A fumária, também é conhecida como erva-moleirinha, erva-pombinha e fumo-da-terra, é uma planta medicinal com o nome científico Fumaria officinalis, que cresce em pequenos arbustos, e que possui folhas verde-acinzentadas e flores brancas ou rosadas com a ponta vermelha.
Essa planta possui propriedade depurativa, anti-inflamatória e laxativa e, por isso, pode ser usada no alívio das cólicas intestinais, da prisão de ventre e tratamento da urticária, sarna e psoríase. A fumária pode ser encontrada em lojas de produtos naturais e em algumas farmácias de manipulação.

Para que serve
A fumária possui propriedades depurativas, diuréticas, laxantes, anti-inflamatórias e pode também ser usada como reguladora da secreção biliar e regeneradora da pele e, assim, poderia ser utilizada em diversas situações, como por exemplo:
- Melhorar a digestão;
- Combater a prisão de ventre;
- Normalizar a secreção da bílis;
- Ajudar a aliviar a sensação de estômago pesado e as náuseas;
- Ajudar no tratamento dos cálculos biliares;
- Aliviar as cólicas menstruais.
Além disso, a fumária também poderia ser utilizada para aliviar alterações na pele, como urticária, sarna e psoríase, por exemplo, sendo importante continuar o tratamento para a alteração de acordo com a recomendação do médico e fazer o uso da fumária também sob recomendação médica ou do fitoterapeuta.
Como usar
As partes geralmente usada da fumária são o caule, as folhas e as flores, que podem ser utilizadas para preparar o chá. Para isso, basta juntar uma colher de chá de fumária seca e picada a 1 xícara de água fervente. Deixar repousar durante 10 minutos e em seguida coar, adoçar com mel e tomar de 1 a 3 xícaras por dia.
Devido ao sabor amargo do chá de fumária, a mistura com suco de frutas pode ser uma alternativa misturando uma xícara do chá frio de fumária ao suco de maça por exemplo.
Possíveis efeitos colaterais e contraindicações
O consumo máximo diário de fumária deve ser de 3 xícaras de chá, pois o uso excessivo pode provocar vômito, diarreia e dor no estômago. Além disso, a fumária é contraindicada para pessoas que tenham hipersensibilidade a esta planta, para grávidas e mulheres que estão amamentando.