Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.

Melhores remédios caseiros para dor de ouvido

Dezembro 2020

Alguns remédios caseiros, como utilizar um palito de gengibre ou aplicar algumas gotas de azeite com alho, são poderosas opções caseiras para diminuir a dor de ouvido, especialmente enquanto se espera pela consulta com um otorrino.

Vários destes remédios possuem propriedades antibióticas e anti-inflamatórias, mas não substituem o uso de medicamentos orientados por um médico, especialmente quando existe algum tipo de infecção.

Experimentar estes remédios ou fazer outras dicas simples podem ser suficientes para acabar com a dor ou diminuir o desconforto até à consulta com um médico.

1. Palito de gengibre

Melhores remédios caseiros para dor de ouvido

O gengibre é uma raiz que possui incríveis poderes anti-inflamatórios e analgésicos que permitem aliviar vários tipos de dor, incluindo a dor no ouvido.

Para usar o gengibre, deve-se cortar um palito fino com cerca de 2 cm de comprimento, fazer pequenos cortes na lateral e inserir no interior do ouvido por cerca de 10 minutos. Conheça outros benefícios do gengibre para a saúde.

2. Inalação de vapor de camomila

Melhores remédios caseiros para dor de ouvido

A camomila tem um forte efeito relaxante e descongestionante que facilita a retirada das secreções do nariz e do ouvido, reduzindo a pressão e aliviando a dor. Além disso, o vapor ajuda a hidratar os canais que ligam o nariz ao ouvido, diminuindo a irritação que pode estar causando a dor.

Para fazer esta inalação, deve-se colocar algumas gotas de óleo essencial de camomila em uma bacia ou panela com água fervente e, depois, colocar uma toalha por cima da cabeça e inalar o vapor. Também é possível preparar a inalação colocando dois punhados de flores de camomila numa bacia de água fervente.

3. Óleo de alho

Melhores remédios caseiros para dor de ouvido

Além de antibiótico, o alho também é um potente analgésico que pode ser usado para aliviar vários tipos de dor no corpo, incluindo no ouvido. No entanto, o hábito de colocar azeite quente ou qualquer outra solução, que não seja indicada por um otorrinolaringologista, deve ser realizada com precaução, pois pode piorar a dor ou provocar queimaduras.

Para usar suas propriedades analgésicas deve-se amassar um dente de alho e colocá-lo num pequeno recipiente com 2 colheres de sopa de óleo de sésamo ou azeite de oliva. Depois, leva-se o recipiente ao microondas durante 2 a 3 minutos. Por fim, é preciso coar, garantir que a mistura está morna e aplicar 2 a 3 gotas no ouvido que está doendo.

Quando ir ao médico 

É importante consultar um médico quando a dor de ouvido é muito intensa, está piorando ou quando se mantém por mais de 2 dias. A febre deve ser sempre um sinal de alarme, pois pode indicar uma infecção no ouvido, que precisa ser tratada com o uso de antibióticos, analgésicos ou anti-inflamatórios.

O médico irá observar o interior do ouvido com um pequeno aparelho, para determinar a gravidade da situação, se o tímpano está afetado ou se sua membrana se rompeu. Além disso, essa pequena avaliação ajuda a identificar se há pus ou outras complicações envolvidas, para determinar o melhor tipo de tratamento. 

Esta informação foi útil?
Mais sobre este assunto:

Carregando
...