4 cuidados durante a catapora e quanto tempo dura

A catapora, também conhecida como varicela, dura de 10 a 14 dias e durante esse período alguns cuidados são importantes para a prevenção e alívio dos sintomas. Assim, é importante evitar o contato com outras pessoas e não coçar as feridas, pois assim é possível evitar que fiquem as marquinhas das bolhas.

A catapora é uma infecção causada pelo vírus Varicela-Zóster que causa febre, mal-estar e várias lesões de pele que coçam bastante. Conheça outros sintomas da catapora.

4 cuidados durante a catapora e quanto tempo dura

Alguns cuidados que pode sem seguidos na catapora são:

1. Para prevenir a infecção

Para evitar a transmissão do vírus causador da catapora, é importante adotar alguns cuidados, sendo os principais:

  • Evitar o contato próximo com a pessoa com catapora. Para isso, caso se trate de uma criança, ela pode ser cuidada por uma pessoa que já tenha tido catapora ou, caso fique em casa, os irmãos devem sair e ficar ao cuidado de outro familiar;
  • Usar luvas para tratar das bolhas da catapora na criança, pois a catapora é transmitida através do contato direto com o líquido das feridas;
  • Não tocar, coçar ou estourar as feridas da catapora;
  • Usar máscara, pois a catapora também se pega através da inalação de gotículas de saliva, tosse ou espirro;
  • Manter as mãos sempre limpas, lavando-as com sabonete ou passando álcool, várias vezes ao dia;
  • Evitar frequentar ambientes fechados, com muitas pessoas e com pouca circulação de ar.

Estes cuidados devem ser mantidos até que todas as feridas da catapora sequem, que é quando a doença já não é mais contagiosa. Durante este tempo, a criança deve ficar em casa e não ir à escola e o adulto deve evitar ir trabalhar ou, caso seja possível, dar preferência ao trabalho em casa, para evitar a transmissão da doença.

A vacinação é a melhor forma de prevenção contra a doença. No Brasil, a vacina contra a catapora é oferecida gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde e faz parte da vacina tetraviral, a qual protege também contra caxumba, rubéola e sarampo, sendo administrada em 2 doses, em que a 1ª deve ser tomada ao completar 12 meses e a 2ª dose 3 meses após a primeira. Veja mais sobra a vacina da catapora.

2. Para evitar as marquinhas

Para evitar as marquinhas da catapora, é recomendado não coçar e estourar as bolhas, além de evitar a exposição ao sol no lugar em que as bolhas apareceram, pois assim é possível evitar que fiquem as manchas. Além disso, é interessante manter sempre as unhas curtas e limpas e fazer uso de sabonete bactericida, pois isso ajuda a diminuir o risco da bolha estourar caso a pessoa coce, além de prevenir infecções secundárias.

Se existirem feridas na cabeça, deve-se lavar o cabelo sem esfregar o couro cabeludo e cuidar ao pentear os cabelos. Além disso, tomar vários banhos frios por dia, utilizando 1 xícara de aveia em flocos, sem esfregar a pele, é uma opção de remédio caseiro eficaz para evitar as marquinhas.

3. Para aliviar a coceira

Para aliviar a coceira, é interessante fazer compressa com gelo ou água gelada no local das bolhas, pois quando o corpo sente frio sobre a pele, acaba por bloquear a sensação de coceira. Outras medidas que podem ser adotadas para aliviar a coceira da catapora e diminuir o desconforto são:

  • Tomar um anti-histamínico, como a cetirizina ou a hidroxizina, que deve ser recomendado pelo médico, para aliviar a coceira;
  • Aplicar uma solução antisséptica sempre que sentir a pele coçar;
  • Passar um creme ou pomada calmante, de preferência sem perfume, para aliviar a coceira, que tenha calamina, talco mentolado ou pasta d'água na composição;
  • Usar roupas em algodão, de preferência.

Estes cuidados ajudam a acalmar a pele, aliviando a dor e controlando a coceira e facilitam a cicatrização das feridas da catapora, porém, não combatem a doença.

4. Para tirar as manchas de catapora

Aplicar diariamente na pele um pouquinho de óleo de rosa de mosqueta, hipoglós ou babosa são ótimas formas de tirar as pequenas manchas na pele deixadas pela catapora. Esses produtos são naturais e podem ser usados até mesmo nas crianças, desde que tenham mais de 6 anos de idade ou com orientação de um pediatra.

Após cerca de 2 meses de uso diário, as manchas poderão estar mais claras, mas caso não se consiga notar nenhuma diferença, pode-se recorrer ao uso de algum creme com propriedades clareadoras, como o Suavicid, que pode ser indicado pelo dermatologista.

Já os tratamentos estéticos para remover as marcas e manchas da catapora só deve ser iniciado depois que a catapora estiver totalmente curada, mas o ideal é que seja feito ainda na infância, porque senão as marcas podem se tornar permanentes, sendo muito difíceis de serem removidas na vida adulta. Alguns dos tratamentos estéticos que podem ser indicados são peeling com ácidos, dermoabrasão e tratamento com laser.

4 cuidados durante a catapora e quanto tempo dura

Cuidados com a catapora na gravidez

Já que a mulher não pode ser vacinada enquanto grávida, caso seja infectada durante a gestação, deve consultar imediatamente o médico que pode receitá-la uma injeção de imunoglobulina contra varicela-zóster, que quando aplicada dentro de 10 dias da exposição, pode prevenir e reduzir a gravidade dos riscos de complicações para a mãe e para o bebê.

Nos casos em que a mulher quer engravidar sem esses riscos e não sabe se está imunizada, ela pode realizar exames de sangue para saber se tem anticorpos e, caso não possua, pode tomar a vacina. É recomendado que se espere até 3 meses após a segunda dose antes de tentar engravidar. Conheça mais sobre os riscos, sintomas e como se proteger da catapora na gravidez.

Cuidados com a catapora no bebê

Se existem suspeitas de que o bebê está com catapora é necessário consultar com o pediatra, mesmo que os sintomas sejam leves, além de ser importante ter alguns cuidados sendo eles:

  • Ajudar a diminuir a coceira com banhos mornos e loção de camomila;
  • Colocar luvas no bebê durante o dia e a noite para que ele não coce as feridas;
  • Deixar o bebê descansar bastante;
  • Oferecer bastante água para que o bebê fique hidratado;
  • Oferecer alimentos de fácil deglutição e digestão. Sopas e papas sem sal e os alimentos cítricos como laranja, morango e tomate devem ser evitados pois podem causar dor;
  • Antes de o bebê completar 3 meses, medicamentos para reduzir a febre não devem ser administrados sem antes consultar um médico.

Contudo, o bebê tende a ficar irritado, sem fome e a chorar mais durante o período que estiver doente. Veja mais sobre a catapora no bebê e como tratar.

Quanto tempo dura a catapora?

A doença dura de 10 a 14 dias e a pessoa deixa de transmitir quando as feridas secam, por volta do 7º dia, entretanto, a pessoa fica infectada no momento do contato com o vírus, mas só 15 dias depois que aparecem os sintomas que causam a doença.

No momento em que a pessoa deixa de ser contagiosa, ou seja, quando as feridas estão secas, a rotina pode ser retomada. Ainda assim, as marcas da catapora só deverão sair completamente após 3 semanas e caso alguma ferida tenha sido machucada, pode produzir cicatrizes que permanecerão na pele durante toda a vida.

Esta informação foi útil?

Bibliografia

  • MINISTÉRIO DA SAÚDE. Catapora (Varicela): causas, sintomas, diagnóstico, tratamento e prevenção. Disponível em: <http://saude.gov.br/saude-de-a-z/varicela-catapora>. Acesso em 13 Ago 2020
  • SOCIEDADE BRASILEIRA DE DERMATOLOGIA. Catapora. Disponível em: <https://www.sbd.org.br/dermatologia/pele/doencas-e-problemas/catapora/65/>. Acesso em 13 Ago 2020
  • LOBO, Iza Maria, et al. Varicella zoster virus. RBM Revista Brasileira de Medicina. Vol. 72, n. 6. 231-238, 2014
  • BLAIR, Robyn J. . Varicella Zoster Virus. Pediatrics in Review . Vol. 4, n. 7. 375-377, 2019
  • HAJIME, Machi et al. Neonatal varicella: Probable transmission from a vaccinated mother.. Pediatr Int . Vol. 60, n. 9. 900-901, 2018
  • WORLD HEALTH ORGANIZATION. Varicella. 2015. Disponível em: <https://www.who.int/immunization/diseases/varicella/en/>. Acesso em 13 Ago 2020
  • INFORMEDHEALTH.ORG. Chickenpox: Overview. 2019. Disponível em: <https://www.ncbi.nlm.nih.gov/books/NBK279621/>. Acesso em 26 Mar 2020
  • MANTECORP. Polaramine Creme. 2006. Disponível em: <https://www.farmaclick.com.br/BACKOFFICE/Uploads/Bula/Polaramine%20Creme.pdf>. Acesso em 25 Fev 2020
  • BOSTON PUBLIC HEALTH COMMISSION | FACT SHEET. Catapora (Varicela). 2014. Disponível em: <https://www.bphc.org/whatwedo/infectious-diseases/Infectious-Diseases-A-to-Z/Documents/Fact%20Sheet%20Languages/Chickenpox/Portuguese.pdf>. Acesso em 25 Fev 2020
  • TOCANTINS. PROTOCOLO DE VARICELA. Disponível em: <https://central3.to.gov.br/arquivo/249371/>. Acesso em 25 Fev 2020
Mais sobre este assunto: