Ciproeptadina: para que serve e como tomar

Revisão clínica: Flávia Costa
Farmacêutica
janeiro 2022

A ciproeptadina, ou cloridrato de ciproeptadina, é um remédio antialérgico que ajuda a diminuir os sintomas de uma reação alérgica, como nariz escorrendo ou entupido, por exemplo. 

No entanto, este remédio também pode ser usado como estimulador do apetite, especialmente quando associado à vitaminas, como a vitamina B12 e vitamina B1, pois estimula a produção de massa muscular e o aumento do apetite. 

A ciproeptadina pode ser encontrada em farmácias ou drogarias, associada à vitaminas, vendida na forma de comprimidos ou xarope com os nomes comerciais Cobavital, Cobapetit, Apevitin ou Apetiviton BC, e deve ser usada somente com indicação médica. 

Para que serve

A ciproeptadina é indicada para aliviar os sintomas de alergia causados pela rinite alérgica ou conjuntivite alérgica associada a um resfriado comum e coceira e bolinhas vermelhas na pele. 

Além disso, a ciproeptadina quando associada à vitaminas B12 ou B1, é indicada como estimulante do apetite, para aumentar o peso. 

Como usar

A ciproeptadina deve ser tomada por via oral, de preferência à noite, cerca de 30 a 60 minutos antes de uma refeição.

As doses normalmente recomendadas da ciproeptadina são: 

  • Adultos: a dose normalmente recomendada é de 4 mg de ciproeptadina, de 3 a 4 vezes por dia, conforme orientação médica, sendo que a dose máxima é 0,5 mg por Kg de peso corporal por dia
  • Crianças entre os 7 a 14 anos: a dose normalmente recomendada é de 4 mg de ciproeptadina, 2 ou 3 vezes por dia, conforme orientação do pediatra. A dose máxima é de 16 mg por dia;
  • Crianças entre os 2 a 6 anos: a dose normalmente recomendada é de 2 mg de ciproeptadina, 2 ou 3 vezes por dia, conforme orientação do pediatra. A dose máxima é de 12 mg por dia.

É importante usar a ciproeptadina nas doses e pelo tempo de tratamento recomendados pelo médico, sendo que quando utilizado como estimulante do apetite o tempo máximo recomendado de tratamento é de 6 meses.

Possíveis efeitos Colaterais 

Os efeitos colaterais mais comuns que podem ocorrer durante o tratamento com a ciproeptadina são sonolência, cansaço, náuseas ou secura na boca, nariz ou garganta. Em crianças também podem ocorrer pesadelos, excitação não-habitual, nervosismo ou irritabilidade.

Quem não deve usar

A ciproeptadina não deve ser usada por crianças com menos de 2 anos de idade, mulheres grávidas ou em amamentação, ou por pessoas com glaucoma, retenção urinária, úlcera de estômago, hipertrofia prostática, obstrução da bexiga, crises de asma.

Esse remédio também não deve ser usado por pessoas que tenham alergia à ciproeptadina ou a qualquer outro componente da fórmula. 

Além disso, a ciproeptadina não deve ser usada por pessoas em tratamento com remédios inibidores da monoamina oxidase (IMAO), como isocarboxazida, fenelzina, moclobemida, iproniazida ou tranilcipromina, por exemplo. Por isso, deve-se esperar pelo menos 14 dias após o término do tratamento com os inibidores da monoaminoxidase para iniciar o tratamento com a ciproeptadina.

Esta informação foi útil?

Atualizado e revisto clinicamente por Flávia Costa - Farmacêutica, em janeiro de 2022.

Bibliografia

  • ABBOTT LABORATÓRIOS DO BRASIL LTDA. Cobavital (cloridrato de ciproeptadina + cobamida). 2021. Disponível em: <https://docs.google.com/gview?url=https://uploads.consultaremedios.com.br/drug_leaflet/Bula-Cobavital-Paciente-Consulta-Remedios.pdf?1637267236&embedded=true>. Acesso em 25 jan 2022
  • DRUGS.COM. Cyproheptadine. 2021. Disponível em: <https://www.drugs.com/mtm/cyproheptadine.html>. Acesso em 25 jan 2022
Mostrar bibliografia completa
  • EMS S/A. Apitivin (cloridrato de ciproeptadina 4mg + associações). 2014. Disponível em: <https://www.ems.com.br/arquivos/produtos/bulas/bula_cloridrato_de_ciproeptadina_cloridrato_de_tiamina_riboflavina_cloridrato_de_piridoxina_nicotinamida_acido_ascorbico_1001_1529.pdf>. Acesso em 25 jan 2022
Revisão clínica:
Flávia Costa
Farmacêutica
Formada em Farmácia pelo Centro Universitário Newton Paiva em 2003. Mestre em Ciências Biomédicas pela UBI, Portugal.

Tuasaude no Youtube

  • Vitamina para GANHAR PESO e aumentar MASSA MUSCULAR

    17:22 | 354043 visualizações
  • Dieta para Engordar

    02:43 | 2357301 visualizações