Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Tifo: o que é, sintomas e tratamento

Atualizado em Junho 2019

O tifo é uma doença infecciosa causada pela pulga ou piolho do corpo humano infectado por bactéria do gênero Rickettsia sp., levando ao aparecimento de sintomas inciais semelhantes a de outras doenças, como febre alta, dor de cabeça constante e mal estar geral, por exemplo, no entanto à medida que a bactéria se desenvolve dentro das células da pessoa, podem ser visualizadas manchas e erupções na pele que se espalham rapidamente pelo corpo.

De acordo com a espécie e agente transmissor, o tifo pode ser classificado em:

  • Tifo epidêmico, que é causado pela picada da pulga infectada pela bactéria Rickettsia prowazekii;
  • Tifo murino ou endêmico, que é causado pela entrada das fezes de piolho infectado pela bactéria Rickettsia typhi por meio de feridas na pele ou mucosas do olho ou da boca, por exemplo.

É importante que o tifo seja diagnosticado pelo clínico geral ou infectologista e tratado para evitar a progressão da doença e complicações, como alterações neuronais, gastrointestinais e renais, por exemplo. O tratamento para o Tifo pode ser feito em casa com o uso de antibióticos que devem ser usados conforme a orientação do médico, mesmo que não existam mais sintomas.

Tifo: o que é, sintomas e tratamento

Sintomas do Tifo

Os sintomas de tifo surgem entre 7 e 14 dias após a infecção pela bactéria, no entanto os sintomas iniciais são pouco específicos. Os principais sintomas de tifo são:

  • Dor de cabeça intensa e constante;
  • Febre alta e prolongada;
  • Cansaço excessivo;
  • Aparecimento de manchas e erupções na pele que se espalham rapidamente pelo corpo e que normalmente surgem 4 a 6 dias após o aparecimento do primeiro sintoma.

Caso o tifo não seja identificado e tratado rapidamente, é possível que a bactéria infecte mais células do corpo e se espalhe para outros órgãos, podendo causar problemas gastrointestinais, perda da função renal e alterações respiratórias, podendo ser fatal principalmente em pessoas acima dos 50 anos.

Qual a diferença entre Tifo, Febre Tifoide e Febre Maculosa?

Apesar do nome semelhante, tifo e febre tifoide são doenças diferentes: o tifo é causada pela bactéria do gênero Rickettsia sp., enquanto que a febre tifoide é causada pela bactéria Salmonella typhi, que pode ser transmitida através do consumo de água e alimentos contaminados pela bactéria, levando ao aparecimento de sintomas como febre alta, falta de apetite, aumento do baço e aparecimento de pintinhas vermelhas na pele, por exemplo. Saiba mais sobre a febre tifoide.

O tifo e a febre maculosa são doenças causadas por bactérias pertencentes ao mesmo gênero, no entanto as espécies e o agente transmissor são diferentes. A febre maculosa é causada pela mordida do carrapato estrela infectado pela bactéria Rickettsia rickettsii e os sintomas de infecção surgem entre 3 e 14 dias para aparecerem. Veja como identificar a febre maculosa.

Como é o tratamento

O tratamento para o tifo é feito de acordo com a orientação médica, sendo normalmente indicado o uso de antibióticos, como a Doxiciclina, por exemplo, por cerca de 7 dias. Na maioria das vezes é possível perceber melhora dos sintomas cerca de 2 a 3 dias após o início do tratamento, porém não é aconselhável interromper o tratamento, pois é possível que nem todas as bactérias tenham sido eliminadas.

Outro antibiótico que pode ser aconselhado é o Cloranfenicol, no entanto esse remédio não é a primeira escolha devido aos efeitos colaterais que podem estar associados ao seu uso.

No caso do tifo causado pelo piolho infectado pela bactéria, o mais indicado usar remédios para eliminar os piolhos. Confira no vídeo a seguir como acabar com os piolhos:

4 PASSOS PARA ACABAR COM OS PIOLHOS

57 mil visualizações


Bibliografia

  • MANUAL MSD. Tifo epidêmico. Link: <www.msdmanuals.com>. Acesso em 07 Jun 2019
  • CDC. Rickettsial (Spotted & Typhus Fevers) & Related Infections, including Anaplasmosis & Ehrlichiosis. Link: <wwwnc.cdc.gov>. Acesso em 07 Jun 2019
Gostou do que leu?   
Sim  /  Não

Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva aqui para que possamos melhorar o texto. Não lhe iremos responder directamente. Se quiser uma resposta clique em Contato.

Enviar Carregando elementos na página
Mais sobre este assunto:


Publicidade
Carregando
...
Fechar

Pode perguntar

Fechar
É hora de acabar com todas as suas dúvidas!
Erro
Erro
Erro
Marque a caixa de verificação acima.
Enviar Mensagem