Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Suor Excessivo no Rosto: o que pode ser e o que fazer

A produção excessiva de suor no rosto, que recebe o nome de hiperidrose craniofacial, pode acontecer devido ao uso de medicamentos, estresse, calor excessivo ou, até mesmo, ser consequência de algumas doenças, como diabetes e alterações hormonais, por exemplo.

Nessa situação, as glândulas sudoríparas tornam-se mais ativadas, levando à produção excessiva de suor no rosto, couro cabeludo, pescoço e colo, o que pode ser bastante desconfortável e ter efeito negativo na auto-estima devido à visibilidade da região.

A produção de suor é algo natural e corresponde à tentativa do organismo de equilibrar a temperatura corporal através da liberação de líquidos. No entanto, em algumas situações, a produção de suor acontece de forma excessiva e sem que a pessoa esteja em um ambiente muito quente ou tenha praticado atividade física, por exemplo. Por isso, em caso de produção excessiva de suor no rosto, é importante ir ao clínico geral ou dermatologista para que seja identificada a causa da hiperidrose e seja iniciado o tratamento com o objetivo de melhorar a auto-estima e a qualidade de vida da pessoa.

Suor Excessivo no Rosto: o que pode ser e o que fazer

Principais causas de suor excessivo no rosto

O suor excessivo no rosto pode ser bastante desconfortável, podendo causar até mesmo constrangimento e, em alguns casos, depressão. O suor excessivo no rosto pode acontecer em qualquer pessoa, porém é mais comum em pessoas entre 30 e 50 anos, sendo as principais causas de hiperidrose facial primária:

  • Calor excessivo;
  • Prática de atividades físicas;
  • Alterações genéticas;
  • Uso de alguns medicamentos;
  • Uso de produtos para o rosto que obstruem os poros, tendo como consequência hiperativação da glândula sudorípara devido ao aumento da temperatura da pele;
  • Comidas picantes, como pimenta e gengibre, por exemplo;
  • Estresse;
  • Ansiedade.

Além disso, a hiperidrose facial pode acontecer como consequência de alguma doença, sendo denominada de hiperidrose secundária. As principais causas de hiperidrose secundária são diabetes, problemas na tireoide e cardiovasculares, alterações hormonais e diminuição dos níveis de açúcar no sangue, por exemplo, sendo importante ir ao médico para que seja identificada a causa e iniciado o tratamento adequado. 

Como é feito o tratamento

Caso a hiperidrose facial aconteça como consequência de alguma outra doença, o tratamento é feito voltado para a doença, sendo possível diminuir os sintomas e tratar a hiperidrose. Porém também pode ser recomendado o uso de cremes para o rosto contento Cloridróxido de Alumínio, por exemplo, que é capaz de diminuir a quantidade de suor no rosto, devendo ser utilizado conforme orientação do dermatologista.

No caso de hiperidrose primária pode ser recomendado pelo médico a aplicação regular de botox para regular a produção e liberação de suor. O tratamento com botox normalmente dura entre 6 e 8 meses e deve ser feito pro um profissional especializado, já que se trata de uma região delicada. Veja o que é o botox e quando pode ser usado.

Em alguns casos, o médico também pode recomendar o uso de medicamentos antitranspirantes ou medicamentos colinérgicos, que são aqueles que possuem a capacidade de parar a atividade da glândula sudorípara, no entanto esse tipo de tratamento ainda não é cientificamente comprovado.

É importante também que as pessoas que possuem suor excessivo no rosto usem roupas confortáveis, evitem passar muita maquiagem ou cremes e tenham alimentação equilibrada e pobre em alimentos picantes e com iodo, pois são capazes de estimular as glândulas sudoríparas. Saiba quais são os alimentos ricos em iodo que devem ser evitados.

Esta informação foi útil?   
Sim  /  Não

Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva aqui para que possamos melhorar o texto. Não lhe iremos responder directamente. Se quiser uma resposta clique em Contato.

Mais sobre este assunto:


Publicidade
Carregando
...
Fechar

Pode perguntar

Fechar
É hora de acabar com todas as suas dúvidas!
Erro
Erro
Erro
Marque a caixa de verificação acima.
Enviar Mensagem