Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
Fechar Coronavírus: Informações sobre COVID-19 Ler mais
O que você precisa saber?

O que é sono REM (sono profundo) e qual importância

O sono REM é uma fase de sono profundo que se caracteriza por movimentos oculares rápidos, sonhos vívidos, movimentos musculares involuntários, atividade cerebral intensa, respiração e batimentos cardíacos mais acelerados que garantem maior oferta de oxigênio neste período. Essa fase do sono é muito importante no processamento das memórias e conhecimentos, por exemplo.

Durante o sono ocorrem vários momentos diferentes, sendo que o primeiro momento consiste no sono mais leve e depois passa por outras fases até chegar no sono REM. No entanto, para que se consiga atingir o sono REM são necessárias algumas medidas antes de dormir, como evitar uso de celular, ingestão de bebidas e alimentos ricos em cafeína e álcool e é preciso manter um ambiente escuro para ativar a melatonina, que é o hormônio produzido pelo corpo com função de regular o sono.

O que é sono REM (sono profundo) e qual importância

Por que é importante

Atingir o estágio do sono REM, que é a fase de sono profundo, é importante para fixar as memórias, processar as experiências e o conhecimentos adquiridos durante o dia. Além disso, o sono REM garante uma boa noite de descanso e equilíbrio geral do organismo, ajudando a prevenir doenças do coração e problemas mentais e psicológicos, como ansiedade e depressão. Confira algumas dicas para uma boa noite de sono.

Nos bebês e crianças, o sono REM é ainda mais importante pois como estão passando por um momento de intenso desenvolvimento, o cérebro precisa organizar todo o aprendizado acumulado diariamente para depois reproduzir o que aprendeu. Desta forma, é natural que as crianças atinjam mais rapidamente e se mantenham mais tempo no sono REM do que os adultos.

Como acontece

Durante o sono existe um ciclo de várias fases e o sono REM acontece na quarta fase, por isso demora-se a chegar neste período. Primeiramente, o corpo passa por um processo de sono não REM, que consiste em uma primeira etapa do sono leve, que dura aproximadamente 90 minutos, e depois outra etapa, também de sono leve, que demora em média 20 minutos.

Após essas duas etapas é que o corpo atinge o sono REM e a pessoa passa a sonhar e tem as alterações no corpo, como movimentos rápidos dos olhos, mesmo fechados, aumento do funcionamento cerebral, e respiração e batimentos cardíacos mais rápidos.

A duração do sono REM depende de cada pessoa e do tempo total de sono, que idealmente deve ser entre 7 a 9 horas, sendo que durante a noite a pessoa passa por essa fase algumas vezes, repetindo o ciclo de 4 a 5 vezes. Saiba mais como funciona o ciclo do sono e reconheça as fases.

Como atingir o sono REM

Para atingir o sono REM e melhorar a qualidade do tempo de descanso durante a noite é ideal seguir algumas medidas, como estabelecer uma rotina para dormir para preparar o corpo e a mente, sendo necessário reduzir a luz do ambiente, evitar sons altos e não usar o celular e nem assistir televisão logo antes de dormir.

Além disso, deve-se manter a temperatura do quarto entre 19 a 21 graus, pois um clima agradável também é importante para o corpo descansar adequadamente e não é recomendado ingerir alimentos e nem bebidas com muito açúcar, cafeína e álcool pois isto pode influenciar negativamente a qualidade do sono. 

Veja no vídeo a seguir 10 truques para dormir rápido e melhor e desta forma melhorar a qualidade do sono REM:

Consequências da falta de sono REM

Se uma pessoa não atinge o sono REM, o sono profundo, pode ter algumas consequências no corpo e na mente, pois é um período do sono necessário para renovação cerebral. Alguns estudos mostram que adultos e crianças que não atingem o sono REM têm maiores riscos de desenvolver enxaqueca, obesidade, além de terem mais chances de apresentarem problemas de aprendizagem e sofrerem de ansiedade e estresse.

Entretanto, alguns problemas de saúde podem prejudicar o sono e fazer com que uma pessoa não atinga o sono REM facilmente, como a apneia do sono, que é o distúrbio que provoca a parada momentânea da respiração. A narcolepsia é outra doença que causa anormalidades na regulação do sono REM e ocorre quando uma pessoa passa a dormir em qualquer hora do dia e em qualquer lugar. Veja melhor o que é narcolepsia e qual o tratamento.

Para saber que horas acordar ou que horas deve-se dormir para ter um sono reparador que atinja o sono REM, basta colocar os dados na calculadora a seguir:

Erro
help
Erro
help
Imagem que indica que o site está carregando

Bibliografia >

  • WASHINGTON STATE UNIVERSITY. REM sleep vital for young brains. Disponível em: <https://research.wsu.edu/2016/02/19/rem-sleep-vital-for-young-brains/>. Acesso em 27 Fev 2020
  • AMERICAN SLEEP APNEA ASSOCIATION. Sleep Health. Disponível em: <https://www.sleephealth.org/sleep-health/>. Acesso em 27 Fev 2020
  • SIEGEL, Jerome M. The REM Sleep-Memory Consolidation Hypothesis. Science. Vol.294, n.5544. 1058-1063, 2001
  • KRYGER, Meir H.; ROTH, Thomas; DEMENT, William C. Principles and Practice of Sleep Medicine. 5.ed. Elservier, 2011. 92-111.
Esta informação foi útil?   
Sim  /  Não

Ficou alguma dúvida. Deixe aqui a sua questão para que possamos melhorar o nosso texto:

Atenção! Só poderemos responder diretamente se deixar o seu email.
Irá receber um email com um link que deverá aceder para confirmar que o email lhe pertence.
Mais sobre este assunto:

Publicidade
Carregando
...
Fechar Simbolo de finalizado

Pode perguntar

Fechar
É hora de acabar com todas as suas dúvidas!
Erro
Erro
Erro
Marque a caixa de verificação acima.
Enviar Mensagem