Somos REDE D'OR
icon de informação icon de telefone 3003-3230
Número disponível apenas em território brasileiro, com custo de chamada local.

6 melhores remédios caseiros para dor de ouvido

novembro 2022

Alguns remédios caseiros para dor de ouvido, como utilizar um palito de gengibre ou aplicar algumas gotas de azeite com alho, ajudam a aliviar a dor de ouvido ou a diminuir o desconforto, pois possuem substâncias com propriedades analgésicas e anti-inflamatórias.

A dor de ouvido pode ser causada por entrada de água no ouvido, inflamações ou infecções no canal auditivo, como a otite interna ou externa, ou rompimento do tímpano, por exemplo, podendo ser acompanhada de outros sintomas, como diminuição da audição, pus no ouvido, febre ou tontura. Veja as principais causas de dor no ouvido.

Estes remédios caseiros são uma ótima opção para ajudar a aliviar a dor de ouvido, no entanto, se não houver melhora dos sintomas em cerca de 2 dias ou for acompanhada de outros sintomas, deve-se consultar o otorrinolaringologista para que seja identificada sua causa e iniciado o tratamento mais adequado.

Imagem ilustrativa número 1

Principais remédios caseiros para dor de ouvido

Os principais remédios caseiros para dor de ouvido são:

1. Compressa de água morna

Uma dos melhores remédios caseiros para aliviar a dor de ouvido é aplicar uma compressa de água morna sobre o ouvido afetado, pois o calor ajuda a aumentar a circulação na ouvido, e, a descongestionar o ouvido, reduzindo a dor.

Ingredientes

  • Água;
  • Pano macio, gaze estéril, algodão ou bolsa térmica.

Modo de preparo

Colocar a água em um recipiente e levar ao fogo para aquecer. Desligar o fogo e esperar a água amornar. Deve-se certificar que a água não está muito quente para não causar queimaduras no ouvido. Em seguida, molhar o pano macio, a gaze estéril ou o algodão na água morna, espremer para tirar o excesso de água e aplicar a compressa sobre o ouvido afetado, durante 5 a 10 minutos.

No caso da bolsa térmica, deve-se adicionar a água morna dentro da bolsa térmica e cobrir com uma uma toalha limpa e seca para colocar sobre o ouvido afetado. Veja outras dicas para acabar com a dor de ouvido.

2. Palito de gengibre

O gengibre é uma raiz que possui compostos fenólicos, como o gingerol, chogaol e zingerona, com propriedades anti-inflamatórias e analgésicas, que ajudam a combater a inflamação e aliviar vários tipos de dor, incluindo a dor no ouvido.

Ingredientes

  • 1 palito fino de gengibre com cerca de 2 cm de comprimento.

Modo de preparo

Cortar o palito fino de gengibre fazendo pequenos cortes na lateral e inserir no interior do ouvido por cerca de 10 minutos. Conheça outros benefícios do gengibre para a saúde.

3. Inalação de vapor de camomila

A inalação com camomila é um excelente remédio caseiro para dor de ouvido, pois tem um forte efeito relaxante e descongestionante, que facilita a retirada das secreções do nariz e do ouvido, reduzindo a pressão e aliviando a dor. Além disso, o vapor da inalação ajuda a aquecer e hidratar os canais que ligam o nariz ao ouvido, diminuindo a irritação que pode estar causando a dor, e pode ser feito em adultos ou crianças.

No entanto, a inalação em crianças deve ser sempre feita com supervisão de um adulto, mesmo que a criança já tenha feito outras inalações anteriores, uma vez que existe um grave risco de queimadura.

Ingredientes

  • 6 colheres (de chá) de flores secas de camomila;
  • 1,5 a 2 litros de água.

Modo de preparo

Ferver a água e adicionar as flores de camomila. Esperar 5 a 10 minutos e, em seguida, colocar o rosto sobre a tigela e cobrir a cabeça com uma toalha, para inalar o vapor.  É importante respirar o vapor o mais profundamente possível por até 10 minutos, repetindo 2 a 3 vezes ao dia. 

Outra opção para fazer esta inalação, é usar o óleo essencial de camomila, adicionando algumas gotas na bacia ou panela com água fervente.

4. Óleo de alho

O alho possui propriedades analgésicas, anti-inflamatórias e antibióticas, devido a alicina presente na sua composição, que pode ser usado para aliviar vários tipos de dor no corpo, incluindo no ouvido.

No entanto, o hábito de colocar azeite quente ou qualquer outra solução, que não seja indicada por um otorrinolaringologista, deve ser realizada com precaução, pois pode piorar a dor ou provocar queimaduras.

Ingredientes

  • 1 dente de alho;
  • 2 colheres de sopa de óleo de sésamo ou azeite de oliva.

Modo de preparo

Amassar o dente de alho e colocar em um recipiente de vidro limpo e seco. Adicionar o óleo de sésamo ou azeite de oliva e levar o recipiente ao microondas durante 2 a 3 minutos. Em seguida, coar e esperar amornar. Molhar um algodão ou gaze no óleo de alho, e colocar no ouvido. Outra opção é aplicar 2 a 3 gotas do óleo de alho no ouvido que está doendo.

É importante garantir que o óleo de alho está morno para evitar queimadura no ouvido, devendo-se testar a temperatura, colocando um pouco do óleo nas costas da mão. 

O óleo de alho não deve ser usado nos casos de otite externa ou perfuração do tímpano.

5. Infusão de malva

A infusão de malva é rica em compostos fenólicos e flavonóides, com propriedades antioxidantes, antimicrobianas e anti-inflamatórias, que ajudam a aliviar a dor de ouvido e a congestão nasal que pode causar pressão no ouvido e dor. 

Ingredientes

  • 3 colheres de flores secas de malva;
  • 1 litro de água.

Modo de preparo

Ferver a água, desligar o fogo e adicionar as flores secas, deixando repousar por 10 minutos. Em seguida, coar, esperar amornar e beber até 3 vezes ao dia ou de acordo com a orientação do médico ou do fitoterapeuta. Para crianças com mais de 7 anos, pode-se dar até 75 mL do chá de malva por dia.

O chá de malva não deve ser usado durante a gravidez e a amamentação, ou por pessoas que tenham pressão alta.

6. Chá de equinácea

O chá de equinácea é rico em substâncias antioxidantes, anti-inflamatórias e imunoestimulantes, como flavonoides, ácidos chicórico e rosmarínico, que ajudam a diminuir a produção de substâncias que podem causar dor de ouvido, além de fortalecer o sistema imunológico.

Ingredientes

  • 1 colher (de chá) de raiz ou folhas de equinácea;
  • 1 xícara de água fervente.

Modo de preparo

Adicionar as folhas da equinácea em uma xícara de água fervente e deixar repousar por 5 a 10 minutos. Já para a raiz da equinácea, deve-se colocar a raiz para ferver junto com a água por 10 a 15 minutos. Em seguida, coar, esperar amornar e beber 2 vezes por dia.

O chá de equinácea não deve ser usado por crianças, mulheres grávidas ou em amamentação, ou por pessoas que tenham tuberculose ou doenças autoimunes, como artrite reumatóide, lupus ou psoriase.

Quando ir ao médico 

A dor de ouvido é um sintoma que muitas vezes pode ser aliviado com medidas simples, melhorando em cerca de 2 a 3 dias, no entanto, deve-se consultar o otorrinolaringologista nas seguintes situações:

  • Dor de ouvido muito intensa;
  • Dor que piora ou se mantém por mais de 2 dias;
  • Pus ou secreção no ouvido;
  • Diminuição da capacidade auditiva;
  • Dificuldade para abrir a boca;
  • Febre;
  • Dor de cabeça;
  • Tontura;
  • Vertigem;
  • Zumbido no ouvido.

O médico irá observar o interior do ouvido com um pequeno aparelho, para determinar a causa da dor de ouvido, a gravidade dos sintomas, presença de infecção, e se o tímpano está afetado ou se sua membrana se rompeu.

Além disso, essa avaliação ajuda a identificar se há pus ou outras complicações envolvidas, para determinar o melhor tipo de tratamento de acordo com a causa da dor de ouvido, podendo ser indicado o uso de anti-inflamatórios, analgésicos ou antibióticos, por exemplo. Saiba mais sobre o tratamento da dor de ouvido.

Esta informação foi útil?

Atualizado por Flávia Costa - Farmacêutica, em novembro de 2022.

Bibliografia

  • SHARIFI-RAD, M; et al. Echinacea plants as antioxidant and antibacterial agents: From traditional medicine to biotechnological applications. Phytother Res. 32. 9; 1653-1663, 2018
  • MOUSAVI, S. M.; et al. A Review on Health Benefits of Malva sylvestris L. Nutritional Compounds for Metabolites, Antioxidants, and Anti-Inflammatory, Anticancer, and Antimicrobial Applications. Evid Based Complement Alternat Med. 2021. 5548404, 2021
Mostrar bibliografia completa
  • BARONE, D.; et al. Guia Médico Remédios e Tratamentos Caseiros. 1ed. Rio de Janeiro: Rodale Press, 2001. 340-341.
  • CHAVES, A. J. L.. Viva melhor com as plantas medicinais. 7. Lisboa, Portugal: UNE, 2008. 360.
  • MANAYI, A.; et al. Echinacea purpurea: Pharmacology, phytochemistry and analysis methods. Pharmacogn Rev. 9. 17; 63-72, 2015
  • VUKOVIC, L. 1001 remédios naturais. 1ed. Porto, Portugal: Dorling Kindersley, 2003. p.18.
Equipe editorial constituída por médicos e profissionais de saúde de diversas áreas como enfermagem, nutrição, fisioterapia, análises clínicas e farmácia.

Tuasaude no Youtube

  • Como tirar ÁGUA DO OUVIDO rápido

    03:56 | 334914 visualizações
  • Descubra o que acontece se você comer ALHO todos os dias

    07:10 | 211078 visualizações