Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Feno-Grego: o que é, onde comprar e como usar

O feno grego, também conhecido como fenacho ou alforvas, é uma planta medicinal cujas sementes possuem propriedades digestivas e anti-inflamatórias, podendo, assim, ser útil no tratamento da gastrite e para o controle dos níveis de colesterol. 

O nome científico do feno-grego é Trigonella foenum-graecum e pode ser encontrado na loja de produtos naturais, feiras livres ou lojas de suplemento na forma de pó, semente ou cápsula. O preço do feno-grego varia de acordo com o local da compra, quantidade e do estado em que se encontra (se em pó, semente ou cápsula), podendo ser entre R$3 e R$130,00. 

Feno-Grego: o que é, onde comprar e como usar

Para que serve o Feno-Grego

O feno-grego possui propriedades laxativas, afrodisíacas, anti-inflamatórias, digestivas, antioxidante e antimicrobiana, assim pode ser utilizada em diversas situações, como:

  1. Diminuir e controlar os níveis de colesterol e glicose no sangue;
  2. Controlar a anemia;
  3. Tratar gastrite;
  4. Diminuir inflamações;
  5. Tratar a cárie e a faringite;
  6. Melhorar o funcionamento do intestino;
  7. Aliviar os sintomas da menopausa;
  8. Diminuir as cólicas menstruais;
  9. Estimular a produção de testosterona;
  10. Aumentar a energia;
  11. Reduzir a gordura corporal.

Além dessas aplicações, o feno-grego pode ser utilizado para auxiliar no tratamento de problemas no couro cabeludo, como caspa, queda de cabelo e calvície, além de promover a hidratação e acelerar o crescimento saudável dos cabelos. Veja outras dicas para fazer o cabelo crescer mais rápido.

Modo de uso do Feno-Grego

As partes utilizadas do feno-grego são as sementes, onde normalmente se encontram as propriedades medicinais dessa planta. As sementes podem ser usadas moídas e diluídas no leite, em Infusão ou cozidas para fazer chá, em cápsulas, encontradas em lojas de produtos naturais, e em aplicações de compressas com a semente de feno-grego triturada e aquecida.

  • Chá de feno-grego para compressas, gargarejos e lavagens vaginais: Usar 2 colheres (de chá) de sementes de feno-grego e 1 xícara de água. Ferver as sementes na água durante 10 minutos. Em seguida coar e usar o chá em compressas no couro cabeludo para tratamento de caspa e calvície, gargarejos para tratamento de rouquidão ou lavagens vaginais. 
  • Chá de feno-grego: Usar 1 xícara de água fria sobre duas colheres (de chá), deixar em repouso por 3 horas, em seguida ferver os ingredientes, coar e beber enquanto estiver morno, 3 vezes ao dia para tratamento da prisão de ventre e alívio dos sintomas da menopausa.
  • Compressa com as sementes de feno-grego para furúnculo: Usar 110 g de sementes de feno-grego com água ou vinagre. Bater no liquidificador até obter uma pasta e levar ao fogo até levantar fervura. Em seguida espalhar a polpa ainda quente sobre um pano e aplicar sobre o local da inflamação até esfriar repetindo o procedimento de 3 a 4 vezes por dia.

Possíveis efeitos colaterais

O consumo em excesso do feno-grego pode causar gases, barriga inchada e diarreia, além de irritação na pele quando usado por pessoas alérgicas a essa planta, por isso é importante ter orientação de um fitoterapeuta sobre a melhor forma de utilizar essa planta sem que haja efeitos adversos.

O feno-grego é contra-indicado para grávidas, pois pode induzir o parto, mulheres que estejam amamentando e pessoas diabéticas dependentes de insulina.

Mais sobre este assunto:


Carregando
...