Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Como tratar a Ginecomastia (aumento da mama no homem)

Atualizado em Outubro 2019

O tratamento para ginecomastia, que é o aumento das mamas no homem, pode ser feito com uso de medicamentos ou cirurgia, mas deve ser sempre direcionado para combater a sua causa. Tratamento estéticos com aparelhos que eliminam a gordura e que melhoram a firmeza da pele também podem ser usados e devem ser orientados pelo fisioterapeuta.

Como o crescimento da mama não é uma situação natural nos homens, esta situação pode trazer consequências a nível psicológico, que requerem atenção especializada. Além disso, participar em grupos de apoio durante o tratamento médico, antes e após a cirurgia, e receber o apoio de amigos e familiares, é importante para que o homem se sinta motivado a realizar o tratamento e a lidar melhor com a situação.

Uma opção de tratamento natural para ginecomastia é fazer exercícios que fortalecem o peitoral e emagrecer, já que, ao eliminar a gordura localizada, o tamanho da mama também diminui.

Caso a ginecomastia ocorra na adolescência, o tratamento nem sempre é necessário, porque o tamanho das mamas tende a desaparecer com o passar do tempo.

Como tratar a Ginecomastia (aumento da mama no homem)

1. Remédios

Na ginecomastia causada por um desequilíbrio entre os hormônios masculinos e femininos, o tratamento com remédios é a principal opção para tentar regular e estabilizar os hormônios. Um exemplo de um remédio para ginecomastia é o Tamoxifeno, mas o médico também pode recomendar o Clomifeno ou o Dostinex, por exemplo.

2. Cirurgia

A cirurgia para ginecomastia, chamada de mamoplastia redutora, tem o objetivo de reduzir o tamanho das mamas no homem e é geralmente indicada quando outros tratamentos não têm efeito e os sintomas se prolongam por mais de 2 anos.

A cirurgia demora cerca de uma hora e meia e é realizada com sedação e anestesia local ou geral, dependendo do cirurgião plástico que irá fazer a cirurgia. Durante a cirurgia, é feito um corte em formato de meia lua ao redor do mamilo, para poder ser removido o excesso de tecido mamário, que depois é enviado para análise para descartar a possibilidade de ser câncer ou, se necessário, iniciar o tratamento adequado.

Nos casos em que o paciente apresenta excesso de gordura nas mamas, em vez da cirurgia pode ser realizada uma lipoaspiração para remover o excesso de volume e corrigir a flacidez que possa existir.

Nos casos mais graves de ginecomastia, em que o tecido mamário em excesso pode fazer com que as mamas fiquem flácidas e a aréola alargada, na cirurgia também é realizado o reposicionamento da aréola e removido o excesso de pele.

O preço da cirurgia para ginecomastia varia entre 3000 e 6000 reais. Também é possível fazer a ginecomastia pelo SUS ou pelo plano de saúde.

Recuperação após a cirurgia

A recuperação após cirurgia para ginecomastia geralmente é rápida, pois o paciente tem alta no próprio dia.

Apesar dos problemas com a cirurgia serem raros, podem ocorrer irregularidades na superfície da mama e alterações na forma ou na posição do mamilo.

Pós-operatório da cirurgia

No pós-operatório da cirurgia para ginecomastia, o paciente pode apresentar inchaço e alteração na sensibilidade das mamas. Normalmente o inchaço dura cerca de 7 a 10 dias e a falta de sensibilidade no local, apesar de ser transitória pode durar até 1 ano.

Após a cirurgia, o paciente deve utilizar uma cinta de compressão torácica todos os dias por cerca de 30 a 45 dias, como mostra a imagem, para ajudar a melhorar a aderência da pele, sustentar a área operada e a diminuir os riscos pós-operatórios como hemorragia, por exemplo.

É muito importante o paciente evitar os esforços físicos nas primeiras duas semanas, assim como a exposição solar nos primeiros meses. Os exercícios físicos geralmente são retomados 3 meses após a cirurgia e sempre sob a indicação do cirurgião plástico.

Esta informação foi útil?   
Sim  /  Não

Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva aqui para que possamos melhorar o texto. Não lhe iremos responder directamente. Se quiser uma resposta clique em Contato.

Mais sobre este assunto:


Publicidade

LIVE | Saúde da Prostata

A Tatiana e o Manuel vão estar te esperando num encontro informal para falar tudo sobre problemas na próstata.

A sua presença vai fazer o evento ser mais especial.

Se inscreva e receba uma notificação quando começar, para não perder nenhum minuto.

Inscreva-se
* Não perca a oportunidade de fazer perguntas e participar deste momento em homenagem ao Novembro Azul.

Estamos ao vivo agora! Vem falar com a gente!

A Tati e o Manuel falam sobre problemas na próstata, o preconceito dos homens a respeito do exame de toque retal, e até sobre impotência sexual, que pode ser um complicação da detecção tardia desse tipo câncer.

Participe agora
* Vamos responder todas as perguntas que chegarem, sem tabus. Estamos te esperando!
Carregando
...
Fechar

Pode perguntar

Fechar
É hora de acabar com todas as suas dúvidas!
Erro
Erro
Erro
Marque a caixa de verificação acima.
Enviar Mensagem