Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.

Para que serve a Fumária e como usar

Agosto 2020

A fumária, também é conhecida como erva-moleirinha, erva-pombinha e fumo-da-terra, é uma planta medicinal com o nome científico Fumaria officinalis, que cresce em pequenos arbustos, e que possui folhas verde-acinzentadas e flores brancas ou rosadas com a ponta vermelha.

Essa planta possui propriedade depurativa, anti-inflamatória e laxativa e, por isso, pode ser usada no alívio das cólicas intestinais, da prisão de ventre e tratamento da urticária, sarna e psoríase. A fumária pode ser encontrada em lojas de produtos naturais e em algumas farmácias de manipulação.

Para que serve a Fumária e como usar

Para que serve

A fumária possui propriedades depurativas, diuréticas, laxantes, anti-inflamatórias e pode também ser usada como reguladora da secreção biliar e regeneradora da pele e, assim, poderia ser utilizada em diversas situações, como por exemplo:

  • Melhorar a digestão;
  • Combater a prisão de ventre;
  • Normalizar a secreção da bílis;
  • Ajudar a aliviar a sensação de estômago pesado e as náuseas;
  • Ajudar no tratamento dos cálculos biliares;
  • Aliviar as cólicas menstruais.

Além disso, a fumária também poderia ser utilizada para aliviar alterações na pele, como urticária, sarna e psoríase, por exemplo, sendo importante continuar o tratamento para a alteração de acordo com a recomendação do médico e fazer o uso da fumária também sob recomendação médica ou do fitoterapeuta.

Como usar

As partes geralmente usada da fumária são o caule, as folhas e as flores, que podem ser utilizadas para preparar o chá. Para isso, basta juntar uma colher de chá de fumária seca e picada a 1 xícara de água fervente. Deixar repousar durante 10 minutos e em seguida coar, adoçar com mel e tomar de 1 a 3 xícaras por dia.

Devido ao sabor amargo do chá de fumária, a mistura com suco de frutas pode ser uma alternativa misturando uma xícara do chá frio de fumária ao suco de maça por exemplo.

Possíveis efeitos colaterais e contraindicações

O consumo máximo diário de fumária deve ser de 3 xícaras de chá, pois o uso excessivo pode provocar vômito, diarreia e dor no estômago. Além disso, a fumária é contraindicada para pessoas que tenham hipersensibilidade a esta planta, para grávidas e mulheres que estão amamentando.

Esta informação foi útil?

Sua opinião é importante! Escreva aqui como podemos melhorar o nosso texto:

Ficou alguma dúvida? Clique aqui para ser respondido.
Verifique o email de confirmação que lhe enviamos.
Mais sobre este assunto:

Carregando
...
Enviar Mensagem