Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Tratamento para bronquiolite

O tratamento para bronquiolite pode ser feito em casa e, normalmente, tem como objetivo aliviar os sintomas do bebê, uma vez que não existem medicamentos capazes de eliminar o vírus responsável pela doença, precisando ser eliminado naturalmente pelo organismo.

Assim, para acelerar a recuperação e aliviar os sintomas e o desconforto causado pela bronquiolite é recomendado:

  • Ficar de repouso em casa, evitando sair com o bebê ou levá-lo para a cresce;
  • Oferecer muita água e leite durante o dia para evitar a desidratação e facilitar a eliminação do vírus;
  • Manter o ar umidificado, utilizando um umidificador ou deixando uma bacia de água no cômodo;
  • Evitar locais com muita fumaça ou poeira, pois agravam a inflamação do pulmão;
  • Fazer nebulizações ou colocar gotas nasais para eliminar o excesso de muco e facilitar a respiração.

Além disso, quando existe maior dificuldade para respirar, como ao dar de mamar, por exemplo, é aconselhado colocar o bebê em posição sentado ou de pé para facilitar a respiração, ao contrário de estar deitado.

Este tratamento deve ser mantido até ao desaparecimento dos sintomas, o que pode demorar até 3 semanas para acontecer. No entanto, se não existir melhora dos sintomas após 3 dias é recomendado consultar o pediatra.

Tratamento para bronquiolite

Quando é necessário tratamento medicamentoso

Geralmente não é necessário o uso de medicamentos para tratar a bronquiolite, pois o corpo é capaz de eliminar o vírus e evitar o agravamento da doença. Porém, quando os sintomas estão causando muito desconforto ou a febre é muito elevada, por exemplo, pode ser necessário consultar o pediatra para iniciar o uso de remédios.

Alguns exemplos dos remédios mais utilizados são o Paracetamol e o Ibuprofeno, pois ajudam a reduzir a febre e aliviar o desconforto. As doses destes medicamentos devem ser sempre orientadas por um médico, dependendo do peso e idade do bebê.

Quando ir ao médico

Embora o tratamento possa ser feito em casa, e aconselhado ir ao hospital quando os sintomas não melhoram após 3 dias ou surgem sinais de agravamento da doença como:

  • Muita dificuldade para respirar;
  • Respiração muito lenta com períodos de parada;
  • Lábios e dedos azulados;
  • Afundamento dos músculos das costelas;
  • Recusa para comer;
  • Dificuldade para dormir.

Estes casos são mais raros e, geralmente, precisam ser tratados em internamento no hospital para fazer remédios diretamente na veia e receber oxigênio.

Sinais de melhora ou piora

Os sinais de melhora da bronquiolite normalmente surgem cerca de 3 a 7 dias após o início do tratamento e incluem a diminuição da febre, aumento apetite e redução da dificuldade para respirar. 

Já nos casos em que o organismo não está conseguindo eliminar o vírus podem aparecer sinais de piora como aumento da dificuldade para respirar, pele azulada, especialmente nos lábios, aumento da irritabilidade, recusa para comer e afundamento dos músculos das costelas. Neste caso é recomendado ir imediatamente ao hospital para iniciar o tratamento adequado.

Mais sobre este assunto:


Carregando
...