Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Os 8 Melhores sucos para controlar o colesterol

Os sucos de frutas naturais são ótimos aliados para baixar o colesterol ruim, reduzindo o risco de doenças cardiovasculares e para melhorar a qualidade de vida. Os sucos mais indicados para controlar o colesterol no sangue devem ser preparados com frutas frescas e com casca e devem, preferencialmente, ser ingeridos logo após o seu preparo porque este cuidado garante uma maior quantidade de nutrientes.

Os melhores sucos para ajudar a controlar o colesterol no sangue são:

1. Suco de uva

  • Benefício: Possui resveratrol, que tem ação antioxidante e antiplaquetária, que diminui o oxidação do LDL.
  • Como fazer: Bater no liquidificador 1 copo de uvas roxas com 1/2 copo de água, coar e adoçar à gosto.

2. Suco de laranja com berinjela

  • Benefício: A berinjela é rica em fibra solúvel, polifenóis e saponinas, que ajudam a reduzir o colesterol LDL porque favorecem a eliminação do colesterol pelas fezes.
  • Como fazer: Bater no liquidificador 1 berinjela (200g) com casca + 200 ml de suco puro de laranja-pêra, adoçar à gosto.

3. Suco de goiaba

  • Benefício: É rica em pectina e fibras solúveis que limpam o aparelho intestinal, facilitando a eliminação do colesterol juntamente com as fezes.
  • Como fazer: Bater no liquidificador 4 goiabas vermelhas com casca + suco de 1 limão + 1 copo de água. Coar e adoçar à gosto.

4. Suco de melancia

  • Benefício: Contém licopeno, arginina e citrulina que são antioxidantes que protegem as artérias dos danos do colesterol LDL e diminui a formação de placas de gordura.
  • Como fazer: Passar dois 2 fatias de melancia (com casca) pela centrífuga e adoçar à gosto.
Os 8 Melhores sucos para controlar o colesterol
Os 8 Melhores sucos para controlar o colesterol

5. Suco de romã

  • Benefício: Possui compostos fenólicos com ação anti-inflamatória que inibe a produção de óxido nítrico que está envolvido no aumento do colesterol.
  • Como fazer: Bater no liquidificador a polpa de 2 romãs, com sementes, juntamente com 1 copo de água e adoçar à gosto.

6. Suco de maçã gala

  • Benefício: É rica em fibras, vitamina C e compostos fenólicos que ajudam na diminuição da absorção do colesterol pelo fígado, sendo eliminado nas fezes, reduzindo assim o colesterol LDL e o colesterol total.
  • Como fazer: Bater no liquidificador 2 maçãs gala, com casca + 1 copo de água e adoçar à gosto ou passar 1 maçã inteira pela centrífuga e tomar seu suco logo a seguir.

7. Suco de tomate

  • Benefício: É rico em potássio, que atua na transmissão dos impulsos nervosos cardíacos e no transporte de nutriente para o interior das células, e também é rico em licopeno, que diminui o colesterol ruim.
  • Como fazer: Bater no liquidificador 3 tomates maduros com casca, 150 ml de água e temperar com sal, pimenta preta e louro em pó.

8. Suco de abacaxi

  • Benefícios: É rico em fibras solúveis e vitamina C que protegem as veias e favorecem a eliminação do colesterol pelas fezes.
  • Como fazer: Bater no liquidificador 3 fatias grossas de abacaxi com 1 copo de água e adoçar à gosto.

Para garantir que a concentração de colesterol diminua no sangue, além de tomar diariamente 1 destas receitas durante 3 meses, é essencial seguir uma dieta adequada, restringindo o consumo de alimentos ricos em gordura e os industrializados, além de praticar algum tipo de atividade física, pelo menos, 3 vezes por semana. Os exercícios devem ser realizados durante cerca de 1 hora e devem ser o suficiente para aumentar a frequência cardíaca, levando ao emagrecimento.

Veja como se alimentar corretamente no vídeo:

Por vezes, quando o colesterol total está muito alto, acima de 200 mg/dL ou quando não há modificação dos valores após 3 meses de dieta e exercícios, o cardiologista pode prescrever remédios para controlar o colesterol, mas seu uso também não exclui a necessidade de uma alimentação adequada e dos exercícios para prevenir eventos como infarto ou AVC, por exemplo.

Veja outras formas naturais de diminuir o colesterol ruim:

Mais sobre este assunto:
Carregando
...