Tipos de hepatite: sintomas, transmissão (e o que fazer)

Os diferentes tipos de hepatite são A, B, C, D, E, G, hepatite autoimune, medicamentosa, alcoólica, hepatite crônica e fulminante.

A hepatite, conhecida também como fígado inflamado, pode causar sintomas como dor de cabeça, barriga inchada, pele e olhos amarelos, dor abdominal, perda do apetite e febre, por exemplo.

Em casos de suspeita de hepatite, deve-se consultar o clínico geral, infectologista ou hepatologista, para fazer o diagnóstico e indicar o tratamento adequado, que pode ser feito com o uso de remédios, ingestão adequada de água, repouso e, em alguns casos o transplante de fígado.

Leia também: Hepatite: o que é, sintomas, tipos, causas e tratamento tuasaude.com/hepatite
Imagem ilustrativa número 1

11 tipos de hepatite

Os 11 tipos de hepatite são:

1. Hepatite A

Sintomas de hepatite A: Geralmente, a hepatite A causa não provoca sinais ou sintomas, ou causar sintomas discretos, como cansaço, dor de cabeça, diminuição do apetite, dor na barriga e urina escura e fezes claras.

Transmissão: A transmissão do vírus da hepatite A acontece por meio da ingestão de alimentos e água contaminados com fezes de pessoas infectadas pelo vírus.

Assim, a transmissão da hepatite A pode ocorrer quando uma pessoa infectada prepara comida para outras pessoas e não higieniza bem as mãos ou ainda devido à contaminação por esgoto ou tratamento inadequado da água, por exemplo.

O que fazer: Em casos de suspeita de hepatite A, deve-se consultar o hepatologista, gastroenterologista ou clínico geral, para que seja feito o diagnóstico e indicado o tratamento adequado.

O tratamento geralmente inclui o uso de medicamentos para aliviar os sintomas, como analgésicos e antieméticos.

Não ignore os sinais que seu corpo está dando!

Conte com os nossos especialistas para entender a causa dos seus sintomas. Marque sua consulta já!

Disponível em: São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Pernambuco, Bahia, Maranhão, Pará, Paraná, Sergipe e Ceará.

2. Hepatite B

Sintomas de hepatite B: A hepatite B pode ser assintomática. Nos casos sintomáticos, a pessoa pode apresentar enjoos, febre baixa, pele e olhos amarelados, dor nas articulações e nos músculos, e dor abdominal, por exemplo. Conheça todos os sintomas de hepatite B.

Transmissão: O vírus da hepatite B é transmitido através do contato com sangue ou secreções contaminadas, como transfusões sanguíneas, compartilhamento de seringas e agulhas e relação sexual desprotegida.

O que fazer: quando houver a confirmação de hepatite B, o médico pode recomendar fazer repouso, manter uma boa hidratação e não ingerir bebidas alcoólicas.

O médico também pode indicar o uso de medicamentos antivirais e imunomoduladores, como interferon e lamivudina, para prevenir lesões irreversíveis do fígado.

Leia também: Como é feito o tratamento para hepatite B tuasaude.com/tratamento-para-hepatite-b

3. Hepatite C

Sintomas de hepatite C: De forma geral, as pessoas com hepatite C não apresentam sintomas. No entanto, em alguns casos, os sintomas podem surgir em até 45 dias após o contato com o vírus.

Os possíveis sintomas de hepatite C incluem pele e/ou olhos amarelados, urina escura, dores abdominais, febre leve, cansaço e perda de apetite. Conheça outros sintomas da hepatite C.

Transmissão: A hepatite C é uma infecção transmitida pelo contato com sangue ou secreções contaminadas com o vírus, como durante o parto, a relação sexual desprotegida, o compartilhamento de seringas, agulhas ou instrumentos de manicure ou pedicure, por exemplo.

O que fazer: Assim que surgirem os primeiros sintomas da hepatite C, é indicado consultar o infectologista ou hepatologista, para que seja fechado o diagnóstico e o tratamento iniciado.

Normalmente o tratamento recomendado é feito com o uso de antivirais, como interferon, daclatasvir e sofosbuvir, por um período de 6 meses.

4. Hepatite D

Sintomas de hepatite D: Esse tipo de hepatite pode não causar sintomas iniciais, no entanto, os sintomas podem surgir cerca de 2 a 7 semanas após a infecção inicial.

Assim, a pessoa com hepatite D pode apresentar febre, dor abdominal, hematoma ou sangramento fácil e urina escura. Saiba identificar os sintomas da hepatite D.

Transmissão: A hepatite D, também chamada de hepatite Delta, pode ser transmitida por meio do contato direto com o sangue e secreções de uma pessoa contaminada, por meio de relações sexuais desprotegidas, ou compartilhamento de agulhas e seringas

O que fazer: se houver a suspeita de hepatite D, deve-se consultar o infectologista, hepatologista ou clínico geral para que seja feito o diagnóstico e recomendado o tratamento.

Assim, o médico pode recomendar o uso de remédios como interferon, 1 vez por semana por pelo menos 1 ano, para impedir a multiplicação do vírus e evitar os danos no fígado.

Se a infecção evoluir e causar cirrose no fígado, o médico pode indicar a realização do transplante de fígado.

5. Hepatite E

Sintomas de hepatite E: A hepatite E geralmente não causa sintomas, principalmente em crianças.

No entanto, pode causar sintomas leves, como cansaço, perda do apetite, coceira pelo corpo, pele e olhos amarelados e dor abdominal.

Já em mulheres grávidas ou pessoas com o sistema imunológico enfraquecido, os sintomas podem ser mais graves e causar complicações.

Transmissão: A hepatite E é transmitida através da ingestão de água ou alimentos contaminados por urina ou fezes de pessoas contaminadas com o vírus.

O que fazer: O tratamento deste tipo de hepatite deve ser feito pelo médico e consiste em repouso, hidratação, boa alimentação e evitar usar medicamentos ou ingerir bebidas alcoólicas.

Já em pessoas com o sistema imunológico enfraquecido e que desenvolvem hepatite crônica ou tenham coinfecção com o vírus da hepatite C ou A, pode ser indicado o uso de remédios, como a ribavirina e o peginterferon.

Leia também: Hepatite E: o que é, sintomas, transmissão, tratamento e cura tuasaude.com/hepatite-e

6. Hepatite G

Sintomas de hepatite G: Conhecido por pegivírus humano, quase nenhum caso deste tipo de hepatite apresenta sintomas. No entanto, algumas pessoas podem apresentar pele e olhos amarelados

Como é transmitida: A principal forma de transmissão é através do contato com o sangue contaminado, em relações desprotegidas, compartilhamento de seringas ou transfusão sanguínea, por exemplo.

O que fazer: O tratamento para esse tipo de hepatite ainda não é bem estabelecido. No entanto, é importante consultar o hepatologista ou infectologista para melhor orientação.

7. Hepatite autoimune

Sintomas de hepatite autoimune: Os sintomas da hepatite autoimune acontecem devido à desregulação do sistema imunológico, resultando em coceira na pele, dor abdominal, pele amarelada e náuseas. Veja como identificar a hepatite autoimune.

Como acontece: A hepatite autoimune é uma doença genética onde o corpo produz anticorpos contra as próprias células do fígado, provocando sua inflamação e destruição.

A causa exata do porque isso acontece não é totalmente conhecida, mas parece estar relacionada a fatores genéticos, uso de medicamentos ou exposição a vírus.

O que fazer: Assim que surgirem os primeiros sintomas indicativos desta condição, deve-se procurar um hepatologista ou gastroenterologista para que o tratamento ideal seja iniciado.

Normalmente, o tratamento é feito com o uso de remédios corticoides, como prednisona e budesonida, ou imunossupressores como azatioprina, ciclosporina A e tacrolimo, por exemplo.

8. Hepatite medicamentosa

Sintomas de hepatite medicamentosa: Os sintomas da hepatite medicamentosa são vômitos, náuseas, dor abdominal, urina escura e fezes claras, por exemplo.

Como acontece: A hepatite medicamentosa pode ser causada pela ingestão exagerada ou inadequada de medicamentos, pela hipersensibilidade da pessoa ao medicamento ou toxicidade do remédio.

Neste caso, o fígado não consegue metabolizar as toxinas dos medicamentos e inflama gerando os sintomas típicos da hepatite.

O que fazer: O tratamento consiste em parar de tomar os medicamentos ou trocar para outros menos agressivos para o fígado, sempre com a orientação médica.

O médico também pode prescrever o uso de corticoides até a normalização dos exames do fígado.

Leia também: Hepatite medicamentosa: o que é, causas, sintomas e tratamento tuasaude.com/hepatite-medicamentosa

9. Hepatite crônica

Sintomas de hepatite crônica: Esse tipo de hepatite é caracterizado por fadiga, dores nas articulações, febre, mal-estar, barriga inchada, diminuição do apetite e pele e olhos amarelados.

Como acontece: A hepatite crônica é a inflamação do fígado causada pelo vírus da hepatite B, C ou D, pelo consumo excessivo de bebidas alcoólicas ou doenças autoimunes, e que dura mais de 6 meses.

O que fazer: O tratamento da hepatite crônica depende da gravidade das lesões e pode ser feito com o uso de medicamentos corticoides por tempo indeterminado, ou por meio do transplante de fígado.

Leia também: Doenças hepáticas: o que são, sintomas, tipos e tratamento tuasaude.com/doencas-hepaticas

10. Hepatite alcoólica

Sintomas de hepatite alcoólica: Este tipo de hepatite pode causar sintomas como dor abdominal, perda de peso sem motivo aparente, barriga inchada e pele e olhos amarelados.

Como acontece: a hepatite alcoólica é causada pelo uso prolongado e excessivo de bebidas alcoólicas. Conheça melhor sobre a hepatite alcoólica.

O que fazer: o tratamento dessa condição é feito parando-se de ingerir bebidas alcoólicas, mantendo uma alimentação saudável, conforme orientação do nutricionista, o uso de medicamentos corticoides e, em alguns casos, o transplante de fígado.

11. Hepatite fulminante

Sintomas de hepatite fulminante: os sintomas mais comuns deste tipo de hepatite incluem urina escura, hemorragias, coceira, febre e olhos e pele amarelados.

Nos casos mais graves, também pode surgir inflamação do cérebro, conhecida como encefalopatia hepática, que causa alterações de comportamento, distúrbios do sono, desorientação, e até coma.

Como acontece: a hepatite fulminante pode ser causada pelo vírus da hepatite A ou B, doenças autoimunes, e uso de medicamentos, por exemplo.

O que fazer: O tratamento é feito no hospital e consiste no uso de medicamentos para desintoxicar o fígado. Às vezes, a diálise pode ser indicada para purificar o sangue.

Como muitas vezes a inflamação hepática é extensa e não há chance de reversão, o médico pode recomendar a realização de transplante de fígado.

Leia também: Hepatite fulminante: o que é, sintomas, causas e tratamento tuasaude.com/hepatite-fulminante

Como é feito o diagnóstico

O diagnóstico da hepatite é feito pelo clínico geral, infectologista ou hepatologista, por meio da avaliação física e do histórico de saúde familiar e da pessoa.

Os exames laboratoriais, como TGO, TGP, bilirrubina e lactato desidrogenase, também são solicitados para avaliar o funcionamento do fígado. Conheça outros exames para avaliar o fígado.

Exames de imagem como ultrassonografia do abdômen e tomografia computadorizada, também são solicitados para avaliar o fígado.

Assista no vídeo seguinte, a conversa entre a nutricionista Tatiana Zanin e o Dr. Drauzio Varella sobre como prevenir e tratar a hepatite:

HEPATITE A, B e C: Principais sintomas e tratamento | com Drauzio Varella

13:14 | 218.870 visualizações

Vídeos relacionados

HEPATITE A, B e C: Principais sintomas e tratamento | com Drauzio Varella

13:14 | 218.870 visualizações

DIETA PARA HEPATITE

08:46 | 268.458 visualizações

Sintomas de problemas no fígado

01:55 | 886.007 visualizações