Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

5 estratégias para evitar a Dor de Ouvido no Avião

Uma excelente estratégia para combater ou evitar a dor de ouvido no avião é tampar o nariz e fazer um pouco de pressão na cabeça, forçando a respiração. Isso ajuda a equilibrar a pressão dentro e fora do corpo, aliando a sensação ruim.

A dor no ouvido ao andar de avião surge devido à mudança brusca de pressão que ocorre quando a aeronave decola ou pousa, o que pode provocar também outros incômodos como dor de cabeça, no nariz, nos dentes e no estômago, e mal estar intestinal. Veja os Remédios caseiros para aliviar a dor no ouvido.

Assim, veja a seguir 5 dicas para evitar a dor de ouvido:

1. Método de Valsalva

Essa é a principal manobra a ser feita para aliviar a dor, pois ajuda a equilibrar novamente a pressão interna do ouvido de acordo com a pressão do ambiente externo.

Para utilizar este método, deve-se inspirar, fechar a boca e apertar o nariz com os dedos e forçar a saída de ar, sentindo uma pressão no fundo da garganta. No entanto, deve-se ter cuidado para não fazer pressão demais ao forçar a saída do ar com o nariz tampado, pois pode piorar a dor.

5 estratégias para evitar a Dor de Ouvido no Avião

2. Usar spray nasal

O spray nasal ajuda a liberar a passagem de ar entre os seios nasais e o ouvido, facilitando o reequilíbrio da pressão interna e evitando a dor.

Para ter esse benefício, deve-se usar o spray meia hora antes da decolagem ou do pouso do voo, de acordo com o momento que mais causa incômodo.

3. Mastigar

Mascar chiclete ou mastigar algum alimento também ajuda a equilibrar a pressão no ouvido e prevenir a dor, pois além de forçarem a movimentação dos músculos da face, também estimulam a deglutição, que ajuda a liberar o ouvido da sensação de estar tampado.

4. Bocejar

Bocejar propositadamente ajuda a movimentar os ossos e músculos do rosto, liberando a tuba auditiva e favorecendo a regulação da pressão.

Em crianças, essa técnica deve ser feita ao estimular os pequenos a fazerem caretas e imitarem animais como leões e ursos, que abrem bastante a boca durante o rugido.

5. Compressa quente

Colocar uma compressa ou lencinhos quentes no ouvido durante cerca de 10 minutos ajuda a aliviar a dor, e esse procedimento pode ser feito no avião ao pedir à equipe de bordo um copinho com água quente e lenços. Como esse problema é comum entre os viajantes, eles não irão estranhar o pedido e ajudarão a aliviar o desconforto do passageiro.

Além disso, deve-se evitar dormir durante a decolagem ou o pouso do voo é importante para evitar dores de ouvido porque, ao dormir, o processo de adaptação às mudanças de pressão é mais lento e sem controle, fazendo com que normalmente o passageiro acordo com dores no ouvido.

O que fazer ao viajar com bebês

Bebês e crianças de colo não conseguem colaborar para usar as manobras que aliam a dor no ouvido, e por isso é comum ouvi-los chorar no início e no fim dos voos.

Para ajudar, os pais devem usar estratégias como não deixar os bebês dormirem na hora da decolagem ou do pouso e dar mamadeira ou outro alimento à criança nestes momentos, lembrando de evitar a posição deitada para não ocorrerem engasgos e mais entupimento dos ouvidos. Veja mais dicas para ajudar o bebê aqui.

O que fazer quando a dor não passa

Essas estratégias devem ser usadas repetidas vezes, até que o ouvido encontre novamente o equilíbrio da pressão e a dor passe. No entanto, em algumas pessoas a dor persiste, especialmente em casos de problemas nasais que impedem a boa circulação do ar no organismo, como gripes, resfriados e sinusite.

Nestes casos, deve-se procurar o médico antes da viagem para que ele possa receitar medicamentos que desobstruem o nariz e aliviam o incômodo sentido durante o voo.

Para ficar mais tranquilo, veja também como aliviar o enjoo em viagens.

Mais sobre este assunto:


Carregando
...