Somos REDE D'OR
icon de informação icon de telefone 3003-3230
Número disponível apenas em território brasileiro, com custo de chamada local.

Minoxidil: o que é, para que serve, como usar e efeitos colaterais

Revisão clínica: Flávia Costa
Farmacêutica
dezembro 2022
  1. Para que serve
  2. Como funciona
  3. Como usar
  4. Efeitos colaterais
  5. Contraindicações

O minoxidil é uma substância que estimula o crescimento capilar, sendo indicado para o tratamento e prevenção da queda de cabelo androgênica. O minoxidil aumenta o calibre dos vasos sanguíneos, melhorando a circulação sanguínea no escalpe. Além disso, ajuda a prolongar a fase anágena do fio, que é quando acontece o nascimento e crescimento do cabelo.

Em algumas situações, e caso o médico assim o recomende, a solução de minoxidil também pode ser usada para engrossar e preencher falhas nas sobrancelhas e na barba.

O minoxidil está disponível para venda com diferentes nome comerciais, como Aloxidil, Rogaine, Pant ou Kirkland, por exemplo, podendo ainda ser manipulado na farmácia. Antes de utilizar minoxidil deve-se falar com o médico, para entender as contraindicações e efeitos colaterais que podem surgir.

Imagem ilustrativa número 1

Para que serve

O minoxidil está indicado para o tratamento e prevenção da queda de cabelo androgênica. Em alguns casos, pode ainda ser aconselhado pelo médico para engrossar e preencher falhas na barba e nas sobrancelhas.

Como funciona o minoxidil

Ainda não se sabe ao certo qual o mecanismo de ação do minoxidil. Inicialmente, esta substância era utilizada para baixar a pressão arterial em pessoas hipertensas, já que o minoxidil tem uma ação vasodilatadora. Só depois se descobriu que um dos efeitos colaterais nestas pessoas era o crescimento do cabelo.

Assim, o minoxidil passou a ser usado em solução no couro cabeludo, devido à sua ação vasodilatadora, que melhora a circulação sanguínea, promovendo a absorção de nutrientes no bolbo capilar. Sabe-se ainda que esta substância prolonga a fase anágena, que é a fase do ciclo capilar em que ocorre nascimento e crescimento dos fios.

Como usar

O uso de minoxidil só deve ser utilizado sob orientação médica. Geralmente, conforme a região a tratar, o minoxidil deve ser usado da seguinte forma:

1. Cabelo

Para tratar a queda de cabelo, a solução de minoxidil pode ser aplicada diretamente na pele do couro cabeludo seco, nas regiões em que o cabelo está mais fraco, com a ajuda de uma massagem, duas vezes ao dia.

Geralmente, a quantidade que é aplicada de cada vez é de cerca de 1 mL e a duração do tratamento pode ser de cerca de 3 a 6 meses ou conforme indicação do clinico geral ou dermatologista.

2. Barba

Embora os fabricantes da solução de minoxidil não recomendem a aplicação do produto noutras regiões além do couro cabeludo, em alguns casos, o dermatologista pode recomendar a aplicação do produto na barba.

Para preencher falhas da barba, o minoxidil pode ser aplicado da mesma forma que é aplicado no couro cabeludo, mas neste caso, o produto deve ser aplicado primeiro nas mãos e depois nas regiões da barba que se pretende tratar. Lavar as mãos após a aplicação do minoxidil na barba.

Depois de aplicar o produto, a pessoa deve passar um produto hidratante e nutritivo, como um óleo de coco ou amêndoas doces, por exemplo, para evitar o ressecamento e reduzir o cheiro do medicamento, já que ele tem uma grande quantidade de álcool, que seca a pele.

3. Sobrancelha

Os fabricantes da solução de minoxidil não estão autorizadas para recomendar a utilização do produto noutras regiões além do couro cabeludo, no entanto, em alguns casos, o dermatologista pode recomendar a aplicação do produto nas sobrancelhas, de forma segura.

O minoxidil também pode ser usado para engrossar as sobrancelhas, aplicando a solução com a ajuda de um cotonete. Depois de aplicar o produto, também se pode passar um óleo na sobrancelha, para que não fique ressecada. Saiba como fazer a sobrancelha crescer e engrossar.

Em todas as situações, depois da aplicação do minoxidil, deve-se usar um produto que evite o ressecamento da pele, é aconselhado lavar bem as mãos depois da aplicação, ter cuidado com a região dos olhos e evitar usar mais de 2 mL da solução por dia.

Possíveis efeitos colaterais

A solução de minoxidil, geralmente, é bem tolerada, no entanto em alguns casos podem surgir efeitos colaterais como crescimento indesejado de pelos no couro cabeludo, reação alérgica local, coceira, pele seca ou descamação do couro cabeludo.

Em alguns casos, pode ocorrer aumento da queda de cabelo, que geralmente é temporária, e pode ocorrer cerca de 2 a 6 semanas após o início do tratamento, melhorando após algumas semanas. No entanto, se a queda de cabelo continuar por mais de 2 semanas, deve-se interromper o uso do minoxidil e informar ao médico para que o tratamento seja reavaliado.

Quem não deve usar

O minoxidil não deve ser usado por mulheres grávidas ou em amamentação, ou que tenham alergia alergia ao minoxidil ou qualquer outro componente da fórmula. A solução do minoxidil a 5% não deve ser usada por mulheres, a não ser que seja indicada pelo médico.

Além disso, por conter álcool na sua composição, o uso do minoxidil não é recomendado para pessoas em tratamento de alcoolismo que fazem uso do remédio dissulfiram.

Esta informação foi útil?

Atualizado por Manuel Reis - Enfermeiro, em dezembro de 2022. Revisão clínica por Flávia Costa - Farmacêutica, em dezembro de 2022.

Bibliografia

  • GOREN, A.; NACCARATO, T. Minoxidil in the treatment of androgenetic alopecia. Dermatol Ther. 31. 5; e12686, 2018
  • STOEHR, J. R.; et al. Off-Label Use of Topical Minoxidil in Alopecia: A Review. Am J Clin Dermatol. 20. 2; 237-250, 2019
Mostrar bibliografia completa
  • ACHÉ. Pant (minoxidil) solução capilar 5%. Disponível em: <https://www.ache.com.br/arquivos/Pant-minoxidil-50mg-spray-06-03-2017.pdf>. Acesso em 03 ago 2021
  • Ana Santos Rebelo. Novas estratégias para o tratamento da alopécia. Dissertação de Mestrado Integrado em Ciências Farmacêuticas, 2015. Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias/Escola de Ciências e Tecnologias da Saúde.
  • SITTICHAI INGPRASERT, Chuchai; TANGLERTSAMPAN, Nalintip. Efficacy and safety of minoxidil 3% lotion for beardenhancement: A randomized, double-masked,placebo-controlled study. Journal of dermatology. 2016
  • DRUGS.COM. Minoxidil Topical. 2020. Disponível em: <https://www.drugs.com/mtm/minoxidil-topical.html>. Acesso em 03 ago 2021
  • ANVISA. Aloxidil. Disponível em: <http://www.anvisa.gov.br/datavisa/fila_bula/frmVisualizarBula.asp?pNuTransacao=10466122015&pIdAnexo=2974782>. Acesso em 05 abr 2019
  • MAYO CLINIC. Minoxidil (Topical Route). Disponível em: <https://www.mayoclinic.org/drugs-supplements/minoxidil-topical-route/proper-use/drg-20068750>. Acesso em 04 abr 2019
  • FAGRON. O uso de minoxidil base na linha TrichoConcept. Disponível em: <https://br.fagron.com/sites/default/files/wysiwyg/o_uso_do_minoxidil_base_na_linha_trichoconcepttm_0.pdf>. Acesso em 04 abr 2019
  • ACHÉ. Pant - Minoxidil. Disponível em: <https://www.ache.com.br/arquivos/Pant-minoxidil-50mg-spray-06-03-2017.pdf>. Acesso em 04 abr 2019
Revisão clínica:
Flávia Costa
Farmacêutica
Formada em Farmácia pelo Centro Universitário Newton Paiva em 2003. Mestre em Ciências Biomédicas pela UBI, Portugal.

Tuasaude no Youtube

  • Vitamina poderosa para QUEDA DE CABELO

    15:27 | 1615051 visualizações
  • BARBA: 7 passos naturais para crescer mais rápido

    05:30 | 65521 visualizações