Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Tratamento para dor de ouvido

Para o tratamento da dor de ouvido, recomenda-se que a pessoa procure um clínico geral ou um otorrinolaringologista, que pode recomendar o uso de analgésicos e anti-inflamatórios em forma de gotas, xarope ou comprimidos, por 7 a 14 dias.

É importante que o tratamento seja prescrito pelo médico para que, além de se aliviarem os sintomas, se possa também tratar a causa que está na origem do problema. é importante referir também que o tratamento proposto pelo médico deve ser seguido até o fim, mesmo que os sintomas desapareçam antes.

Tratamento para dor de ouvido

Remédios para dor de ouvido

Os remédios para a dor de ouvido dependem da causa da dor e só devem ser usados depois de um diagnóstico adequado. Alguns deles apenas aliviam os sintomas, enquanto outros tratam a causa que está na origem da dor. Alguns exemplos de remédios que podem ser receitados para a dor de ouvido são:

  • Analgésicos, como o paracetamol e a dipirona, que podem ser usados por adultos e crianças e que estão disponíveis em comprimidos e xarope e que ajudam a aliviar a dor. Além disso, em alguns casos, em que a pessoa tenha febre, estes remédios também ajudam a aliviar este sintoma;
  • Anti-inflamatórios orais, como o ibuprofeno, também em comprimidos e xarope, para adultos e crianças, que além de aliviar a dor, também ajuda a tratar a inflamação do ouvido, quando presente, e a baixar a febre;
  • Antibióticos, quando a dor é causada por uma infecção, chamada de otite;
  • Anti-inflamatórios tópicos, como corticoides em gotas auriculares, que tratam a dor e a inflamação e que muitas vezes estão associados a antibióticos, em gotas auriculares;
  • Removedores de cera, como Cerumin, por exemplo, para os casos em que a dor de ouvido é causada pelo acúmulo de cera em excesso.

Como pingar as gotas auriculares

Para aplicar as gotas no ouvido corretamente, deve-se ter os seguintes cuidados:

  • Lavar as mãos corretamente;
  • Aquecer o recipiente entre as mãos, para que o medicamento não seja aplicado frio, e provoque sintomas, como vertigem;
  • Deitar a pessoa com o ouvido dolorido para cima;
  • Puxar a orelha um pouquinho para trás;
  • Pingar as gotas prescritas pelo médico;
  • Tapar o ouvido com um pedacinho de algodão, para manter o medicamento dentro do ouvido, sem escorrer para fora;
  • Manter-se com a cabeça de lado, durante pelo menos 5 minutos, para que o medicamento seja absorvido.

Em caso de afeção dos dois ouvidos, deve-se proceder da mesma forma para o outro lado.

Tratamento caseiro para dor de ouvido

Um bom tratamento caseiro para a dor de ouvido é colocar uma toalha morna, aquecida com o ferro de passar roupa, no ouvido por alguns minutos. Pode-se colocar a toalha próxima da orelha do ouvido afetado e deitar-se sobre ela, descansando um pouco.

Veja outras formas caseiras de aliviar a dor de ouvido.

Tratamento para dor de ouvido no bebê

O tratamento para a dor de ouvido no bebê deve ser feito com medicamentos receitados pelo médico. Colocar uma compressa quente no ouvido do bebê é uma forma de acalmá-lo e de aliviar a dor, podendo ser realizada várias vezes ao dia, especialmente antes do bebê dormir.

Além disso, a alimentação do bebê é muito importante, assim como a ingestão de líquidos. Os pais devem ter o cuidado de preparar uma alimentação mais pastosa para facilitar a deglutição, pois, na maior parte das vezes, a dor de ouvido em bebês vem acompanhada de dor de garganta

O médico pode também recomendar analgésicos, anti-inflamatórios e antipiréticos para aliviar a dor e, em alguns casos, pode receitar antibióticos, dependendo dos sinais e sintomas manifestados.

Como evitar a dor de ouvido no bebê

Como forma de prevenção da dor de ouvido, aconselha-se pingar 2 gotas de álcool a 70% em cada ouvido da criança ou do bebê, sempre que ele sair da água da piscina ou do mar. Essa dica é boa especialmente para aquelas crianças que já sofreram com mais de 3 quadros de dor de ouvido no mesmo ano.

Outras formas de prevenção da dor de ouvido no bebê é, quando ele for mamar, evitar posicioná-lo na posição horizontal, deixando a cabeça mais inclinada. Além disso, deve-se limpar muito bem as orelhinhas após cada banho, para evitar o acúmulo de água dentro do ouvido, o que facilitaria a proliferação de vírus, fungos e bactérias.

Esta informação foi útil?   
Sim  /  Não

Ficou alguma dúvida. Deixe aqui a sua questão para que possamos melhorar o nosso texto:

Atenção! Só poderemos responder diretamente se deixar o seu email.
Irá receber um email com um link que deverá aceder para confirmar que o email lhe pertence.
Mais sobre este assunto:

Publicidade
Carregando
...
Fechar Simbolo de finalizado

Pode perguntar

Fechar
É hora de acabar com todas as suas dúvidas!
Erro
Erro
Erro
Marque a caixa de verificação acima.
Enviar Mensagem