Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Como tratar a Clamídia para evitar a Infertilidade

O tratamento para clamídia é feito com o uso de antibióticos pelo tempo determinado pelo médico. Durante o tratamento recomenda-se que o indivíduo não tenha nenhum tipo de contato íntimo e que seu parceiro também siga o mesmo tratamento para evitar uma recontaminação com o agente causador da doença.

A clamídia é uma doença sexualmente transmissível que muitas vezes não apresenta nenhum sintoma, por isso, é importante o indivíduo realizar exames ginecológicos de rotina ao menos 1 vez ao ano. Para evitar a clamídia deve-se usar preservativo sempre, pois quando a clamídia não é tratada, ela pode espalhar-se pelos outros órgãos pélvicos e causar danos irreversíveis como a infertilidade.

Como tratar a Clamídia para evitar a Infertilidade

Remédios para clamídia

Os remédios mais indicados para o tratamento da clamídia são os antibióticos como:

  • Azitromicina em dose única, 
  • Doxiciclina durante 7 dias,
  • Eritromicina durante 7 dias,
  • Tetraciclina durante 7 dias ou
  • Ofloxacina durante 7 dias.

Também podem ser indicados outros antibióticos como rifampicina, sulfametoxazol e tetraciclina.

Durante a gravidez, o tratamento da infecção deve ser feito com azitromicina ou eritromicina.

O medicamento indicado pelo ginecologista ou urologista deve ser tomado na dose e durante os dias por ele indicados e durante este período é aconselhado não ter contato íntimo e tomar os remédios até a data prescrita mesmo que os sintomas desapareçam antes dessa data. Além disso, os parceiros também devem ser tratados mesmo que não tenham sintomas, já que esta é uma doença que só passa de uma pessoa para outra através da relação sexual sem camisinha.

Durante a toma de antibióticos é possível que surja a diarreia devido a um efeito colateral do medicamento. Se isso acontecer, deve-se continuar com o medicamento, mas deve-se tomar também um repositor da flora intestinal como UL 250, por exemplo.

Confira outras estratégias para combater a diarreia causada por antibióticos.

Sinais de melhora ou piora

Nas pessoas que apresentam Sintomas de clamídia os sinais de melhora podem ser observados após o segundo ou terceiro dia de tratamento. No entanto, em quem é assintomático pode ser mais difícil observar qualquer sinal de melhora, embora isso não queira dizer que a pessoa não esteja sendo curada.

O aumento da gravidade dos sintomas, ou o surgimento de infertilidade podem ser observados nas pessoas que não realizam o tratamento da clamídia corretamente.

Complicações

As complicações da clamídia ocorrem quando ela não tratada e incluem:

Além disso, no homem também pode haver a síndrome de Reiter que consiste em inflamação da uretra, conjuntivite grave, chamada de Tracoma, artrite e lesões localizadas nos órgãos genitais. 

Confira ainda: Clamídia - Doença silenciosa pode causar Infertilidade

Mais sobre este assunto:
Carregando
...