Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Tracoma: O que é, sintomas e tratamento

O tracoma é uma das complicações causadas pela clamídia, uma DST silenciosa, que dá origem a um tipo de conjuntivite crônica, que se prolonga por mais do que os 5 a 7 dias habituais.

Esta infecção nos olhos é causada pela bactéria Chlamydia Trachomatis, que é bastante contagiosa, especialmente nos seus estágios iniciais. A pessoa com clamídia no pênis ou na vagina pode passar a bactéria para os olhos através das mãos, acidentalmente.

Saiba reconhecer os sintomas da clamídia e como é feito seu tratamento.

Tracoma: O que é, sintomas e tratamento

Quais os sintomas

Os sintomas começam a se manifestar entre 5 a 12 dias após o contato da bactéria com os olhos e geralmente são:

  • Olhos vermelhos,
  • Pálpebras inchadas e com pus;
  • Inflamação dos olhos;
  • Coceira nos olhos.

Estes sintomas são semelhantes a uma conjuntivite, mas que se prolonga por muito mais tempo com produção de secreção seguido de formação de cicatrizes na conjuntiva e na córnea fazendo com que os cílios virem para o interior, o que torna a doença ainda mais dolorosa podendo ferir os olhos, provocando inflamação que pode levar ao comprometimento permanente da visão.

O diagnóstico do tracoma pode ser feito pelo oftalmologista através da observação dos sintomas apresentados e é confirmado através do exame da secreção produzida pelo olho ou raspagem da córnea afetada.

Como é feito o tratamento

O tratamento envolve a aplicação de pomadas antibióticas durante 4 a 6 semanas, ou mesmo a tomada de antibióticos orais como a doxiciclina, que também é utilizada no tratamento de outras infecções pela mesma bactéria Chlamydia Trachomatis.

Passar compressas esterilizadas nos olhos embebidas em soro fisiológico, é uma forma mais agradável de manter os olhos limpos e livres de bactérias, devendo-se de seguida deitar fora as que forem utilizadas.

Para tratar a consequência de infecções recorrentes, que é a inversão dos cílios para dentro dos olhos, pode-se recorrer à cirurgia, que corrige invertendo novamente a direção de nascimento dos cílios para cima e fora do olho. Outra alternativa para resolver o problema é o uso do laser que queima a raiz do pelo impedindo novo crescimento.

Como se faz a prevenção

O tracoma é uma infecção causada por uma bactéria, por isso, manter a higiene é a estratégia mais eficiente para a prevenção do tracoma. Assim, é recomendado ter sempre as mãos e os olhos limpos com água limpa e sabão e não levar às mãos os olhos mesmo que pareçam estar lavadas, porque não é possível observar os micro-organismos a olho nu.

Gostou do que leu?   
Sim  /  Não

Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva aqui para que possamos melhorar o texto.

Enviar Carregando elementos na página
Mais sobre este assunto:


Publicidade
Carregando
...
Fechar