Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.

Quetiapina: para que serve, como tomar e efeitos colaterais

A quetiapina é um remédio antipsicótico indicado para o tratamento da esquizofrenia ou transtorno bipolar, que age regulando os níveis de serotonina e dopamina no cérebro, que são neurotransmissores responsáveis pela comunicação entre os neurônios, controle das emoções, humor, memória e sono.  

Este medicamento está disponível em farmácias, na forma de comprimidos, com o nome comercial Seroquel ou na forma de genérico com o nome hemifumarato de quetiapina ou com os nomes similares Quetipin, Atip, Quet ou Kitapen, por exemplo, e é vendido somente com prescrição médica e retenção de receita pela farmácia.

Quetiapina: para que serve, como tomar e efeitos colaterais

Para que serve

A quetiapina é indicada para o tratamento da esquizofrenia, em crianças de 13 a 17 anos ou adultos, ou para o tratamento de episódios de mania associados ao transtorno bipolar em adultos ou crianças de 10 a 17 anos.

Em alguns casos, a quetiapina pode ser usada junto com remédios estabilizadores do humor como lítio ou ácido valpróico para tratar a depressão ou mania associadas ao transtorno bipolar. 

Como tomar

A quetiapina deve ser tomada por via oral antes ou após a refeição, sempre no horário orientado pelo médico. No entanto, se esquecer de tomar uma dose na hora certa, tomar assim que lembrar, mas deve-se pular a dose esquecida se estiver quase na hora de tomar a próxima dose. Não dobrar a dose para compensar a dose esquecida.

As doses da quetiapina variam de acordo com a indicação e com a idade, devendo sempre ser indicadas e orientadas pelo psiquiatra ou pediatra, de forma individualizada. 

Possíveis efeitos colaterais

Alguns dos efeitos colaterais mais comuns que podem ocorrer durante o tratamento com a quetiapina são boca seca, vômitos, dificuldade para falar ou movimentar, tontura, sonolência, cansaço excessivo, palpitação cardíaca, dor de estômago, nariz entupido ou aumento do peso corporal.

Além disso, é importante comunicar ao comunicar ao médico caso a pessoa apresente alterações de humor ou comportamento, ansiedade, ataques de pânico, dificuldade para dormir ou impulsividade, irritação, agitação, agressividade, depressão ou pensamentos sobre suicídio.

Quem não deve usar

A quetiapina não deve ser usada por mulheres grávidas ou em amamentação, por pessoas com problemas no fígado ou no coração, catarata, glaucoma ou retenção urinária. 

Além disso, a quetiapina não deve ser usada por crianças com idade inferior a 13 anos com esquizofrenia e por crianças com idade inferior a 10 anos com transtorno bipolar.

Esta informação foi útil?

Bibliografia

  • EL-SAIFI, N.; et al. Quetiapine safety in older adults: a systematic literature review. J Clin Pharm Ther. 41. 1; 7-18, 2016
  • ASTRAZENECA. Seroquel (hemitartarato de quetiapina). 2017. Disponível em: <https://www.astrazeneca.com.br/content/dam/az-br/Medicine/medicine-pdf/Seroquel%20IR_SER029_%20Bula_Paciente.pdf>. Acesso em 14 Mai 2021
  • DRUGS.COM. Quetiapine. Disponível em: <https://www.drugs.com/mtm/quetiapine.html>. Acesso em 14 Mai 2021
  • STATPEARLS [INTERNET]. TREASURE ISLAND (FL): STATPEARLS PUBLISHING. Quetiapine. 2021. Disponível em: <https://www.ncbi.nlm.nih.gov/books/NBK459145/>. Acesso em 14 Mai 2021
  • MASI, Gabriele; et al. Use of quetiapine in children and adolescents. Paediatr Drugs. 17. 2; 125-40, 2015
Mais sobre este assunto:

Carregando
...