Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

8 melhores sucos para baixar o colesterol

Os sucos de frutas naturais são excelentes aliados para ajudar a baixar o colesterol mau, o LDL, e diminuir o risco de doenças cardiovasculares, desde que acompanhado por uma dieta saudável e equilibrada.

Os sucos mais indicados para controlar o colesterol no sangue devem ser preparados com frutas frescas e com casca e devem, preferencialmente, ser ingeridos logo após o seu preparo porque este cuidado garante uma maior quantidade de nutrientes.

Para garantir que a concentração do colesterol diminua no sangue, além de tomar 1 dos sucos durante 3 meses, é importante diminuir o consumo de alimentos ricos em gordura e industrializados, além de praticar algum tipo de atividade física pelo menso 3 vezes por semana por 30 a 60 minutos.

Os melhores sucos para ajudar a controlar o colesterol no sangue são:

1. Suco de uva

8 melhores sucos para baixar o colesterol

O suco de uva possui resveratrol, que é um fitonutriente que possui propriedade antioxidante, anti-inflamatória e antiplaquetária, evitando a oxidação do LDL e prevenindo alterações nos níveis de colesterol.

Como fazer: Bater no liquidificador 1 copo de uvas roxas com 1/2 copo de água, coar e adoçar à gosto.

2. Suco de laranja com berinjela

8 melhores sucos para baixar o colesterol

O suco de laranja com berinjela é também uma ótima opção para controlar o colesterol, isso porque esse suco é rico em fibras solúveis, antioxidantes, polifenóis e saponinas, que ajudam a reduzir o colesterol LDL.

Como fazer: Bater no liquidificador 1 berinjela (200g) com casca + 200 ml de suco puro de laranja, adoçar à gosto.

3. Suco de goiaba

8 melhores sucos para baixar o colesterol

A goiaba é uma fruta rica em pectina e fibras solúveis que ajudam a controlar os níveis de colesterol, prevenir a oxidação do LDL e o seu acúmulo nos vasos. Além disso, as fibras da goiaba ajudam a diminuir a absorção do colesterol no intestino e o que não é absorvido é eliminado através das fezes.

Como fazer: Bater no liquidificador 4 goiabas vermelhas com casca + suco de 1 limão + 1 copo de água. Coar e adoçar à gosto.

4. Suco de melancia

8 melhores sucos para baixar o colesterol

O suco de melancia contém licopeno, arginina e citrulina que são antioxidantes que protegem as artérias dos danos do colesterol LDL, além de diminuir o risco de formação de placas de gordura.

Como fazer: Colocar 2 fatias de melancia no liquidificador e bater até fica homogêneo. Adoçar à gosto e beber em seguida.

5. Suco de romã

8 melhores sucos para baixar o colesterol

A romã possui compostos fenólicos com ação anti-inflamatória que inibe a produção de óxido nítrico que está envolvido no aumento do colesterol.

Como fazer: Bater no liquidificador a polpa de 2 romãs, com sementes, juntamente com 1 copo de água e adoçar à gosto.

6. Suco de maçã

8 melhores sucos para baixar o colesterol

A maçã é rica em fibras, vitamina C e compostos fenólicos que ajudam na diminuição da absorção do colesterol pelo fígado, sendo eliminado nas fezes, reduzindo assim o colesterol LDL e o colesterol total.

Como fazer: Bater no liquidificador 2 maçãs gala, com casca + 1 copo de água e adoçar à gosto ou passar 1 maçã inteira pela centrífuga e tomar seu suco logo a seguir.

7. Suco de tomate

8 melhores sucos para baixar o colesterol

O suco de tomate é rico em potássio, que atua na transmissão dos impulsos nervosos cardíacos e no transporte de nutriente para o interior das células, e também é rico em licopeno, que diminui o colesterol ruim.

Como fazer: Bater no liquidificador 3 tomates maduros com casca, 150 ml de água e temperar com sal, pimenta preta e louro em pó.

8. Suco de abacaxi

8 melhores sucos para baixar o colesterol

O suco de abacaxi é rico em fibras solúveis e vitamina C, o que ajuda a controlar os níveis de colesterol e a evitar que sejam formadas placas de gordura nos vasos.

Como fazer: Bater no liquidificador 3 fatias grossas de abacaxi com 1 copo de água e adoçar à gosto.

Como baixar o colesterol

Para baixar o colesterol LDL e melhorar os níveis de colesterol total e HDL, além de consumir um desses sucos, é importante seguir a orientação do médico além de seguir uma alimentação adequada, diminuindo o consumo de alimentos ricos em gordura e os industrializados, além de praticar algum tipo de atividade física, pelo menos, 3 vezes por semana. Os exercícios devem ser realizados durante cerca de 1 hora e devem ser o suficiente para aumentar a frequência cardíaca, levando ao emagrecimento.

Quando o colesterol total está muito alto, acima de 200 mg/dL ou quando não há modificação dos valores após 3 meses de dieta e exercícios, o cardiologista pode prescrever remédios para controlar o colesterol, mas seu uso também não exclui a necessidade de uma alimentação adequada e dos exercícios para prevenir eventos como infarto ou AVC, por exemplo.

Confira no vídeo a seguir o que comer para baixar o colesterol:

Bibliografia >

  • ZHOU Quan, WI Jiang et al. Beneficial Effect of Higher Dietary Fiber Intake on Plasma HDL-C and TC/HDL-C Ratio among Chinese Rural-to-Urban Migrant Workers. International Journal of Environmental Research and Public Health. 12. 5; 4726–4738., 2015
  • DOLINSKY Manuela. Nutrição Funcional. 1º. Brasil: Roca, 2009. 54-56.
  • JOURNAL OF THE ACADEMY OF NUTRITION AND DIETETICS. Position of the Academy of Nutrition and Dietetics: Health Implications of Dietary Fiber. Academy of Nutrition and Dietetics. 115. 11; 1861-1870, 2015
  • SALEHI Bahare et al. Resveratrol: A Double-Edged Sword in Health Benefits. Biomedicines. 6. 3; 1-20, 2018
  • MARYANTO Sugeng; MARSONO Yustinus. The Effect of Guava on the Improvement of Lipid Profile in Hypercholesterolemic Rats. International Conference on Life Sciences and Technology. 276. 1-7, 2019
  • Burton-Freeman B, Reimers K. Tomato Consumption and Health: Emerging Benefits. American Journal of Lifestyle Medicine. 1-10, 2010
Esta informação foi útil?   
Sim  /  Não

Ficou alguma dúvida. Deixe aqui a sua questão para que possamos melhorar o nosso texto:

Atenção! Só poderemos responder diretamente se deixar o seu email.
Irá receber um email com um link que deverá aceder para confirmar que o email lhe pertence.
Mais sobre este assunto:

Publicidade
Carregando
...
Fechar Simbolo de finalizado

Pode perguntar

Fechar
É hora de acabar com todas as suas dúvidas!
Erro
Erro
Erro
Marque a caixa de verificação acima.
Enviar Mensagem