O que você precisa saber?

Saiba como é Feita a Transmissão da Dengue

A transmissão da dengue acontece durante a picada de um mosquito Aedes Aegypt infectado com vírus. Aprenda a identificar o mosquito Aedes Aegypt clicando aqui
Após a picada, os sintomas não são imediatos, pois o vírus tem um tempo de incubação que dura entre 5 a 15 dias. Passado esse tempo, começam a surgir os primeiros sintomas, que podem incluir dor de cabeça, febre alta, dor no fundo dos olhos e dor no corpo. 

A dengue é uma doença que não é contagiosa, ou seja, que não pode ser transmitida de pessoa para pessoa, e também não é transmitida através da água ou alimentos. O vírus pode também ser passado de humanos para mosquitos, existindo contaminação quando um mosquito não contaminado pica um indivíduo com dengue. Nestes casos, o mosquito fica contaminado e pode transmitir a doença através da sua picada. Além disso, em caso de gravidez, quando a mulher é picada e contaminada o seu bebê não é, não existindo por isso uma transmissão vertical desta doença. 

Saiba como é Feita a Transmissão da Dengue

Saiba o que fazer para prevenir a dengue

Para se proteger da dengue, é importante apostar na prevenção, eliminando todas as fontes de água parada, de forma a prevenir a colocação de ovos e desenvolvimento de larvas. Veja como acontece o desenvolvimento deste mosquito em Saiba como é o Ciclo de vida do Aedes Aegypti. Assim, para evitar a picada do mosquito, é importante ter os seguintes cuidados: 

  • Virar garrafas com a boca para baixo;
  • Colocar terra nos pratos das plantas;
  • Guardar pneus abrigados da chuva, pois são o ambiente perfeito para o desenvolvimento de mosquitos; 
  • Cobrir sempre a caixa d'água; 
  • Manter o quintal sem poça de água parada; 
  • Cobrir as piscinas piscinas. 

Além disso, se tiver terrenos baldios com água parada na sua região, deve informar a prefeitura para que todas as poças com água parada possam ser eliminadas. 
É também recomendado usar telas de proteção em todas as janelas e portas, de forma a impedir a entrada de mosquitos, sendo também indicado usar repelente diariamente.

Conheça todos os sintomas da dengue

Alguns dos sintomas que podem indicar a presença de dengue clássica incluem:

  • Febre alta repentina, acima de 38,5ºC;
  • Dor de cabeça forte;
  • Dor no fundo do olho; 
  • Dor por todo o corpo;
  • Pintinhas vermelhas pelo corpo;
  • Desânimo e cansaço extremo.
Sintomas causados pela dengueSintomas causados pela dengue

Quando estes sintomas estão presentes em épocas de epidemia de dengue, existem fortes suspeitas de dengue, sendo indicado ir no médico para que possa ser feito o diagnóstico. Conheça outros sintomas em Sintomas causados pela Dengue.

Além disso, a ajuda médica é especialmente importante quando a doença não está a ser contraída pela primeira vez, ou quando estão presentes outros sintomas que podem indicar Dengue hemorrágica, como vômito persistente, dor abdominal forte e sangramentos no nariz, ouvidos, boca ou intestino.

Mais sobre este assunto:
Carregando
...