5 opções de tratamento para esquizofrenia

Os tratamentos para esquizofrenia mais indicados são o uso de medicamentos antipsicóticos, terapia cognitivo-comportamental e a psicoeducação, que podem ajudar a controlar os sintomas da esquizofrenia e melhorar a qualidade de vida da pessoa afetada. 

A esquizofrenia é um transtorno psiquiátrico que pode causar sintomas como alucinações e delírios, além de prejudicar a vida pessoal e/ou profissional da pessoa. Entenda melhor o que é esquizofrenia e os sintomas.

Em caso de suspeita de esquizofrenia, é recomendado consultar um psiquiatra, que é o médico mais indicado para confirmar o seu diagnóstico e orientar qual o tratamento mais adequado para cada caso.

Adolescente explicando seus sintomas para o médico durante a consulta

Principais opções de tratamento

As principais opções de tratamento para esquizofrenia incluem:

1. Medicamentos

Os medicamentos mais indicados no tratamento da esquizofrenia são os antipsicóticos, como a risperidona, quetiapina ou olanzapina, que podem ajudar a controlar e prevenir os sintomas da esquizofrenia.

No entanto, outros medicamentos, como antidepressivos ou ansiolíticos, também podem ser indicados dependendo dos sintomas presentes e caso existam outros problemas de saúde associados.

Além disso, especialmente em caso de sintomas graves, como comportamento suicida, agressividade, desnutrição ou incapacidade para realizar seus autocuidados, o tratamento pode necessitar ser inicialmente feito com a pessoa internada no hospital.

2. Terapia cognitivo-comportamental

A terapia cognitivo-comportamental é um tipo de psicoterapia que pode ajudar a pessoa com esquizofrenia a desenvolver estratégias para lidar melhor com a sua condição. Pode ajudar a controlar os seus sintomas e melhorar a qualidade de vida. 

Além disso, a psicoterapia também pode contribuir para o tratamento de outras condições que afetam a saúde mental e podem surgir durante o tratamento da esquizofrenia, como depressão ou ansiedade.

Leia também: Depressão e ansiedade: o que são, sintomas, como diferenciar e tratamento tuasaude.com/depressao-e-ansiedade

3. Psicoeducação

A psicoeducação é uma medida importante no tratamento da esquizofrenia que envolve reforçar o conhecimento da pessoa afetada, seus familiares e conhecidos próximos sobre essa condição de saúde.

Normalmente, essa medida é realizada em todas as consultas com profissionais que participam no tratamento da esquizofrenia, sendo importante para ajudar a pessoa afetada e seus familiares a lidarem melhor com as dificuldades associadas a essa condição.

4. Terapia eletroconvulsiva

A terapia eletroconvulsiva consiste em estimular o cérebro com uma corrente elétrica de baixa intensidade sob anestesia geral. Acredita-se que possa ser benéfico em alguns casos para aliviar os sintomas de algumas condições psiquiátricas como a esquizofrenia.

Leia também: Eletroconvulsoterapia (ECT): o que é, quando fazer e como funciona tuasaude.com/eletroconvulsoterapia

No entanto, este tratamento somente é indicado para alguns casos de esquizofrenia que são resistentes ao tratamento e que, portanto, não responderam a outras opções mais frequentemente indicadas.

5. Tratamento de outros problemas de saúde

Para que o tratamento da esquizofrenia possa ser eficaz, é importante que outros problemas como o consumo excessivo de álcool, uso de drogas ilícitas e outros transtornos psiquiátricos, caso existam, sejam tratados de acordo com a orientação do médico.

Leia também: Melhores tratamentos para parar de usar drogas tuasaude.com/tratamento-para-parar-de-usar-drogas

O seu tratamento é fundamental para que os sintomas da esquizofrenia sejam controlados.