Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Tudo sobre a Hepatite Alcoólica

A hepatite alcoólica é um tipo de hepatite causada pelo uso prolongado e excessivo de bebidas alcoólicas que ao longo do tempo provoca alterações no fígado e leva ao aparecimento de sintomas como fortes dores abdominais, náuseas, vômitos e perda de apetite, por exemplo.

A hepatite alcoólica aguda tem cura na maioria dos casos desde que a pessoa deixe de beber álcool e faça o tratamento com remédios receitados pelo hepatologista ou clínico geral, de forma a evitar complicações graves como a cirrose ou a insuficiência hepática.

Tudo sobre a Hepatite Alcoólica

Sintomas da hepatite alcoólica

Os principais sinais e sintomas da hepatite alcoólica podem incluir:

  • Dor abdominal do lado direito;
  • Pele e olhos amarelados, situação chamada de icterícia;
  • Inchaço do corpo, especialmente na barriga;
  • Perda de apetite;
  • Cansaço excessivo;
  • Náuseas e vômitos;
  • Perda de peso sem causa aparente;
  • Aumento do fígado e do baço, que pode ser percebido através do aumento do volume abdominal.

Normalmente, pessoas que apresentam sinais e sintomas de hepatite alcoólica que não iniciam o tratamento adequado possuem uma taxa de sobrevivência de 6 meses após o surgimento dos primeiros sintomas. Por isso, é muito importante consultar o hepatologista o mais rápido possível sempre que surgem sintomas de problemas no fígado.

Diagnóstico da hepatite alcoólica

O diagnóstico da hepatite alcoólica é feito por um hepatologista ou clínico geral através de exames laboratoriais, como dosagem de enzimas que avaliam a função do fígado e hemograma completo. Além disso, o médico pode recomendar a realização de exames de imagem, como a ultrassonografia abdominal, para verificar se há alterações no fígado e no baço.

Além dos exames, o médico deve levar em consideração no momento do diagnóstico o histórico do paciente, sendo importante saber se a pessoa fazia uso de bebidas alcoólicas, frequência e quantidade.

Como é feito o tratamento

O tratamento para hepatite alcoólica deve ser orientado por um hepatologista e varia de acordo com a gravidade da doença. Uma das principais indicações no tratamento da hepatite alcoólica é a abstinência do álcool, pois assim há diminuição da inflamação do fígado, aliviando os sintomas e evitando a progressão da doença.

Deve ser recomendado também pelo médico o uso de remédios específicos, como corticoides, por exemplo, que atuam protegendo as células do fígado contra a ação tóxica do álcool. De acordo com o estado geral do paciente, o médico pode recomendar outros remédios, como o ácido Ursodesoxicólicos ou a Fosfatidilcolina, por exemplo, que possuem efeito hepatoprotetor e diminuem os sintomas da hepatite.

Em casos mais graves, quando o tratamento com remédios não é suficiente, pode ser recomendada a realização de transplante de fígado com o objetivo de aumentar as chances de cura do paciente.

Além disso, devido à falta de apetite, é comum que os pacientes com hepatite alcoólica apresentem desnutrição e, por isso, é importante consultar um nutricionista para fazer uma dieta adequada ou iniciar a ingestão de suplementes alimentares de vitaminas e minerais, como tiamina, ácido fólico, vitamina A, vitamina D, piridoxina e zinco, por exemplo. Veja no vídeo a seguir algumas recomendações:

DIETA PARA HEPATITE

107 mil visualizações


Bibliografia

  • SOCIEDADE BRASILEIRA DE HEPATOLOGIA. Programa de Educação Médica Continuada - Hepatopatia alcoólica: patogênese e tratamento. Link: <www.sbhepatologia.org.br>. Acesso em 08 Jul 2019
  • MATOS, Luís et al. Hepatite alcoólica aguda - Artigo de revisão. Jornal Português de Gastrenterologia. Vol 20. 4 ed; 153-161, 2013
  • MANUAL MSD. Doença hepática alcoólica. Link: <www.msdmanuals.com>. Acesso em 08 Jul 2019
Esta informação foi útil?   
Sim  /  Não

Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva aqui para que possamos melhorar o texto. Não lhe iremos responder directamente. Se quiser uma resposta clique em Contato.

Enviar Carregando elementos na página
Mais sobre este assunto:


Publicidade
Carregando
...
Fechar

Pode perguntar

Fechar
É hora de acabar com todas as suas dúvidas!
Erro
Erro
Erro
Marque a caixa de verificação acima.
Enviar Mensagem