Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Tudo sobre a Hepatite C

A hepatite C é uma inflamação do fígado causado pelo vírus da Hepatite C, o HCV, que é transmitido principalmente por meio do compartilhamento de seringas e agulhas para uso de drogas, cuidados pessoais, confecção de tatuagens ou colocação de piercings. A infecção pelo HCV pode levar tanto a manifestações clínicas agudas quanto crônicas. Dessa forma, as pessoas infectadas por esse vírus podem não apresentar sintomas durante anos ou sintomas de progressão da doença, como olhos e pele amarelados, que indicam que o fígado está mais comprometido.

A hepatite C raramente cura-se sozinha e por isso o tratamento com remédios é sempre recomendado. Apesar de não existir vacina contra a Hepatite C, pode-se evitar a transmissão da doença por meio do uso de preservativo (camisinha) em todas as relações sexuais e evitando compartilhar agulhas e seringas.

Tudo sobre a Hepatite C

Sintomas da Hepatite C

A maioria das pessoas infectadas pelo HCV não apresentam sintomas, sendo portadoras do vírus sem que saiba. No entanto, cerca de 30% dos portadores do HCV podem apresentar sintomas que podem ser confundidos com os de outras doenças, como febre, enjoo, vômito e falta de apetite, por exemplo. Apesar disso, cerca de 45 dias após a infecção pelo vírus podem surgir sintomas mais específicos, como:

  • Dores abdominais, dores nos músculos e articulações;
  • Urina escura e fezes claras;
  • Cor amarelada da pele e dos olhos.

Caso seja percebido o aparecimento de qualquer um dos sintomas, é importante ir ao médico para que seja feito o diagnóstico e seja iniciado o tratamento o mais rápido possível, evitando futuras complicações. O diagnóstico é feito por meio de testes sorológicos para identificação do vírus no sangue, além de ser solicitada a dosagem das enzimas hepáticas que indicam inflamação no fígado quando estão alterados.

Saiba mais sobre os sintomas de hepatite C.

Como acontece a transmissão

A transmissão do vírus do HCV acontece através do contato com sangue ou secreções contaminadas com o vírus, como, por exemplo, sêmen ou secreções vaginais com pessoa que possui diversos parceiros sexuais, durante o contato íntimo sem preservativo.

A hepatite C também pode ser transmitida através do compartilhamento de agulhas e seringas, comum nos usuários de drogas injetáveis, ao fazer piercings e tatuagens com material contaminado, e ao compartilhar lâminas de barbear, escovas de dentes ou instrumentos de manicure ou pedicure.

Outra forma de contaminação é a transfusão de sangue realizada antes de 1993, quando o sangue ainda não podia ser testado contra hepatite C, dessa forma, todas as pessoas que receberam sangue antes desse ano, devem ser testadas porque podem estar contaminadas.

Embora as chances de contaminação do bebê durante a gravidez sejam muito pequenas, pode haver contaminação durante o parto.

Como prevenir a Hepatite C

A prevenção pode ser feita através de medidas simples como:

  • Usar preservativo em todo contato íntimo;
  • Não partilhar seringas, agulhas e lâminas de barbear que possam cortar a pele;
  • Exigir material descartável quando realizar piercing, tatuagem, acupuntura e ao ir na manicure ou pedicure;

Como ainda não existe vacina para hepatite C a única forma de prevenção da doença é evitar suas formas de transmissão.

Tratamento para hepatite C

O tratamento para a hepatite C deve ser orientado pelo hepatologista ou infectologista e consiste na toma de remédios como o Interferon associado à Ribavirina, no entanto estes tem graves efeitos colaterais, o que pode dificultar o tratamento. Entenda mais sobre o tratamento para hepatite.

Além disso, a alimentação é muito importante e ajuda a manter o fígado saudável, evitando complicações da hepatite C, como a cirrose. Veja no vídeo a seguir algumas dicas sobre a alimentação na hepatite:

DIETA PARA HEPATITE

116 mil visualizações


Bibliografia

  • MINISTÉRIO DA SAÚDE. Hepatite C. Link: <www.aids.gov.br>. Acesso em 11 Jul 2019
  • FIOCRUZ. Hepatite C: sintomas, transmissão e prevenção. Link: <www.bio.fiocruz.br>. Acesso em 11 Jul 2019
  • MÉDICOS SEM FRONTEIRAS. Hepatite C. Link: <www.msf.org.br>. Acesso em 11 Jul 2019
Esta informação foi útil?   
Sim  /  Não

Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva aqui para que possamos melhorar o texto. Não lhe iremos responder directamente. Se quiser uma resposta clique em Contato.

Mais sobre este assunto:


Publicidade
Carregando
...
Fechar

Pode perguntar

Fechar
É hora de acabar com todas as suas dúvidas!
Erro
Erro
Erro
Marque a caixa de verificação acima.
Enviar Mensagem