Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Tratamento para catapora

O tratamento para catapora no adulto dura cerca de 7 a 10 dias e pode ser feito, em casa, com Paracetamol para baixar a febre, anti-histamínico, como Polaramine, para diminuir a coceira e Povidine para limpar e ajudar a cicatrizar as feridas, orientados pelo clínico geral.

O médico pode ainda indicar o aciclovir no tratamento da catapora no adulto, nas primeiras 24 horas após o início dos sintomas, nos indivíduos com sistema imune enfraquecido, como no caso de HIV ou quimioterapia, ou durante a gravidez, sendo que, neste caso, deve ser o obstetra a prescrever o seu uso.

Durante o tratamento para catapora, o paciente não deve trabalhar ou ir à escola até que a última bolha seque, para evitar contaminar outros, sendo que o médico poderá indicar ainda um sabonete líquido com calamina para ser usado nos banhos e uma pomada cicatrizante para ajudar a eliminar as bolhas da catapora.

O tratamento para catapora no adulto deve ser iniciado o mais rápido possível para reduzir as chances de complicações, como apendicite, encefalite ou miocardite. Veja como não pegar catapora do seu filho.

Tratamento para catapora infantil

O tratamento para catapora infantil normalmente também dura cerca de 7 a 10 dias e o pediatra poderá orientar o uso de Paracetamol para diminuir a dor, um xarope anti-histamínico para aliviar a coceira e Povidine ou uma pomada cicatrizante para ajudar a cicatrizar as bolhas da catapora.

Os remédios anti-inflamatórios não esteroides, como o Ibuprofeno, ou remédios com aspirina devem ser evitados no tratamento para catapora infantil, pois podem agravar os sintomas.

Tratamento caseiro para catapora

O tratamento caseiro para catapora ajuda a aliviar os sintomas da doença e pode incluir:

  • Beber bastantes líquidos, como água, chá ou água de coco, por exemplo;
  • Tomar 2 a 3 banhos com água morna e permanganato de potássio ou aveia;
  • Cortar as unhas, evitando provocar feridas na pele;
  • Evitar alimentos muito quentes, salgados ou ácidos, no caso de catapora na boca ou garganta;
  • Passar talco mentolado ou a pasta d'água nas feridas para aliviar a coceira;
  • Utilizar roupa larga e de algodão, para evitar a transpiração.

Estes cuidados também devem ser utilizados no tratamento para catapora no bebê e, além disso, é importante limpar as superfícies e objetos que entraram em contato com o paciente, pois a transmissão da catapora acontece através do ar, pelo contato direto com a pele do paciente ou através do compartilhamento de roupa ou objetos contaminados pelas secreções das bolhas de catapora.

Veja também: Como aliviar a coceira da catapora.

Tratamento para catapora com homeopatia

O tratamento para catapora com homeopatia ajuda a reduzir o desconforto provocado pelo vários sintomas da catapora e, por isso, pode ser feito com:

  • Rhus Toxicodendron 6c: utilizado para reduzir a coceira;
  • Belladonna 6c: recomendado em casos de febre e corpo dolorido;
  • Enxdere 6c: recomendado para aliviar coceira intensa;
  • Brionia 30c: utilizado para tratar tosse seca e febre alta.

Os remédios homeopáticos devem ser receitados por um homeopata, uma vez que cada indivíduo necessita de remédios diferentes, dependendo do seu organismo e sintomas.

Sinais de melhora da catapora

Os sinais de melhora da catapora incluem a diminuição da febre, após 2 a 3 dias do início do tratamento, e o desaparecimento das bolhas da catapora, que começam a secar.

As marcas deixadas pela catapora podem demorar até 3 semanas para desaparecer, mas o processo pode ser acelerado com o uso de cremes com calamina.

Sinais de piora da catapora

Quando o tratamento para catapora não está sendo feito de forma adequada podem surgir sinais de piora que incluem febre acima de 39º, bolhas infeccionadas, vômitos frequentes, dificuldade para respirar ou pescoço dolorido.

No caso de piora da catapora, o paciente deve ser levado ao hospital para adequar o tratamento, podendo ser necessário internamento para fazer injeção de remédios na veia.

Complicações da catapora

Uma das complicações mais comuns da catapora é a infecção das bolhas que pode acontecer quando a criança retira a "casquinha" da catapora e há entrada de microrganismos na região. Quando a bolha está infeccionada o local fica dolorido, avermelhado, inchado, endurecido e o local da ferida parece molhado. Neste caso o médico pode indicar o uso de antibiótico durante 8 dias.

Links úteis:

Mais sobre este assunto:
Carregando
...