Sal marinho: benefícios e quantidade recomendada

outubro 2022

O sal marinho, ou sal marinho integral, é um condimento obtido através da evaporação natural da água do mar ou de lagos salgados. Por ser rico em sódio, um mineral que equilibra a quantidade e a distribuição da água no corpo, o sal marinho ajuda a regular a pressão arterial.

Além disso, o sal marinho tem boas quantidades de cálcio e magnésio, minerais que adicionam sabor e cor a esse condimento. No entanto, o sal marinho tem a mesma quantidade de sódio que outros tipos de sal, como o sal refinado e o sal do himalaia, devendo, por isso, ser consumido com moderação.

O sal marinho pode ser encontrado em supermercados ou lojas de produtos naturais na forma de grãos finos ou flocos, que podem ou não ser fortificados com iodo e que variam entre as cores branca, rosa, preta ou cinza.

Principais benefícios

Os principais benefícios do sal marinho para a saúde são regular a pressão arterial e facilitar a absorção de nutrientes, já que é rico em sódio, um mineral que regula a quantidade e distribuição da água no corpo, além de permitir a entrada de nutrientes para as células. Conheça outros benefícios do sódio.

Além disso, o sal marinho, quando enriquecido com iodo, também ajuda a melhorar as funções da tireoide, evitando problemas como hipotireoidismo,  hipertireoidismo e bócio.

Diferença entre sal marinho e sal refinado

O sal refinado, ou de mesa, passa por um processo de refinamento e branqueamento, onde são retirados também muitos minerais. Além disso, esse tipo de sal contém antiumectantes para deixá-lo com textura mais fina e solta.

O sal marinho contém a mesma quantidade de sódio que o sal refinado. No entanto, esse tipo de sal não passa pelo processo de refinamento, contendo mais minerais que o sal refinado. O sal marinho não possui aditivos e sua textura varia entre flocos, grãos grossos ou finos.

Tabela de informação nutricional

A tabela a seguir contém a informação nutricional de 10g, o que equivale a 2 colheres de chá, de sal marinho e de sal de refinado:

Componentes

2 colheres de chá (10g) de sal marinho

2 colheres de chá (10g) de sal refinado

Sódio

3,5 mg

3,5 mg

Cálcio

7,9 mg

6,4 mg

Ferro

0,4 mg

0,2 mg

Magnésio

1,6 mg

0,6 mg

É importante lembrar que o sal marinho contém a mesma quantidade de sódio que outros tipos de sal, como o sal refinado, o sal do himalaia ou o sal grosso. Por isso, esse tipo de sal também deve ser consumido com moderação.

Quantidade recomendada

A Organização Mundial da Saúde recomenda a ingestão máxima de 5g de sal, o que corresponde a aproximadamente 1 colher de chá por dia.

Isto porque o consumo excessivo de sal, pode causar o aumento da pressão arterial, elevando o risco do surgimento de problemas cardíacos graves, como AVC ou infarto.

Como consumir

O sal marinho pode ser usado no preparo de receitas para temperar saladas, carnes, pães, massas, ensopados e molhos.

Além disso, o sal marinho também pode ser usado no preparo de remédios caseiros como solução salina para desentupir o nariz e gargarejos, por exemplo.

Veja com a nutricionista Tatiana Zanin como consumir o sal de forma saudável, saborosa e prática:

Esta informação foi útil?

Atualizado por Karla S. Leal - Nutricionista, em outubro de 2022.

Bibliografia

  • UNIRIO- SETOR DE ALIMENTAÇÃO E NUTRIÇÃO-PRÓ-REITORIA DE ASSUNTOS ESTUDANTIS. Sal. 2020. Disponível em: <http://www.unirio.br/prae/nutricao-prae-1/quarentena/carregamento-boletins-setan/Boletim%208_%20SAL_FINAL%202.pdf>. Acesso em 04 out 2022
  • GALIOTTO, Giovana et al. Composição mineral de diferentes tipos de sais minerais. Demetra Alimentação, Nutrição e Saúde. Vol.15. 51430.ed; 1-11, 2020
Mostrar bibliografia completa
  • CARAPETO, Cristina et al. Which Table Salt to Choose? . Journal of Nutrition & Food Sciences. Vol.8. 3.ed; 1-4, 2018
  • WORLD HEALTH ORGANIZATION. Salt intake. Disponível em: <https://www.who.int/data/gho/indicator-metadata-registry/imr-details/3082>. Acesso em 04 out 2022
  • EUROPEAN FOOD INFORMATION COUNCIL. Sodium: foods, functions, how much do you need and more. Disponível em: <https://www.eufic.org/en/vitamins-and-minerals/article/sodium-foods-functions-how-much-do-you-need-more>. Acesso em 04 out 2022
Equipe editorial constituída por médicos e profissionais de saúde de diversas áreas como enfermagem, nutrição, fisioterapia, análises clínicas e farmácia.

Tuasaude no Youtube

  • Como baixar a PRESSÃO ALTA sem remédio!

    11:32 | 1201204 visualizações