O que você precisa saber?

Tratamento para Tenossinovite de DeQuervain

O tratamento para tenossinovite de DeQuervain pode ser feito com uso de anti-inflamatórios em forma de comprimidos e pomadas para passar no local da dor, além de fisioterapia, no entanto, em alguns casos, pode ser preciso realizar uma cirurgia.

O anti-inflamatório, como o Cataflan, pode ser em forma de comprimido ou em forma de pomada ou bálsamo para passar na região do punho afetado, pelo tempo determinado pelo médico. Repouso também é indicado para poupar o tendão e facilitar a cura.

No caso das grávidas e das mulheres que estão amamentando o tratamento não deve ser feito com comprimidos, mas em forma de pomada que devem ser aplicadas diretamente no local da dor, além de alongamentos, mas o mais importante é evitar os movimentos que provocam dor no punho, como ficar segurando o bebê com seus polegares virados para baixo.

Tratamento para Tenossinovite de DeQuervain

Fisioterapia

A fisioterapia para a tendinite no punho pode ser feita com aparelhos de eletroterapia e termoterapia que ajudam a desinflamar e combater a dor, além de exercícios que aumentam a mobilidade e a força dos músculos enfraquecidos. Aparelhos como Tens, Ultrassom, Laser e Corrente Galvânica podem ser usados para acelerar a cura.

Exercícios de alongamento e fortalecimento podem ser utilizados desde o primeiro dia e são essenciais para a recuperação. Pode ser útil fazer o exercício de apertar uma bolinha macia ou massinha de modelar em 3 séries de 20 repetições. Além disso, o fisioterapeuta também poderá utilizar técnicas de mobilização das articulações e fitas para imobilizar o tendão.

Cirurgia

A principal característica desta doença é a degeneração e o espessamento da bainha do tendão, localizada no punho e por isso, a cirurgia pode ser útil para liberar a bainha do tendão, facilitando a movimentação dos tendões dentro dela.

A cirurgia só deve ser utilizada como último recurso, quando mesmo após meses de fisioterapia não há melhora dos sintomas e mesmo após este procedimento será preciso fazer fisioterapia para recuperar a força, movimentação e diminuir a dor e o inchaço.

Veja uma ótima técnica de massagem indicada no vídeo a seguir:

A tenossinovite de DeQuervain é um tipo de tendinite que afeta os tendões do polegar, causando intensa dor no punho que piora ao realizar movimentos de rotação com as mãos. Esta não é uma emergência médica, mas também requer tratamento para evitar a complicação do quadro e evitar a cirurgia.

Tratamento caseiro para tendinite no punho

Um ótimo tratamento caseiro para a tendinite no punho é colocar uma bolsa de gelo no punho por 20 minutos, diariamente, 2 vezes por dia. Mas, para proteger a pele contra queimaduras, deve-se envolver a bolsa de gelo (ou um pacote de legumes congelados) em uma folha de papel de cozinha.

Após este período, a região ficará anestesiada e será mais fácil realizar o seguinte alongamento:

Alongamento para tendinite de DeQuervainAlongamento para tendinite de DeQuervain

Esticar o braço com a palma da mão voltada para cima e, com a ajuda da outra mão, esticar os dedos para trás a fim de manter a palma da mão bem esticada, lembrando de também segurar o polegar. Mantenha o braço nesta posição durante cerca de 1 minuto e descanse por 30 segundos. Faça este alongamento 3 vezes seguidas, de manhã e à noite.

Este simples exercício irá aumentar a flexibilidade dos músculos, do tendão e melhorar a oxigenação nas estruturas afetadas, trazendo alívio dos sintomas.

Sintomas da tendinite de DeQuervain

Os sintomas da tendinite no punho são:

  • Dor localizada no punho na região mais próxima do polegar;
  • Dor no punho que piora ao realizar movimentos de rotação com as mão como girar a maçaneta da porta ou as chaves;
  • Pode haver fraqueza nas mãos, como a dificuldade em segurar um copo e estalos podem ser ouvidos ao movimentar o punho.

O diagnóstico pode ser feito pelo médico ortopedista ou fisioterapeuta após observar a região e ouvir a história clínica do indivíduo. O fisioterapeuta poderá realizar um teste específico para identificar este tipo de tendinite e os exames de imagem como raio-x e ressonância magnética não são estritamente necessários mas podem ser úteis para verificar se já houve calcificação do tendão e qual a gravidade da lesão. Saiba como é feito o tratamento em caso de calcificação tendínea.

Teste para saber se é Tendinite e DeQuervainTeste para saber se é Tendinite e DeQuervain

O que causa 

A tendinite no punho pode ser causada pelo uso excessivo dos polegares e dos braços com movimentos repetitivos, como por exemplo escrever muito, segurar o bebê no colo com o polegar virado para baixo, pintar, martelar, pescar, digitar, tricotar, costurar, fazer musculação ou tocar um instrumento musical durante muitas horas seguidas, sem descansar. Mas ela também pode ocorrer ao haver um grande esforço da musculatura envolvida, como segurar algo muito pesado, como uma sacola de compras somente com uma mão, por um longo período de tempo.

Mais sobre este assunto:
Carregando
...