Soroterapia: o que é, para que serve e como é feita

Atualizado em fevereiro 2024
Evidência científica

A soroterapia é um tratamento feito através da administração de soluções com remédios ou anticorpos diretamente na veia, para prevenir ou tratar situações como envenenamento, deficiência nutricional e desidratação, por exemplo.

Além disso, a soroterapia também tem sido usada com altas concentrações de vitaminas, minerais, antioxidantes e aminoácidos, sendo indicada para melhorar a saúde da pele, cabelo e unhas, ajudar no emagrecimento e favorecer o ganho de massa muscular.

No entanto, ainda não existem estudos científicos que comprovem os benefícios e a segurança da soroterapia para fins estéticos, popularmente conhecida como "soroterapia da beleza", ou "soro da beleza".

Imagem ilustrativa número 1

Para que serve

As possíveis indicações da soroterapia são:

  • Tratar envenenamento causado por animais;
  • Prevenir e tratar a desidratação;
  • Evitar a deficiência de nutrientes, em casos de má absorção intestinal;
  • Fortalecer o sistema imunológico.

Além disso, a soroterapia também vem sendo indicada para melhorar a saúde da pele, cabelo e unhas, emagrecer, favorecer o ganho de massa muscular e melhorar o humor.

Isso porque a administração intravenosa de altas concentrações de vitaminas, minerais, antioxidantes e aminoácidos, podem melhorar a absorção desses nutrientes no organismo.

Soroterapia capilar

A soroterapia capilar é um tratamento que poderia melhorar a saúde dos cabelos, já que esse procedimento inclui a administração endovenosa de altas doses de vitaminas do complexo B, colágeno, minerais, antioxidantes e aminoácidos.

No entanto, assim como para outros fins estéticos, ainda não existem evidências científicas sobre os benefícios da soroterapia para a saúde dos cabelos.

Como é feita

Para fazer a soroterapia, o médico deve avaliar os sinais e sintomas apresentados pela pessoa e indicar a realização de exames, como sangue e urina, para verificar o estado de saúde, possíveis alergias e os nutrientes que estão em falta no organismo.

A aplicação da soroterapia geralmente é feita através de um tubo diretamente na veia. Esse tratamento deve ser feito em um hospital e os medicamentos, nutrientes ou anticorpos indicados são calculados de acordo com a situação a ser tratada.

De acordo com a Associação Brasileira de Nutrologia, a soroterapia não é indicada para fins estéticos, devendo ser feita somente em pessoas com condições onde o sistema digestivo não consegue absorver os nutrientes tomados via oral, como no caso de cirurgia bariátrica ou doenças inflamatórias intestinais, por exemplo.

A "soroterapia da beleza" é comprovada?

Por ser um tratamento que aumenta a concentração de nutrientes no sangue, a “soroterapia da beleza” pode melhorar a absorção e eficácia de vitaminas, minerais e aminoácidos, por exemplo.

No entanto, ainda não existem estudos científicos que comprovem os riscos e os possíveis benefícios da soroterapia para fins estéticos.

Além disso, uma alimentação saudável e variada já garante a absorção e ação de todos os nutrientes necessários para manter a saúde e prevenir o surgimento de diversas doenças. Veja como fazer uma alimentação saudável.

Possíveis riscos

Os possíveis riscos da soroterapia para a saúde incluem vermelhidão e queimação no local da aplicação.

Em casos mais raros, a soroterapia pode causar choque anafilático, uma reação alérgica grave que surge após o contato com uma substância a que se tem alergia, podendo colocar a vida da pessoa em risco se não for tratada imediatamente. Entenda melhor sobre o choque anafilático.

Além disso, em casos de níveis elevados de nutrientes no organismo, a soroterapia pode causar dores musculares, insônia, depressão, dor no estômago, alterações nos batimentos do coração, fraqueza, problemas nos rins, cérebro ou coração, por exemplo.

Vídeos relacionados