Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Hepatite A: o que é, sintomas, transmissão e tratamento

A hepatite A é uma doença contagiosa causada por um vírus da família dos Picornavírus, o HAV, que provoca inflamação do fígado. Esse vírus causa, na maioria das vezes, um quadro leve e de curta duração, e geralmente não se torna crônica como nas hepatites B ou C.

No entanto, pessoas debilitadas ou que tenham a imunidade enfraquecida, como quem tem diabetes descontrolada, câncer e AIDS, por exemplo, podem ter uma forma grave da doença, que pode até ser fatal.

Hepatite A: o que é, sintomas, transmissão e tratamento

Principais sintomas de hepatite A

Na maioria dos casos, a hepatite A não causa sintomas, e pode até passar desapercebida. No entanto, quando eles aparecem, normalmente entre 15 e 40 dias após a infecção, os mais comuns são:

  • Cansaço;
  • Tontura;
  • Enjoo e vômitos; 
  • Febre baixa; 
  • Dor de cabeça; 
  • Dor na barriga; 
  • Pele e olhos amarelados;
  • Urina escura;
  • Fezes claras.

Já nos casos mais graves, em que surgem lesões no fígado, os sintomas podem surgir de forma mais grave como febre alta, dores no abdômen, vômitos repetidos e pele muito amarelada. Esses sintomas na maioria das vezes são indicativos de hepatite fulminante, em que o fígado deixa de funcionar. A evolução da hepatite A para hepatite fulminante é rara, acontecendo em menos de 1% dos casos. Conheça outros sintomas da hepatite A.

O diagnóstico da hepatite A é feito por exames de sangue, onde se identificam os anticorpos do vírus, que aparecem no sangue algumas semanas após a contaminação. Outros exames de sangue como o AST e o ALT, também podem ser úteis por avaliar os níveis de inflamação do fígado.

Hepatite A: o que é, sintomas, transmissão e tratamento

Como é a transmissão e a prevenção

A principal via de transmissão da hepatite A é por via fecal-oral, ou seja, por meio do consumo de alimentos e água contaminada por fezes de pessoas portadoras do vírus. Dessa forma, quando os alimentos são preparados com más condições de higiene existe um maior risco de ter a doença. Além disso, nadar em águas contaminadas por esgoto ou comer frutos do mar infectados também aumentam a chance ter hepatite A. Assim, para se proteger, é recomendado:

  • Tomar a vacina para hepatite A, que está disponível no SUS para crianças de 1 a 2 anos ou no particular para outras idades; 
  • Lavar as mãos após ir ao banheiro, trocar fraldas ou antes de preparar alimentos;
  • Cozinhar bem os alimentos antes de comê-los, principalmente frutos do mar;
  • Lavar objetos de uso pessoal, como talheres, pratos, copos e mamadeiras;
  • Não nadar em água contaminada ou brincar próximo a estes locais; 
  • Beber sempre água filtrada ou fervida.

As pessoas que têm mais chance de se contaminar por esta doença são as que vivem ou viajam para locais com pouca higiene e com pouco ou nenhum saneamento básico, além de crianças e pessoas que convivem em ambientes com muitas pessoas, como creches e asilos.

Como é feito o tratamento

Como a hepatite A é uma doença leve, na maioria das vezes, o tratamento é feito apenas com medicamentos para aliviar os sintomas, como analgésicos e remédios para enjoo, além de recomendado que a pessoa descanse e beba muita água para hidratar e ajudar o copo a se recuperar. A dieta deve ser leve, a base de legumes e verduras. 

Normalmente os sintomas desaparecem em até 10 dias, e a pessoa se recupera completamente dentro de 2 meses. Por isso, durante este período, caso conviva com alguém que tenha esta doença, deve-se usar hipoclorito de sódio ou água sanitária para lavar o banheiro, para, assim, diminuir o risco de ser contaminado. Veja mais detalhes sobre o tratamento da hepatite A.

Veja também no vídeo a seguir o que comer em caso de hepatite:

Bibliografia >

  • HEPATITE A. Sociedade Brasileira de Infectologia. Disponível em: <https://www.infectologia.org.br/pg/974/hepatite-a>. Acesso em 17 Dez 2019
  • MINISTÉRIO DA SAÚDE. Hepatite A. Disponível em: <http://www.saude.gov.br/saude-de-a-z/combate-ao-aedes/746-saude-de-a-a-z/42159-hepatite-a>. Acesso em 17 Dez 2019
Esta informação foi útil?   
Sim  /  Não

Ficou alguma dúvida. Deixe aqui a sua questão para que possamos melhorar o nosso texto:

Atenção! Só poderemos responder diretamente se deixar o seu email.
Irá receber um email com um link que deverá aceder para confirmar que o email lhe pertence.
Mais sobre este assunto:

Publicidade
Carregando
...
Fechar Simbolo de finalizado

Pode perguntar

Fechar
É hora de acabar com todas as suas dúvidas!
Erro
Erro
Erro
Marque a caixa de verificação acima.
Enviar Mensagem