Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Como fazer o cabelo crescer mais rápido depois da quimioterapia

Para o cabelo crescer mais rápido, é necessária uma boa alimentação e um estilo de vida saudável, além de cuidados com os novos fios. Após a quimioterapia, o cabelo leva cerca de 2 a 3 meses para voltar a crescer, e é comum que o novo cabelo seja um pouco diferente do cabelo antigo, podendo nascer cacheado quando antes era liso ou vice-versa.

A textura e a cor do cabelo também costumam mudar, e até pode acontecer de nascerem cabelos brancos após a quimioterapia. Em cerca de 1 ano, a maior parte das pessoas volta a ter o cabelo completamente normal, mas em alguns casos isso não acontece e o indivíduo passa a ter um novo tipo de cabelo.

A seguir, encontram-se algumas dicas para ajudar no crescimento do cabelo após a quimioterapia:

1. Tomar vitaminas

Diversas vitaminas são essenciais para o crescimento do cabelo, como as vitaminas do complexo B e as vitaminas A, C, D e E. As vitaminas irão ajudar a manter a pele e o couro cabeludo saudáveis, além de fortalecerem os fios do cabelo. Elas também são importantes para o sistema imunológico, ajudando na recuperação e no fortalecimento do corpo.

Além dessas vitaminas, também existem remédios que podem ser aconselhados pelo oncologista, como Minoxidil, Pantogar e Hair-Active.

2. Comer bem

Uma alimentação saudável irá fornecer todos os nutrientes necessários não só para ajudar no crescimento do cabelo, mas também para acelerar a recuperação do organismo após a quimioterapia. Por isso, deve-se comer frutas, verduras, alimentos integrais, azeite e grãos como linhaça e chia, além de evitar o consumo de alimentos ricos em gordura, como salsicha, linguiça e comida pronta congelada. Beber bastante água também é importante para manter a hidratação da pele e do couro cabeludo.

3. Não usar produtos químicos no cabelo

O uso de produtos químicos pode ferir o couro cabeludo e enfraquecer a estrutura dos fios novos, por isso evite pintar o cabelo ou usar produtos de alisamento enquanto o cabelo ainda estiver muito fino e quebradiço.

4. Hidratar o cabelo

Logo que os fios começarem a nascer, faça hidratação capilar pelo menos uma vez por semana. Ela irá ajudar a fortalecer o cabelo e melhorar a sua textura, além de também hidratar o couro cabeludo. Veja algumas receitas caseiras de hidratação para cabelos.

Alimentação saudávelAlimentação saudável
Hidratação capilarHidratação capilar
Reduzir o estresseReduzir o estresse

5. Diminuir o estresse

O estresse é conhecido por causar a queda de cabelo, por isso deve-se tentar diminuir o estresse em casa e no trabalho. Muitas pessoas têm uma rotina cheia e diariamente sentem-se irritadas ou cansadas, e sem perceber acabam prejudicando o bom funcionamento do corpo, causando a queda de cabelo ou o enfraquecimento do sistema imunológico, por exemplo.

6. Praticar atividade física

Praticar atividade física de 3 a 5 vezes por semana ajuda a reduzir o estresse, fortalecer o corpo e melhorar a circulação sanguínea, auxiliando, assim, no crescimento do cabelo.

Além disso, é importante lembrar que o cabelo precisa de tempo para crescer, e de que é preciso ter paciência e muito cuidado com os novos fios para, assim, estimular o crescimento saudável do cabelo. Além das dicas acima, veja também outras 7 dicas para o cabelo crescer mais rápido.

Mais sobre este assunto:


Carregando
...