Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Cuidados durante a Catapora

A catapora, também chamada de varicela, é uma virose de curso benigno cujo tratamento consiste em aliviar os sintomas da doença, sendo feito à base medicamentos para baixar a febre e pomadas para aliviar a coceira das feridas. Contudo, durante o tratamento da catapora deve-se ter alguns cuidados importantes como:

  • Evitar coçar as feridas para não infeccionar;
  • Manter as mãos sempre limpas utilizando sabonete anti-bactericida ou álcool em gel várias vezes ao dia;
  • Manter as unhas bem curtas;
  • Tomar 3 ou 4 banhos mornos por dia, utilizando 1 xícara de aveia em flocos, sem esfregar a pele, para aliviar a coceira;
  • Lavar o cabelo sem esfregar o couro cabeludo, se tiver feridas na cabeça;
  • Não estourar as bolhas para não deixar marcas na pele;
  • Ter cuidado ao pentear o cabelo para não estourar as bolhas presentes no couro cabeludo;
  • Usar luvas para dormir para evitar coçar as feridas inconscientemente durante a noite, esse cuidado é especialmente indicado para bebês e crianças pequenas.

Além disso, também é indicado evitar o contato com outros mantendo uma distância mínima de 1 metro e somente se esta aproximação for realmente necessária porque a doença pode ser transmitida para outros, principalmente para quem ainda não teve catapora ou que não tenha sido vacinado. Esse cuidado é especialmente indicado para evitar contaminar bebês, mulheres grávidas, pessoas em tratamento contra o câncer e idosos, porque estes tem uma saúde mais frágil.

Catapora no adulto
Catapora no adulto

Quanto tempo dura a catapora

A catapora dura aproximadamente 10 dias e o indivíduo deixa de transmitir a doença quando as feridas secam, por volta do 6º dia. A partir deste momento, ele poderá voltar à sua rotina, mas as marcas da catapora só deverão sair completamente após 3 semanas. Entretanto, se ele coçou alguma ferida, pode ser que ela gere uma cicatriz que irá permanecer pela vida toda.

O que comer durante a catapora

A catapora só requer uma alimentação diferenciada se o indivíduo apresentar feridas dentro da boca. Neste caso, recomenda-se evitar os alimentos salgados e os cítricos. A alimentação deve ser leve e de fácil digestão, canja e outras sopas são bem vindas assim como frutas cozidas e amassadas e os biscoitos de maisena.

Cuidados com o bebê com catapora

O bebê com catapora fica irritado, sem fome e chora mais, por isso, seus cuidadores deverão ter alguns cuidados importantes como:

  • Colocar luvas no bebê durante o dia e a noite para que ele não coce as feridas;
  • Dar de 2 a 4 banhos com água morna ou fria para aliviar a coceira;
  • Oferecer alimentos de fácil deglutição e digestão. Sopas e papas sem sal e os alimentos cítricos como laranja, morango e tomate devem ser evitados pois podem causar dor;
  • Oferecer bastante água;
  • Manter o ambiente tranquilo para que o bebê possa descansar sempre que necessário.
  • Os medicamentos devem ser dados sempre na hora certa e sempre sob orientação do pediatra.

O bebê com catapora fica irritado e chora mais e com mais facilidade, por isso deve-se ter especial cuidado com sua alimentação e deixá-lo dormir e descansar o suficiente para facilitar o seu cuidado.

Cuidados com a catapora na gravidez

A mulher grávida com catapora deve seguir os mesmo cuidados acima citados. Contudo, ela deverá ser acompanhada semanalmente pelo seu médico se ela desenvolveu a doença entre as 13 e 20 semanas de gestação ou se pegou catapora após as 37 semanas, pois nestas fases o bebê pode ser afetado.

Mais sobre este assunto:


Carregando
...