Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Para que serve o banho de permanganato de potássio e como usar

O banho de permanganato de potássio pode ser utilizado para ajudar a tratar a coceira e cicatrizar as feridas comuns da pele, sendo especialmente útil em caso de catapora, uma doença comum na infância, também conhecida por varicela.

Esse banho serve para eliminar as bactérias e os fungos da pele, porque tem ação antisséptica, sendo por isso um bom cicatrizante para feridas de queimaduras e catapora, por exemplo.

O permanganato de potássio também pode ser usado no banho de assento para ajudar no tratamento de corrimento, candidíase, vulvovaginite ou vaginite.

Para que serve o banho de permanganato de potássio e como usar

Como usar o permanganato de potássio

Para usufruir dos benefícios do permanganato de potássio, ele deve ser usado conforme indicado pelo médico. Antes de utilizar, deve ser diluído 1 comprimido de 100 mg em cerca de 1 a 4 litros de água natural ou morna, dependendo do problema a tratar e da indicação do médico. Caso a pessoa esteja a usar o produto pela primeira vez, deve testar antes numa pequena região da pele, para ver se ocorre alguma reação, sendo que nesses casos, esta não deve ser usada.

Depois disso, a solução pode ser usada para preparar o banho, da seguinte forma:

1. Banho

Para utilizar o permanganato de potássio, pode-se fazer um banho e permanecer dentro da solução por cerca de 10 minutos, todos os dias, até que as feridas desapareçam ou até indicação do médico, devendo-se evitar ao máximo o contato com o rosto.

2. Banho de assento

Para fazer um bom banho de assento, deve-se permanecer sentado dentro de uma bacia com a solução, durante alguns minutos. Em alternativa, pode-se utilizar o bidê ou uma banheira.

Uma outra forma de usar a solução de permanganato de potássio, principalmente em idosos e bebês, é mergulhar uma compressa na solução e, de seguida, passar no corpo.

Cuidados essenciais

É importante não segurar o comprimido diretamente com os dedos, abrindo a embalagem e deixando cair o comprimido dentro da bacia onde está a água, por exemplo. Os comprimidos são corrosivos e não devem entrar em contato direto com a pele por poder causar irritação, vermelhidão, dor, queimaduras severas e manchas escuras nos locais de contato. No entanto, quando devidamente diluído, o permanganato de potássio é seguro e não causa nenhum dano à pele.

Deve-se ter o cuidado de não deixar o produto entrar em contato com os olhos, porque os comprimidos ou a água muito concentrada, pode causar irritação severa, vermelhidão e visão borrada. 

Os comprimidos também não podem ser ingeridos, mas caso isso aconteça não se deve induzir o vômito, sendo mais recomendado beber grandes quantidades de água e ir ao pronto socorro o mais rápido possível. Veja mais sobre as contra-indicações e efeitos colaterais do permanganato de potássio.

Contra-indicações e efeitos colaterais

O permanganato de potássio não deve ser usado por pessoas com hipersensibilidade a esta substância e deve ser evitado em áreas como o rosto, principalmente perto dos olhos. Também não se deve segurar os comprimidos diretamente com as mãos, para evitar irritação, vermelhidão, dor ou queimaduras.

A imersão na água por mais de 10 minutos pode causar coceira, irritação e manchas na pele. O permanganato de potássio é de uso exclusivamente externo e nunca deve ser ingerido.

Onde comprar

O permanganato de potássio pode ser comprado em farmácias sem ser necessário apresentar receita médica.

Esta informação foi útil?   
Sim  /  Não

Ficou alguma dúvida. Deixe aqui a sua questão para que possamos melhorar o nosso texto:

Atenção! Só poderemos responder diretamente se deixar o seu email.
Irá receber um email com um link que deverá aceder para confirmar que o email lhe pertence.
Mais sobre este assunto:

Publicidade
Carregando
...
Fechar Simbolo de finalizado

Pode perguntar

Fechar
É hora de acabar com todas as suas dúvidas!
Erro
Erro
Erro
Marque a caixa de verificação acima.
Enviar Mensagem