Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Como tratar a Osteoporose para ter Ossos Fortes

O tratamento para osteoporose é voltado para o fortalecimento dos ossos. O médico poderá indicar o uso de medicamentos, mas a prática regular de exercícios físicos e o aumento do consumo de alimentos ricos em cálcio e vitamina D também são recomendações a serem seguidas.

A osteoporose não tem cura mas é possível melhorar a massa óssea deixando os ossos mais fortes e com menos risco de fratura ao realizar o tratamento com remédios, alimentação e exercícios que devem ser feitos por toda vida. Veja que alimentos podem ser uteis para ajudar a fortalecer os ossos aqui e conheça algumas dicas para ficar com os ossos fortes vendo esse vídeo da nossa nutricionista e fisioterapeuta:  

Remédios para osteoporose

Os remédios para osteoporose devem ser tomados diariamente quando indicados pelo clínico geral, ginecologista ou geriatra e podem ser: 

  • Calcitonina na forma injetável ou inalatória: impede que os níveis de cálcio fiquem muito elevados na corrente sanguínea;
  • Ranelato de estrôncio: aumenta a formação óssea;
  • Teriparatida na forma injetável: reduz o risco de fraturas ósseas;
  • Suplemento de cálcio e vitamina D: como este por exemplo: Suplemento de cálcio e vitamina D.

O uso destes remédios é indicado especialmente para o tratamento da osteoporose em mulheres durante ou após a menopausa ou em homens que tenham elevada perda óssea. Conheça outros exemplos e como atuam os Remédios para osteoporose.

Como tratar a Osteoporose para ter Ossos Fortes

A fim de controlar a perda de massa óssea o médico poderá solicitar uma densitometria óssea a cada 1 ou 2 anos, a fim de ajustar a dose do medicamento.

Exercícios para osteoporose

A atividade física é uma ótima aliada para fortalecer os ossos porque favorece a entrada do cálcio nos ossos e o exercício mais indicado é a musculação, embora a fisioterapia para osteoporose seja uma excelente estratégia pois estimula a formação óssea e fortalece os músculos e articulações melhorando o equilíbrio e a coordenação motora. As sessões podem ser realizadas 2 ou 3 vezes por semana e poderão ser utilizados diversos equipamentos para dinamizar o tratamento e atingir o objetivo esperado.

Confira: 

Como tratar a Osteoporose para ter Ossos Fortes

Tratamento para osteoporose no homem

O tratamento para osteoporose masculina pode ser feito através da toma de cálcio e vitamina D mas em alguns casos, o médico poderá indicar o uso de medicamentos como bisfosfonatos (Alendronato) ou Teriparatida.

Em homens que apresentam hipogonadismo o uso da testosterona pode ser útil, pois este é um dos fatores de risco da osteoporose que pode ser controlado.

Veja também como é o tratamento da osteoporose na coluna em: Como tratar a osteoporose na coluna.

Alimentação para osteoporose

O tratamento nutricional para osteoporose pode ser feito através de uma alimentação rica em cálcio. Boas dicas são adicionar queijo ralado, amêndoa ou creme de leite às refeições, se for possível, e nos lanches dar preferência aos iogurtes enriquecidos com vitamina D, por exemplo. Veja como usar a amêndoa em: 5 benefícios da amêndoa para a saúde.

No entanto, a dieta para osteoporose não exclui a necessidade da ingestão dos medicamentos receitados pelo médico e fisioterapia.

Confira os melhores alimentos para fortalecer os ossos:

Mais sobre este assunto:
Carregando
...