Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Saiba quais são os diferentes Tipos de Dengue

Existem, até o momento, 5 tipos de dengue, mas os tipos presentes no Brasil são dengue tipo 1, 2 e 3,  enquanto que o tipo 4 é mais comum na Costa Rica e Venezuela, e o tipo 5 (DENV-5) foi identificado em 2007 na Malásia, Ásia, mas sem casos registrados no Brasil. Todos os 5 tipos de dengue causam os mesmo sintomas, que incluem febre alta, dor de cabeça, dor no fundo dos olhos e cansaço extremo.

O risco de ser contaminado com a dengue mais de uma vez é que quando a pessoa já teve a dengue de um tipo e é contaminada com outro tipo de dengue, o que determina um maior risco da dengue hemorrágica se desenvolver. A dengue hemorrágica está relacionada à reação exagerada do organismo ao vírus e por isso uma segunda exposição é mais grave, podendo levar à hemorragia interna e à morte se não for precocemente tratada.

Saiba quais são os diferentes Tipos de Dengue

Algumas dúvidas comuns relacionadas aos tipos de dengue são:

1. Quais são as diferenças entre os tipos de dengue?

Todos os tipos de dengue são causadas pelo mesmo vírus, no entanto, existem 5 pequenas variações deste mesmo vírus. Estas diferenças são tão pequenas que causam a mesma doença, com os mesmos sintomas e mesmas formas de tratamento. Entretanto, o tipo 3 (DENV-3), que é o mais comum no Brasil nos últimos 15 anos, apresenta maior virulência o que significa que causa sintomas mais graves que os demais.

2. Quando surgiram os tipos de dengue no Brasil?

Apesar de a cada ano surgir uma nova epidemia de dengue, na maior parte das vezes se trata do mesmo tipo de dengue. No Brasil os tipos de dengue existentes são:

  • Tipo 1 (DENV-1): surgiu no Brasil em 1986
  • Tipo 2 (DENV-2): surgiu no Brasil em 1990
  • Tipo 3 (DENV-3): surgiu no Brasil em 2000, sendo o mais comum até 2016
  • Tipo 4 (DENV-4):  surgiu no Brasil em 2010 no estado de Roraima

O tipo 5 (DENV-5) da dengue até o momento ainda não foi registrado no Brasil, sendo encontrado apenas na Malásia (Ásia) em 2007.

3. Os sintomas da dengue tipo 1, 2 e 3 são diferentes?

Não. Os sintomas da dengue são sempre os mesmos, mas sempre que a pessoa adquire dengue mais de 1 vez os sintomas se tornam mais intensos porque existe o risco de dengue hemorrágica. Por isso todos devem fazer tudo o que for possível para  evitar a reprodução do mosquito da dengue, evitando todos os focos de água parada. 

4. Posso ter dengue mais de uma vez?

Sim. Cada pessoa pode pegar dengue até 4 vezes na vida porque cada tipo de dengue, DENV-1, DENV-2, DENV-3,  DENV-4 e DENV-5, se refere a um vírus diferente e, por isso, quando a pessoa pega dengue tipo 1, ela desenvolve imunidade e não é mais contaminada com esse vírus, mas se ela for picada pelo mosquito da dengue tipo 2, irá desenvolver novamente a doença e nesse caso, o risco de  desenvolver dengue hemorrágica é maior.

5. Posso ter 2 tipos de dengue ao mesmo tempo?

Não seria impossível, mas muito pouco provável porque seria preciso que estivessem circulando na mesma região 2 tipos diferentes de dengue e isso é extremamente raro e por isso ainda não houveram casos como este.

Assista o vídeo seguinte e veja como manter o mosquito que transmite o vírus da dengue, bem longe de sua casa:

Gostou do que leu?   
Sim  /  Não

Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva aqui para que possamos melhorar o texto. Não lhe iremos responder directamente. Se quiser uma resposta clique em Contato.

Enviar Carregando elementos na página
Mais sobre este assunto:


Publicidade
Carregando
...
Fechar

Pode perguntar

Fechar
É hora de acabar com todas as suas dúvidas!
Erro
Erro
Erro
Marque a caixa de verificação acima.
Enviar Mensagem