Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Remédios caseiros para dor de ouvido

Para aliviar a dor de ouvido em casa, o que se pode fazer é cobrir a região com um pano aquecido porque o calor fará uma vasodilatação, aliviando a dor. Já o hábito de colocar azeite quente ou qualquer outra solução, que não seja indicada por um otorrinolaringologista, não deve ser feito pois pode piorar a dor, aumentar a infecção ou provocar queimaduras.

Quando se desconfia que a causa da dor de ouvido é a presença de água dentro do pavilhão auricular, o que se pode fazer é virar o pescoço de lado, para o lado em que o ouvido dói, e dar alguns pulinhos num pé só, com a cabeça ainda pendida para o lado para a água sair e a dor de ouvido passar.

Remédio caseiro com azeite e alho

Remédios caseiros para dor de ouvido

Esmagar a cabeça de alho e colocar em uma colher, completando com azeite. Esquentar a colher no fogo e colocar algumas gotas em um pedacinho de algodão. Espremer bem para retirar o excesso e, ainda com a temperatura morna, colocar a bolinha de algodão dentro do ouvido, de forma que fique tapado, mas sem pressionar. Manter essa bolinha de algodão tapando o ouvido durante todo o dia. 

Remédio caseiro com verbasco ou camomila

Remédios caseiros para dor de ouvido

Preparar um chá de camomila ou de verbasco e molhar um pedacinho de algodão usando um conta-gotas. Espremer para retirar o excesso e colocar o pedacinho de algodão, tapando o ouvido.

O que não fazer 

Não é recomendado colocar azeite, alho e nenhum outro ingrediente diretamente dentro do canal auditivo, para evitar maiores complicações. O uso de algodão embebido no azeite de alho e no chá pode ser usado de forma segura, desde que o pedaço de algodão não esteja muito molhado. Se os sintomas não melhorarem ou se houver febre é preciso uma consulta médica o quanto antes. 

A dor de ouvido pode ser causada por uma complicação após uma gripe ou resfriado, quando a secreção se acumula no ouvido interno, e esses remédios caseiros ajudam a aliviar a dor e a inflamação, porém, manter a limpeza do nariz também é uma estratégia muito importante, que ajuda a combater a infecção de ouvido. Limpar as narinas com soro fisiológico é um a boa solução natural para manter as vias aéreas livre de secreções, e tomar bastante água e chás ao longo do dia também ajuda a fluidificar as secreções, facilitando a limpeza do nariz e eliminação do catarro. 

Os sintomas que evidenciam a dor de ouvido são a dor nesta região, diminuição da audição e febre. A criança que não se sabe queixar está irritada, prostrada, com febre, chora e grita sobretudo durante a noite, coloca a mão no ouvido ou encosta a cabeça.

Quando ir ao médico 

Se os sintomas persistirem ou se agravarem, recomenda-se uma consulta com o médico, especialmente quando se trata de um bebê ou uma criança. A febre é um sinal de gravidade, e por vezes o pediatra pode indicar o uso de antibióticos, como Amoxicilina, por 8 dias e analgésico, como Dipirona ou Paracetamol para controlar a dor. 

O médico irá observar a aparência de dentro do ouvido com um pequeno aparelho próprio, que irá ajudar a determinar a gravidade da situação, especialmente se o tímpano está afetado ou se sua membrana se rompeu. Além disso, essa pequena avaliação ajuda a identificar se há pus ou outras complicações envolvidas, para determinar o tratamento. 

Gostou do que leu?   
Sim  /  Não

Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva aqui para que possamos melhorar o texto.

Enviar Carregando elementos na página
Mais sobre este assunto:
Carregando
...
Fechar