Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Tratamento para Baixar o Colesterol

O tratamento para baixar o colesterol LDL (ruim), nem sempre consiste na toma de remédios. Normalmente o tratamento começa com mudanças para um estilo saudável, com dieta equilibrada e prática de atividade física e abandono do cigarro, álcool e estresse. Mas se todas estas mudanças não forem suficientes, o cardiologista poderá receitar remédios para controlar o colesterol.

O colesterol total não deve passar de 200mg/dl e quem tem colesterol alto deve fazer o exame de sangue pelo menos 1 vez por ano, mas quem nunca teve problemas com o colesterol, nem casos de colesterol alto na família deve realizar o exame pelo menos a cada 5 anos. No entanto, quando os pais ou avós possuem colesterol alto é importante realizar o exame a cada 3 anos a partir dos 20 anos de idade mesmo que nunca tenha tido colesterol alto. Saiba quais são os Valores de referência para o colesterol.

Tratamento para Baixar o Colesterol

A manutenção das taxas ideias de colesterol no sangue é importante porque a sua elevação aumenta o risco de doenças e eventos cardiovasculares como o Infarto, por exemplo, que pode ser evitado com algumas medidas relativamente simples de serem alcançadas.

Alimentação para baixar o colesterol

O melhor tratamento caseiro para baixar o colesterol consiste na dieta que deve ser pobre em gorduras e rica em alimentos integrais e fibras, e deve favorecer a perda de peso. O ideal é que o IMC esteja abaixo de 25 Kg/m2 e que a circunferência da cintura seja menor que 102 cm para homens e menor que 88 cm para mulheres.

  • O que comer para baixar o colesterol: frutas, legumes, grão integrais como aveia, linhaça e chia, carnes magras como peixe e frango sem pele, produtos de soja, leite e iogurte desnatados, queijos brancos como a ricota e ervas para temperar os alimentos. Também deve-se preferir preparar alimentos grelhados, cozidos no vapor ou com pouco óleo adicionado durante o cozimento.

A berinjela é um bom remédio natural para baixar o colesterol, que pode ser usada em receitas e sucos ou em forma de cápsulas.

  • O que evitar comer para baixar o colesterol: açúcar, pães doces, doces em geral, bolos, sorvetes, embutidos como salsicha, linguiça e salame, carnes gordas como bacon, toucinho, tripas e moela, queijos amarelos como cheddar e mussarela, manteiga, margarina, comida congelada como pizza e lasanhas e frituras em geral.

Confira as dicas das nutricionista para baixar o colesterol alto:

Exercícios para baixar o colesterol

A atividade física contribui no tratamento do colesterol e de doenças cardíacas porque ajuda a perder peso, aumenta a quantidade de músculo no corpo e diminui o estresse. Deve-se fazer exercícios aeróbicos como caminhar ou andar de bicicleta diariamente, por cerca de 30 a 60 minutos. Também recomenda-se a prática de exercícios de alongamento e de exercícios que aumentem a força muscular, como a musculação.

Também é importante que o indivíduo aproveite pequenas oportunidades do dia para ser mais ativo, como ir fazer compras caminhando, usar as escadas ao invés do elevador e da escada rolante, e sair para dançar. Se você não tem o hábito de praticar exercícios, veja aqui um bom treino de caminhada para principiantes.

Mudanças no estilo de vida

Também é importante deixar de fumar e evitar o uso de qualquer bebida alcoólica durante o tratamento do colesterol alto, pois o álcool aumenta os triglicerídios e favorece o ganho de peso. Deixar de fumar requer força de vontade, mas é possível e exitem diversos tratamentos que podem ajudar neste processo, como o cigarro de chá verde e abandonar 1 cigarro a cada semana, reduzindo assim a dependência na nicotina. Recorrer a adesivos de nicotina também é uma forma de parar de fumar que traz bons resultados.

Em relação às bebidas alcoólicas é indicado tomar apenas 1 taça de vinho tinto diariamente, antes de dormir, porque ele favorece o sono e é rico em antioxidantes que favorecem todo organismo. A cerveja, cachaça, caipirina e outras bebidas alcoólicas são desaconselhadas mas podem ser consumidas com moderação em dias especiais após a liberação do médico.

Remédios para baixar o colesterol

O tratamento com remédios para baixar o colesterol deve sempre ser prescrito pelo médico. O início do uso desses medicamentos depende de fatores como idade, pressão arterial, valor do colesterol bom e dos triglicerídios, se a pessoa fuma ou não, se tem diabetes e se tem parentes com colesterol alto e doença cardíaca.

Alguns remédios normalmente utilizados para o tratamento do colesterol são: Sinvastatina, Atorvastatina, Lovastatina e Vytorin. O remédio a ser escolhido varia de pessoa para pessoa, pois depende de fatores como idade e gravidade do problema de colesterol alto. Confira alguns exemplos de remédios para baixar o colesterol.

Uma novidade no tratamento medicamentoso foi a aprovação do remédio chamado Praluent que consiste numa injeção que pode ser aplicada a cada 15 dias ou apenas 1 vez ao mês.

Como aumentar o colesterol HDL (bom)

Para aumentar o colesterol HDL (bom), deve-se fazer exercícios como caminhada ou corrida pelo menos 3 vezes por semana. Além disso deve-se fazer uma alimentação diminuindo o consumo de carne vermelha e produtos industrializados, como bolos, bolachas recheadas e chocolate, e aumentar o consumo de peixes como sardinha, atum e salmão, de alimentos ricos em gorduras boas como abacate e castanha, além de colocar azeite na salada.

Outro problema comum de quem tem colesterol alto são os triglicerídeos elevados. Veja: Como baixar os triglicerídeos para evitar o infarto.

Mais sobre este assunto:
Carregando
...