática de atividade física é muito importante para fortalecer os ossos e garantir a entrada de cálcio para os ossos. Conheça outras dicas vendo esse vídeo: 

Mais sobre este assunto:
Carregando
...