Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Tratamento caseiro para Baixar o Colesterol

Um bom tratamento caseiro para baixar o colesterol ruim é comer os alimentos certos, evitando todo tipo de gordura e açúcar. Indicamos aqui algumas receitas especialmente indicadas para ajudar no controle do colesterol, mas que não substituem os remédios indicados pelo médico, sendo apenas um complemento natural. 

1. Vitamina de goiaba com aveia para diminuir o colesterol

Tratamento caseiro para Baixar o Colesterol

Um excelente remédio caseiro para diminuir o colesterol rapidamente e de forma natural é tomar pelo menos 3 vezes por semana um copo de vitamina de goiaba com aveia porque é rica em antioxidantes e fibras que absorvem a gordura proveniente da alimentação, diminuindo assim a quantidade de colesterol que vai para o sangue.

Ingredientes

Modo de preparo

Bater os ingredientes no liquidificador, adoçar à gosto e beber esta vitamina de goiaba, pelo menos, 3 vezes por semana.

A goiaba é muito conhecida pela sua ação antidiarreica que ajuda a combater a diarreia, no entanto, a fibra presente na aveia tem ação contrária e por isso esta vitamina não deve prender o intestino.

2. Suco de tomate para baixar o colesterol

Tratamento caseiro para Baixar o Colesterol

O suco de tomate é rico em potássio, sendo importante para o bom funcionamento do coração, pois atua na transmissão dos impulsos nervosos cardíacos e no transporte de nutriente para o interior das células. Ele também é rico em licopeno, substância natural que diminui o colesterol ruim, reduzindo assim o risco de doenças cardíacas e do câncer de próstata.

Ingredientes

  • 3 tomates
  • 150 ml de água
  • 1 pitada de sal e outra de pimenta preta
  • 1 folha de louro ou manjericão

Modo de preparo

Bater muito bem todos os ingredientes no liquidificador e tomar a seguir. Este suco de tomate também pode ser tomado gelado.

Aconselha-se o consumo de cerca de 3 a 4 unidades de tomate por dia, para que a necessidade diária de licopeno (que é de cerca de 35 mg/dia) seja suprida. Sendo assim, é indicado o consumo de tomate em saladas, sopas, molhos e na forma de suco.

Atenção: Por ser rico em potássio, o tomate deve ser consumido com moderação por quem sofre de insuficiência renal crônica e também por quem sofre de gastrite ou úlcera de estômago, pois o tomate é ácido.

3. Suco de laranja com beringela 

Tratamento caseiro para Baixar o Colesterol

Este suco ajuda a baixar o colesterol alto e também no processo de emagrecimento devido à diminuição do estresse oxidativo que ocorre nas células.

Ingredientes:

  • 2 laranjas 
  • suco de meio limão
  • 1 berinjela

Modo de preparo:

Para prepara o suco de berinjela basta colocar 1 berinjela com casca no liquidificador e bater com o suco de 2 laranjas, acrescentando um pouco d’água, meio limão e deve adoçar à gosto. Coe e beba a seguir.

4. Chá vermelho para baixar o colesterol 

Tratamento caseiro para Baixar o Colesterol

Os benefícios do chá vermelho para o colesterol se devem a presença de antioxidantes que ajudam a diminuir a quantidade de colesterol ruim, evitando o entupimento das veias e artérias. O chá vermelho também fortalece o sistema imune, ajuda a emagrecer, diminui o apetite, auxilia a eliminar o excesso de gordura e tem ação saciante, sendo útil para controlar o apetite e, por isso, muitas vezes é indicado para quem deseja emagrecer.

Ingredientes

  • 1 litro de água
  • 2 colheres de chá vermelho

Modo de preparo

Ferva 1 litro de água e adicione 2 colheres de chá vermelho abafando por 10 minutos. Coe e beba 3 xícaras diariamente.

O chá vermelho é facilmente encontrado em lojas de produtos naturais e supermercados, pode ser vendido em forma de granulado instantâneo, sachês de chá pronto ou mesmo a folha picada.

5. Dicas para controlar o colesterol

Para controlar o colesterol ainda é importante uma dieta pobre em gorduras e da prática regular de exercício físico, pois o colesterol alto, quando não é tratado, aumenta o risco de infarto, AVC ou trombose.

Desta forma, os 5 passos para controlar o colesterol incluem:

  1. Praticar 1h de exercício físico 3 vezes por semana: como natação, caminhada rápida, corrida, esteira, bicicleta ou hidroginástica ajudam a diminuir o colesterol mau e a aumentar o colesterol bom, além de aumentar a circulação sanguínea, evitando o depósito de gorduras nas artérias;
  2. Beber cerca de 3 xícaras do chá de erva-mate por dia: possui propriedade antioxidante, diminuindo o colesterol ruim, além de impedir a absorção do colesterol no intestino delgado;
  3. Aumentar o consumo de alimentos ricos em ômega 3, como salmão, noz, pescada, atum ou sementes de chia: o ômega 3 ajuda a diminuir o colesterol ruim e a prevenir o entupimento dos vasos sanguíneos;
  4. Evitar o consumo de alimentos gordurosos ou açucarados: como biscoitos, bacon, óleo, bolachas, sorvetes, salgadinhos, chocolates, pizza, bolos, alimentos industrializados, molhos, margarina, frituras ou embutidos, por exemplo, pois aumentam o colesterol ruim no sangue e aceleram a formação de placas de gordura e o entupimento das veias;
  5. Beber o suco de uva roxa em jejum: a uva tinta possui resveratrol, que é antioxidante e ajuda a reduzir os níveis de colesterol ruim no sangue.

Além destes passos para controlar o colesterol, é muito importante tomar, todos os dias, os remédios para o colesterol prescritos pelo médico para que os níveis de colesterol no sangue não fiquem desregulados.

No entanto, optar por estes remédios caseiros é uma forma de complementar o tratamento e controle do colesterol de forma natural e saudável que não dispensa a toma dos medicamentos indicados pelo cardiologista, mas pode reduzir a dose e até a necessidade da toma de medicamentos com o tempo.

Mais sobre este assunto:
Carregando
...
Fechar