A quetiapina é um remédio antipsicótico indicado para o tratamento da esquizofrenia ou transtorno bipolar, que age regulando os níveis de serotonina e dopamina no cérebro, que são neurotransmissores responsáveis pela comunicação entre os neurônios, controle das emoções, humor, memória e sono.
Este medicamento está disponível em farmácias, na forma de comprimidos, com o nome comercial Seroquel ou na forma de genérico com o nome hemifumarato de quetiapina ou com os nomes similares Quetipin, Atip, Quet ou Kitapen, por exemplo, e é vendido somente com prescrição médica e retenção de receita pela farmácia.

Para que serve
A quetiapina é indicada para o tratamento da esquizofrenia, em crianças de 13 a 17 anos ou adultos, ou para o tratamento de episódios de mania associados ao transtorno bipolar em adultos ou crianças de 10 a 17 anos.
Em alguns casos, a quetiapina pode ser usada junto com remédios estabilizadores do humor como lítio ou ácido valpróico para tratar a depressão ou mania associadas ao transtorno bipolar.
Como tomar
A quetiapina deve ser tomada por via oral antes ou após a refeição, sempre no horário orientado pelo médico. No entanto, se esquecer de tomar uma dose na hora certa, tomar assim que lembrar, mas deve-se pular a dose esquecida se estiver quase na hora de tomar a próxima dose. Não dobrar a dose para compensar a dose esquecida.
As doses da quetiapina variam de acordo com a indicação e com a idade, devendo sempre ser indicadas e orientadas pelo psiquiatra ou pediatra, de forma individualizada.
Possíveis efeitos colaterais
Alguns dos efeitos colaterais mais comuns que podem ocorrer durante o tratamento com a quetiapina são boca seca, vômitos, dificuldade para falar ou movimentar, tontura, sonolência, cansaço excessivo, palpitação cardíaca, dor de estômago, nariz entupido ou aumento do peso corporal.
Além disso, é importante comunicar ao comunicar ao médico caso a pessoa apresente alterações de humor ou comportamento, ansiedade, ataques de pânico, dificuldade para dormir ou impulsividade, irritação, agitação, agressividade, depressão ou pensamentos sobre suicídio.
Quem não deve usar
A quetiapina não deve ser usada por mulheres grávidas ou em amamentação, por pessoas com problemas no fígado ou no coração, catarata, glaucoma ou retenção urinária.
Além disso, a quetiapina não deve ser usada por crianças com idade inferior a 13 anos com esquizofrenia e por crianças com idade inferior a 10 anos com transtorno bipolar.