Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
Fechar Coronavírus: Informações sobre COVID-19 Ler mais
O que você precisa saber?

7 dúvidas comuns sobre a Mamografia

Será que só pessoas que tem câncer na família precisam fazer a mamografia todos os anos? E será que existe alguma forma de fazer com que a mamografia seja um exame menos desconfortável? Saiba estas respostas aqui.

A mamografia é um exame de raio-X que serve para visualizar a região interna das mamas. Deve ser realizado em todas as mulheres com idade igual ou superior a 40 anos, todos os anos. Através da análise dos resultados, o médico mastologista poderá identificar lesões benignas e até mesmo o câncer de mama precocemente, aumentando assim as chances de cura dessa doença.

7 dúvidas comuns sobre a Mamografia

Veja como é feita a mamografia digital, a técnica que provoca menos dor e é indicada para mulheres com mamas grandes, densas ou que tenham prótese de silicone.

As dúvidas mais comuns em relação a mamografia são:

1. Existe alguma forma da mamografia não doer?

Sim, existe. O exame é desconfortável e pode doer em algumas mulheres, principalmente se for realizada dias antes da menstruação, quando as mamas estão mais sensíveis, por isso é aconselhado fazer o exame logo após o fim da menstruação.

2. Só quem tem câncer na família precisa fazer mamografia todos os anos?

Não. A mamografia deve ser realizada todos os anos por mulheres com mais de 40 anos de idade. Se existirem fatores de risco para câncer de mama ou alterações nos resultados anteriores, o médico mastologista pode solicitar o exame num intervalo de tempo menor ou solicitar outro exame de imagem, como ultrassonografia mamária.

As mulheres que possuem mães ou avós com câncer de mama poderão realizar a primeira mamografia aos 35 anos de idade porque estas possuem maior risco de terem a mesma doença.

3. A mamografia é o único exame que detecta o câncer de mama?

Não. Existem outros exames como ultrassonografia e ressonância magnética que também são úteis para o diagnóstico, mas a mamografia continua sendo o melhor exame para detecção precoce de qualquer alteração mamária, além de diminuir a mortalidade por câncer de mama. Por isso, é a opção de escolha de todo mastologista.

4. Quem amamenta pode fazer mamografia?

Não. A mamografia não é recomendada para ser realizada em mulheres que estejam grávidas ou amamentando. Por isso, caso a mulher esteja numa destas situações deve-se realizar outros exames como ultrassom ou a ressonância.

5. A mamografia é cara?

Não. Quando a mulher está sendo acompanhada pelo SUS pode fazer a mamografia gratuitamente, mas este exame também pode ser feito por qualquer plano de saúde. Além disso, se a pessoa não tiver nenhum plano de saúde, existem laboratórios e clínicas que fazem descontos para quem se fidelizar e realizar o exame anualmente. Em clínicas particulares cada mamografia custa de 200 a 300 reais.

6. O resultado da mamografia está sempre correto?

Sim. O resultado da mamografia está sempre correto mas deve ser visto e interpretado pelo médico que a solicitou porque os resultados podem ser mal interpretados por pessoas que não são da área da saúde. O ideal é que um resultado suspeito seja visto por um mastologista, que é o especialista da mama. Você pode verificar o que o resultado da mamografia pode indicar aqui.

7. O câncer de mama sempre aparece na mamografia?

Não. Sempre que as mamas são muito densas e há um nódulo, ele pode não ser observado através da mamografia. Assim como, nem todos os nódulos podem ser sentidos no auto-exame das mamas.

Por esse motivo, é muito importante que, além da mamografia, seja feito um exame físico das mamas e das axilas pelo mastologista, pois desta forma pode-se encontrar alterações como nódulos, alterações de pele e dos mamilos, linfonodos palpáveis na axila. Caso o médico palpe algum nódulo, ele poderá solicitar a mamografia, até mesmo se a mulher ainda não tiver 40 anos porque sempre que existe suspeita de câncer de mama é preciso investigar.

Esta informação foi útil?   
Sim  /  Não

Ficou alguma dúvida. Deixe aqui a sua questão para que possamos melhorar o nosso texto:

Atenção! Só poderemos responder diretamente se deixar o seu email.
Irá receber um email com um link que deverá aceder para confirmar que o email lhe pertence.
Mais sobre este assunto:

Publicidade
Carregando
...
Fechar

Pode perguntar

Fechar
É hora de acabar com todas as suas dúvidas!
Erro
Erro
Erro
Marque a caixa de verificação acima.
Enviar Mensagem