Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Como acontece a transmissão da Dengue

A transmissão da dengue acontece durante a picada de um mosquito Aedes aegypti infectado com vírus. Após a picada, os sintomas não são imediatos, pois o vírus tem um tempo de incubação que dura entre 5 a 15 dias, corresponde ao tempo entre a infecção e início dos sintomas. Passado esse tempo, começam a surgir os primeiros sintomas, que podem incluir dor de cabeça, febre alta, dor no fundo dos olhos e dor no corpo. 

A dengue não é contagiosa, ou seja, não pode ser transmitida de pessoa para pessoa, além de também não ser transmitida através do consumo de alimentos ou água. A transmissão da dengue é exclusivamente através da picada do mosquito infectado. O vírus pode também ser passado de humanos para mosquitos, em que o mosquito Aedes aegypti ao picar uma pessoa com dengue, adquire o vírus, podendo transmitir para outras pessoas.

Como acontece a transmissão da Dengue

Saiba o que fazer para prevenir a dengue

Para evitar a transmissão da dengue, é importante adotar medida que ajudem a prevenir o desenvolvimento do mosquito e, consequentemente, a doença. Assim, é importante ter os seguintes cuidados:

  • Virar garrafas com a boca para baixo;
  • Colocar terra nos pratos das plantas;
  • Guardar pneus abrigados da chuva, pois são o ambiente perfeito para o desenvolvimento de mosquitos; 
  • Cobrir sempre a caixa d'água; 
  • Manter o quintal sem poça de água parada; 
  • Cobrir as piscinas piscinas. 

Além disso, se tiver terrenos baldios com água parada na sua região, deve informar a prefeitura para que todas as poças com água parada possam ser eliminadas. É também recomendado usar telas de proteção em todas as janelas e portas, de forma a impedir a entrada de mosquitos, sendo também indicado usar repelente diariamente.

Confira estas e outras dicas no vídeo seguinte:

Como saber se está com dengue

Para saber se está com dengue, é importante estar atento aos sintomas que costumam surgir ao longo do tempo, como febre alta, dor de cabeça forte e persistente, manchas ou pintinhas vermelhas na pele e dor nas articulações. Na presenta desses sintomas, é importante ir ao hospital ou ao pronto-socorro mais próximo para que seja feito o diagnóstico e iniciado o tratamento adequado. Saiba reconhecer os sintomas de dengue.

Além de avaliar os sintomas, o médico indica a realização de exames que ajudam a confirmar o diagnóstico de dengue, como exames sorológicos, exames de sangue e a prova do laço. Veja como é feito o diagnóstico de dengue.

Esta informação foi útil?   
Sim  /  Não

Ficou alguma dúvida. Deixe aqui a sua questão para que possamos melhorar o nosso texto:

Atenção! Só poderemos responder diretamente se deixar o seu email.
Irá receber um email com um link que deverá aceder para confirmar que o email lhe pertence.
Mais sobre este assunto:

Publicidade
Carregando
...
Fechar Simbolo de finalizado

Pode perguntar

Fechar
É hora de acabar com todas as suas dúvidas!
Erro
Erro
Erro
Marque a caixa de verificação acima.
Enviar Mensagem