Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

8 mitos e verdades sobre o Câncer de Mama

O câncer de mama é um dos principais tipos de câncer em todo o mundo, sendo o maior responsável pela grande parte dos novos casos de câncer, em mulheres, em cada ano.

No entanto, este também é um tipo de câncer que, quando identificado precocemente, tem altas chances de cura e, por isso, fazer o rastreio do câncer de mama é muito importante, especialmente para pessoas com maior risco, como ter histórico familiar da doença. Saiba mais sobre o câncer de mama e quem tem maior risco de desenvolver.

8 mitos e verdades sobre o Câncer de Mama

Assim, e de forma a contribuir para a consciencialização deste tipo de câncer, apresentamos os 8 principais mitos e verdades:

1. Nódulo na mama que dói é sinal de câncer.

MITO. Nenhum sintoma isolado serve para confirmar ou descartar o diagnóstico de câncer da mama, por isso, embora existam mulheres em que o câncer de mama causa dor, ou seja, onde o nódulo causa algum tipo de desconforto, também existem muitas outras onde não existe qualquer tipo de dor.

Além disso, também existem vários casos em que a mulher sente dor na mama e não apresenta qualquer tipo de alteração maligna, podendo ser apenas causada por um desregulamento hormonal, por exemplo. Confira as principais causas de dor na mama e o que fazer.

2. O câncer só acontece em mulheres mais velhas.

MITO. Embora seja mais frequente em mulheres após os 50 anos, o câncer de mama também pode se desenvolver em adolescentes e, em alguns casos, em crianças. Mas, nesses casos, geralmente também existem outros fatores de risco que podem aumentar as chances, como fazer uma alimentação pouco saudável, ter histórico de câncer de mama na família ou estar constantemente em exposição a substâncias tóxicas, como poluição do ar ou fumaça do cigarro, por exemplo.

Assim, independente da idade, o mais importante é que sempre se consulte o médico quando surge algum tipo de alteração na mama.

3. Alguns sinais de câncer podem ser identificados em casa.

VERDADE. Existem alguns sinais que podem ser indicativos de câncer e que podem, de fato, ser observados em casa. Para isso, a melhor forma de identificar alguma alteração é fazendo o autoexame da mama, que embora não seja considerado um exame preventivo do câncer, ajuda a pessoa a conhecer melhor seu corpo, permitindo identificar qualquer alteração precocemente. Veja no vídeo como fazer este exame corretamente:

Como fazer o AUTOEXAME DA MAMA

72 mil visualizações

Algumas alterações que podem indicar risco de ser câncer incluem modificação do tamanho das mamas, presença de um nódulo grande, coceira frequente no mamilo ou alterações da pele da mama, por exemplo. Quando surgem estes sintomas é recomendado consultar um médico, para identificar a causa e iniciar o tratamento adequado. 

4. É possível pegar câncer de mama.

MITO. O único tipo de doenças que se podem pegar são aquelas causadas por uma infecção. Uma vez que o câncer não é uma infecção, mas sim um crescimento desregulado de células, é impossível pegar câncer de uma pessoa com câncer.

5. O câncer de mama também acontece em homens.

VERDADE. Uma vez que o homem também possui tecido mamário, o câncer também pode se desenvolver na mama masculina. Porém, o risco é muito inferior ao da mulher, uma vez que o homem possui estruturas em menor número e menos desenvolvidas.

Dessa forma, sempre que algum homem identifica algum tipo de alteração na mama é muito importante que também consulte um médico, para avaliar se pode, de fato, ser câncer e iniciar o tratamento adequado o mais cedo possível.

Entenda melhor porque acontece o câncer de mama masculino e quais os sintomas.

6. Câncer de mama tem cura.

VERDADE. Embora seja um dos tipos de câncer mais comuns, também é dos que tem maior taxa de cura, sendo que, quando é identificado precocemente tem uma taxa de sucesso de até 95%. Já quando é identificado mais tarde, as chances baixam para 50%.

Além disso, quando identificado cedo, o tratamento também é menos agressivo, já que o câncer está mais localizado. Confira quais as principais formas de tratamento do câncer de mama.

7. Desodorante pode causar câncer de mama.

MITO. Aparentemente os desodorantes antitranspirantes não aumentam o risco de desenvolver câncer de mama, pois não existem estudos que confirmem que as substâncias usadas para produzir estes produtos causem câncer, ao contrário de outros fatores já comprovados, como a obesidade ou o estilo de vida sedentário.

Estes produtos têm efeito apenas nas glândulas que produzem suor, não afetando as células mamárias.

8. É possível prevenir o câncer.

VERDADE/MITO. Não existe uma fórmula capaz de prevenir o aparecimento do câncer, mas existem alguns hábitos que diminuem o risco, como ter uma alimentação saudável e variada, com muitos legumes e poucos industrializados, evitar locais muito poluídos, fazer exercício físico regular e evitar fumar, por exemplo.

Dessa forma, o recomendado é ficar sempre atento a qualquer sinal precoce de câncer na mama, para ir no médico e identificar o câncer numa fase inicial, melhorando as chances de cura.

Bibliografia >

  • SOGIMIG. Manual de Ginecologia e Obstetrícia. 5.ed. Belo Horizonte: Coopmed, 2012. 335-342.
  • NATIONAL BREAST CANCER FOUNDATION. Breast Pain. Disponível em: <https://www.nationalbreastcancer.org/breast-pain/>. Acesso em 23 Out 2019
  • NATIONAL BREAST CANCER FOUNDATION. Male Breast Cancer. Disponível em: <https://www.nationalbreastcancer.org/male-breast-cancer>. Acesso em 23 Out 2019
  • AMERICAN CANCER SOCIETY. Antiperspirants and Breast Cancer Risk. Disponível em: <https://www.cancer.org/content/cancer/en/cancer/cancer-causes/antiperspirants-and-breast-cancer-risk.html>. Acesso em 23 Out 2019
Esta informação foi útil?   
Sim  /  Não

Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva aqui para que possamos melhorar o texto. Não lhe iremos responder directamente. Se quiser uma resposta clique em Contato.

Mais sobre este assunto:


Publicidade

LIVE | Saúde da Prostata

A Tatiana e o Manuel vão estar te esperando num encontro informal para falar tudo sobre problemas na próstata.

A sua presença vai fazer o evento ser mais especial.

Se inscreva e receba uma notificação quando começar, para não perder nenhum minuto.

Inscreva-se
* Não perca a oportunidade de fazer perguntas e participar deste momento em homenagem ao Novembro Azul.

Estamos ao vivo agora! Vem falar com a gente!

A Tati e o Manuel falam sobre problemas na próstata, o preconceito dos homens a respeito do exame de toque retal, e até sobre impotência sexual, que pode ser um complicação da detecção tardia desse tipo câncer.

Participe agora
* Vamos responder todas as perguntas que chegarem, sem tabus. Estamos te esperando!
Carregando
...
Fechar

Pode perguntar

Fechar
É hora de acabar com todas as suas dúvidas!
Erro
Erro
Erro
Marque a caixa de verificação acima.
Enviar Mensagem