Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Como usar o Minoxidil no cabelo, barba e sobrancelha

A solução de minoxidil, que está disponível nas concentrações de 2% e 5%, é indicada para o tratamento e prevenção da queda de cabelo androgênica. O minoxidil é uma substância ativa que estimula o crescimento capilar, já que aumenta o calibre dos vasos sanguíneos, melhorando a circulação sanguínea no local, e prolonga a fase anágena, que é a fase de nascimento e crescimento do cabelo.

Além disso, em algumas situações e caso o médico assim o recomende, a solução de minoxidil pode também ser usada para engrossar e preencher falhas nas sobrancelhas e na barba.

O minoxidil está disponível em várias marcas diferentes para venda, como Aloxidil, Rogaine, Pant ou Kirkland, por exemplo, ou pode ser manipulado na farmácia. Antes de o utilizar deve-se falar com o médico, devido às contraindicações e efeitos colaterais que possam surgir. Veja quais as contraindicações e efeitos colaterais que podem ocorrer.

Como usar o Minoxidil no cabelo, barba e sobrancelha

Para que serve o Minoxidil e como potencializar os efeitos

A solução de minoxidil está indicada para o tratamento e prevenção da queda de cabelo androgênica. 

Para usufruir ao máximo dos seus efeitos, é importante que a solução seja utilizada conforme a orientação do médico, o tratamento não seja interrompido e que o produto seja aplicado na região, seguido de uma massagem, para estimular a absorção do produto. 

Como usar

O uso de minoxidil só deve ser utilizado sob orientação médica. Geralmente, conforme a região a tratar, o minoxidil deve ser usado da seguinte forma:

1. Cabelo

Para tratar a queda de cabelo, a solução de minoxidil pode ser aplicada no couro cabeludo seco, nas regiões em que o cabelo está mais fraco, com a ajuda de uma massagem, duas vezes ao dia.

Geralmente, a quantidade que é aplicada de cada vez é de cerca de 1 mL e a duração do tratamento pode ser de cerca de 3 a 6 meses ou conforme indicação do clinico geral ou dermatologista.

2. Barba

Embora os fabricantes da solução de minoxidil não recomendem a aplicação do produto noutras regiões além do couro cabeludo, em alguns casos, o dermatologista pode recomendar a aplicação do produto na barba.

Para preencher falhas da barba, o minoxidil pode ser aplicado da mesma forma que é aplicado no couro cabeludo, mas neste caso, o produto deve ser aplicado primeiro nas mãos e depois nas regiões da barba que se pretende tratar.

Depois de aplicar o produto, a pessoa deve passar um produto hidratante e nutritivo, como um óleo de coco ou amêndoas doces, por exemplo, para evitar o ressecamento e reduzir o cheiro do medicamento, já que ele tem uma grande quantidade de álcool, que seca a pele.

3. Sobrancelha

Os fabricantes da solução de minoxidil não estão autorizadas para recomendar a utilização do produto noutras regiões além do couro cabeludo, no entanto, em alguns casos, o dermatologista pode recomendar a aplicação do produto nas sobrancelhas, de forma segura.

O minoxidil também pode ser usado para engrossar as sobrancelhas, aplicando a solução com a ajuda de um cotonete. Depois de aplicar o produto, também se pode passar um óleo na sobrancelha, para que não fique ressecada. Saiba como fazer a sobrancelha crescer e engrossar.

Em todas as situações, depois da aplicação do minoxidil, deve-se usar um produto que evite o ressecamento da pele, é aconselhado lavar bem as mãos depois da aplicação, ter cuidado com a região dos olhos e evitar usar mais de 2 mL da solução por dia.

Como funciona o minoxidil?

Ainda não se sabe ao certo qual o mecanismo de ação do minoxidil. Inicialmente, esta substância era utilizada para baixar a pressão arterial em pessoas hipertensas, já que o minoxidil tem uma ação vasodilatadora. Só depois se descobriu que um dos efeitos colaterais nestas pessoas era o crescimento do cabelo.

Assim, o minoxidil passou a ser usado em solução no couro cabeludo, devido à sua ação vasodilatadora, que melhora a circulação sanguínea, promovendo a absorção de nutrientes no bolbo capilar. Sabe-se ainda que esta substância prolonga a fase anágena, que é a fase do ciclo capilar em que ocorre nascimento e crescimento dos fios.


Bibliografia

  • ACHÉ. Pant - Minoxidil. Link: <www.ache.com.br>. Acesso em 04 Abr 2019
  • ANVISA. Aloxidil. Link: <www.anvisa.gov.br>. Acesso em 05 Abr 2019
  • Ana Santos Rebelo. Novas estratégias para o tratamento da alopécia. Dissertação de Mestrado Integrado em Ciências Farmacêuticas, 2015. Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias/Escola de Ciências e Tecnologias da Saúde.
  • MAYO CLINIC. Minoxidil (Topical Route). Link: <www.mayoclinic.org>. Acesso em 04 Abr 2019
  • FAGRON. O uso de minoxidil base na linha TrichoConcept. Link: <br.fagron.com>. Acesso em 04 Abr 2019
  • SITTICHAI INGPRASERT, Chuchai; TANGLERTSAMPAN, Nalintip. Efficacy and safety of minoxidil 3% lotion for beardenhancement: A randomized, double-masked,placebo-controlled study. Journal of dermatology. 2016
Gostou do que leu?   
Sim  /  Não

Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva aqui para que possamos melhorar o texto. Não lhe iremos responder directamente. Se quiser uma resposta clique em Contato.

Enviar Carregando elementos na página
Mais sobre este assunto:


Publicidade
Carregando
...
Fechar

Pode perguntar

Fechar
É hora de acabar com todas as suas dúvidas!
Erro
Erro
Erro
Marque a caixa de verificação acima.
Enviar Mensagem