Remédios e receitas caseiras para baixar o colesterol

Revisão clínica: Tatiana Zanin
Nutricionista
maio 2022

Os remédios caseiros para baixar o colesterol, como alcachofra, sementes de linhaça e a água de alho, por exemplo, possuem compostos como fibras, ômega 3 e antioxidantes que ajudam aa diminuir a absorção de gordura, aumentando a sua excreção nas fezes ou evitando a sua oxidação, regulando, assim, os níveis de colesterol no sangue.

Apesar de poderem ajudar a regular os níveis de colesterol, os remédios caseiros não devem substituir o tratamento indicado pelo cardiologista e devem fazer parte de uma alimentação saudável e equilibrada. Veja como deve ser a dieta para baixar o colesterol.

O colesterol é uma substância gordurosa, esbranquiçada e sem odor, que não pode ser visto nem percebido no sabor dos alimentos. Os principais tipos de colesterol são o colesterol bom (HDL) que deve estar acima de 60 mg/dL e o colesterol ruim (LDL), que deve estar abaixo de 130 mg/dL. Conheça mais sobre os tipos de colesterol.

Alguns remédios caseiros que podem ajudar a diminuir o colesterol são:

1. Alcachofra

A alcachofra é rica em antioxidantes, principalmente luteolina, que ajuda a prevenir a formação do colesterol. Além disso, também aumenta a excreção de bile, facilitando a excreção colesterol e sua posterior eliminação. O extrato de folhas de alcachofra também é um protetor hepático, já que atua como antioxidante, diminuindo a quantidade de radicais livres e prevenindo a oxidação celular.

Como usar: a alcachofra pode ser consumida cozida, em forma de chá ou de suplemento. Para cozinhar a alcachofra, deve-se colocar a água para ferver e, quando estiver fervendo, adicionar a alcachofra e deixar cozinhar em fogo baixo por cerca de 30 minutos ou até que fique macia.

No caso do chá de alcachofra, basta adicionar 1 a 2 gramas de folhas de alcachofra em 1 xícara de água fervente e deixar por cerca de 10 minutos. Em seguida, coar, deixar amornar e beber. Conheça mais sobre a alcachofra.

2. Sementes de linhaça

As sementes de linhaça também ajudam a diminuir o colesterol, pois são uma das principais fontes de ômega-3, um ácido graxo essencial que ajuda a diminuir o colesterol "mau", o LDL, e a prevenir o desenvolvimento de doenças cardiovasculares. Além disso, são ricas em fibras insolúveis, que aceleram o trânsito intestinal e diminuem o colesterol.

Como usar: pode-se acrescentar 1 colher de sopa (10 gramas) de sementes de linhaça em saladas, iogurtes, sucos, leite, panquecas ou vitaminas. É importante que as sementes de linhaça sejam consumidas em forma de pó ou farinha, já que o intestino não consegue digerir o grão inteiro da linhaça.

3. Feno grego

Por ser rico em fibras, o feno grego ajuda a reduzir a absorção de gordura dos alimentos, o que faz como que essa planta medicinal ajude a regular os níveis de colesterol. Saiba mais sobre o feno grego.

Como usar: o feno grego pode ser consumido em forma de chá ou de suplemento. Para preparar o chá basta adicionar 2 colheres de sopa de sementes de feno grego em 1 xícara de água fria e deixar repousar por cerca de 3 horas. Em seguida, ferver, coar e consumir quando estiver morno.

4. Água de alho

O alho ajuda a reduzir os níveis de LDL e de triglicerídeos circulantes no corpo e previnem a oxidação do colesterol, diminuindo o risco de doenças cardíacas. Além disso, o alho também é anti-inflamatório, antimicrobiano e anticancerígeno.

Como usar: para preparar a água de alho, deve-se colocar 1 dente de alho amassado em 100 mL de água e deixar repousar durante toda a noite. No dia seguinte, em jejum, deve-se retirar o alho e consumir a água. Conheça outras formas de consumir o alho.

5. Aveia

A aveia é rica em um tipo específico de fibra, o betaglucano, que diminui os níveis de colesterol no sangue e, consequentemente, o risco de doenças cardiovasculares graves, como infarto e AVC, por exemplo.

Como usar: para obter esse benefício, é recomendado consumir pelo menos 3 colheres de sopa de aveia em flocos por dia, que podem ser acrescentadas em iogurtes, cereais, vitaminas, sucos ou ser consumida na forma de papa.

6. Levedura de cerveja

Os betaglucanos presentes na levedura de cerveja ajudam a diminuir a absorção do colesterol a nível intestinal, regulando a concentração de LDL no sangue. Além disso, a presença de cromo em sua composição ajuda a incrementar os níveis de colesterol bom HDL no sangue.

Como usar: para obter todos os benefícios da levedura de cerveja em pó, é indicado consumir 1 a 2 colheres por dia da levedura, podendo ser acrescentada em sucos, vitaminas, sopas, iogurtes, leite ou em água.

7. Cúrcuma

A cúrcuma é uma especiaria utilizada para temperar os alimentos caracterizada por ser rica em antioxidantes, principalmente curcumina, que ajuda a diminuir o colesterol LDL, prevenindo as doenças cardiovasculares.

Como usar: além de poder ser utilizada para temperar os alimentos, a cúrcuma pode também ser consumida em forma de chá ou cápsula. Pra prepara o chá de cúrcuma, é necessário colocar 1 colher de chá do pó em 150 mL de água fervente e deixar repousar por cerca de 10 a 15 minutos. Quando estiver morno, beber 3 xícaras por dia.

Assista o vídeo a seguir para conhecer outros remédios caseiros indicados:

Receitas para baixar o colesterol

Estas receitas são ótimas estratégias para baixar colesterol, sendo uma ótima opção de refeição saudável e equilibrada.

1. Creme de abacate

O creme de abacate é rico em gorduras saudáveis e antioxidantes, o que ajuda a reduzir o colesterol ruim. Para fazer esse creme, basta bater no liquidificador 1 abacate maduro com 100 mL de leite desnatado e adoçar a gosto.

2. Panqueca de berinjela com linhaça

A berinjela tem propriedades funcionais que ajudam a equilibrar o colesterol e triglicerídeos, já a semente de linhaça é rica em ômegas 3 e 6 e também cria uma goma no estômago prolongando o efeito de saciedade da refeição, ajudando no processo de emagrecimento.

Para fazer a massa da panqueca, basta bater no liquidificador 1 copo de leite desnatado, 1 copo de farinha de trigo integral, 1 ovo, 1/4 copo de azeite, sal e orégano. Em seguida, pode-se fazer o recheio para a panqueca, e, para isso, deve-se refogar 1 berinjela e 1 peito de frango desfiado e temperar à gosto. Outra opção é fatiar a berinjela e assar com temperos como alho fresco, sal, cebola, limão e curry.

3. Salada de alface com cenoura e limão

A salada de alface com cenoura e limão contribui para redução do colesterol porque tem um baixo teor de gordura. Para isso, deve-se colocar em um recipiente alface picada, cenoura crua ralada, cebola em rodelas e temperar com 1 limão espremido e alguns dentes de alho fresco.

4. Soja verde refogada

A soja verde na vagem contém isoflavonas que auxiliam na redução do colesterol, é pobre em gorduras e a qualidade da proteína da soja é muito parecida com a da carne, com a vantagem de não conter colesterol, superando em qualidade todas as outras proteínas vegetais.

Para fazer a soja verde refogada é indicado cozinhar a soja verde em água e depois de macia, temperar com molho de soja, vinagre e gengibre em pó.

5. Arroz integral com cenoura

O arroz integral com cenoura é rico em fibras que favorecem a eliminação de moléculas de gordura pelas fezes, além de vitaminas do complexo B, minerais como zinco, selênio, cobre e manganês assim como fitoquímicos com ação antioxidante. A camada externa do arroz integral possui oryzanol, uma substância conhecida por prevenir e controlar doenças cardiovasculares.

Para fazer o arroz integral com cenoura, basta refogar o arroz integral com alho, cebola e sal e depois adicionar água e cenoura ralada.

Confira no vídeo a seguir outra receita de arroz integral com vegetais que também pode ajudar a diminuir o colesterol:

Esta informação foi útil?

Atualizado por Equipe Editorial do Tua Saúde, em maio de 2022. Revisão clínica por Tatiana Zanin - Nutricionista, em maio de 2022.
Revisão clínica:
Tatiana Zanin
Nutricionista
Formada pela Universidade Católica de Santos em 2001, com registro profissional no CRN-3 nº 15097.

Tuasaude no Youtube

  • Como fazer arroz para EMAGRECER e BAIXAR O COLESTEROL

    05:26 | 105001 visualizações
  • O que parar de comer imediatamente por causa do colesterol

    04:48 | 129069 visualizações
  • COMO BAIXAR O SEU COLESTEROL

    10:06 | 604401 visualizações
  • Remédio Caseiro para Colesterol

    06:40 | 515817 visualizações
  • Dieta para COLESTEROL ALTO

    03:00 | 1680530 visualizações