Sono REM: o que é, por que é importante e como atingir

Atualizado em fevereiro 2023

O sono REM é a última fase do ciclo de sono, caracterizado por movimentos oculares rápidos, sonhos vívidos, movimentos musculares involuntários, atividade cerebral intensa e batimentos cardíacos mais acelerados.

O sono REM é muito importante no processamento das memórias, aprendizado e conhecimentos, e geralmente se inicia cerca de 90 minutos após o início do sono, durando aproximadamente 10 minutos, e se repetindo várias vezes durante a noite.

Para que se consiga atingir o sono REM são necessárias algumas medidas antes de dormir, como evitar uso de celular, ingestão de bebidas e alimentos ricos em cafeína e álcool e é preciso manter um ambiente escuro para ativar a melatonina, que é o hormônio produzido pelo corpo com função de regular o sono.

Imagem ilustrativa número 1

Por que o sono REM é importante

Atingir o estágio do sono REM é importante para fixar as memórias, processar as experiências e o conhecimentos adquiridos durante o dia. Além disso, o sono REM garante uma boa noite de descanso e equilíbrio geral do organismo, ajudando a prevenir doenças do coração e problemas mentais e psicológicos, como ansiedade e depressão. Confira algumas dicas para uma boa noite de sono.

Nos bebês e crianças, o sono REM é ainda mais importante pois como estão passando por um momento de intenso desenvolvimento, o cérebro precisa organizar todo o aprendizado acumulado diariamente para depois reproduzir o que aprendeu. Desta forma, é natural que as crianças atinjam mais rapidamente e se mantenham mais tempo no sono REM do que os adultos.

Como acontece

Durante o sono existe um ciclo de várias fases e o sono REM acontece na quarta fase, por isso demora-se a chegar neste período. Primeiramente, o corpo passa por um processo de sono não REM, que consiste em uma primeira etapa do sono leve, que dura aproximadamente 90 minutos, e depois outra etapa, também de sono leve, que demora em média 20 minutos.

Após essas duas etapas é que o corpo atinge o sono REM e a pessoa passa a sonhar e tem as alterações no corpo, como movimentos rápidos dos olhos, mesmo fechados, aumento do funcionamento cerebral, e respiração e batimentos cardíacos mais rápidos.

A duração do sono REM depende de cada pessoa e do tempo total de sono, que idealmente deve ser entre 7 a 9 horas, sendo que durante a noite a pessoa passa por essa fase algumas vezes, repetindo o ciclo de 4 a 5 vezes.

Fases do sono 

Durante o sono ocorrem vários momentos diferentes, sendo que o primeiro momento consiste no sono mais leve e depois passa por outras fases até chegar no sono REM.

As principais fases do sono incluem:

Fase do sono Características Duração
Estágio 1 não-REM (sono leve) É a fase inicial do sono, de relaxamento muscular leve e respiração regular, podendo nessa fase a pessoa despertar facilmente 1 a 5 minutos, correspondendo a 5% do sono total
Estágio 2 não-REM (sono leve)

Nessa fase, inicia-se o sono profundo, caracterizada por uma diminuição dos batimentos cardíacos e da temperatura corporal, e os neurônios apresentam atividade na forma de pulsos, importantes para a consolidação da memória.

Esta é a fase em que pode ocorrer o bruxismo.

25 minutos, correspondendo a 45% do sono total
Estágio 3 não-REM (sono profundo)

É o estágio mais profundo do sono, de reparação e regeneração dos tecidos, construção muscular e óssea, além de fortalecimento do sistema imunológico.

Nessa fase é mais difícil a pessoa despertar, mesmo com sons mais altos. No entanto, caso a pessoa desperte, pode ter um período de nebulosidade mental e redução do desempenho cognitivo, chamado inércia do sono.

No estágio 3 do sono, é a fase em que ocorrem sonambulismo, enurese noturna ou terror noturno.

20 a 40 minutos, correspondendo a 25% do sono total
Estágio 4 REM

É a fase do sono reparador, de relaxamento muscular, exceto os músculos dos olhos que se movimentam rapidamente, e respiração que se encontra mais irregular.

Nessa fase há um maior consumo de oxigênio pelo cérebro, maior atividade e metabolismo cerebral, e aumento do pulso e pressão sanguínea.

Esse estágio, é a fase em que podem ocorrer sonhos, pesadelos ou ereção peniana.

10 minutos em cada ciclo do sono, correspondendo a 25% do sono total

As fases do sono vão se repetindo durante toda a noite, até voltar à fase REM do sono, que vai ficando cada vez maior em cada ciclo. Entenda melhor o ciclo do sono e suas características.

Como atingir o sono REM

Para atingir o sono REM e melhorar a qualidade do tempo de descanso durante a noite é ideal seguir algumas medidas, como estabelecer uma rotina para dormir para preparar o corpo e a mente, sendo necessário reduzir a luz do ambiente, evitar sons altos e não usar o celular e nem assistir televisão logo antes de dormir.

Além disso, deve-se manter a temperatura do quarto entre 19 a 21 graus, pois um clima agradável também é importante para o corpo descansar adequadamente e não é recomendado ingerir alimentos e nem bebidas com muito açúcar, cafeína e álcool pois isto pode influenciar negativamente a qualidade do sono. 

Veja no vídeo a seguir 10 truques para dormir rápido e melhor e desta forma melhorar a qualidade do sono REM:

Qual médico consultar?

No caso da pessoa apresentar problemas para dormir e dificuldade de atingir o sono REM, é recomendado consultar um médico especialista em Medicina do Sono, para realizar uma avaliação e exames, de forma a identificar as possíveis causas do problema para dormir.

Cuidar da sua saúde nunca foi tão fácil!

Marque uma consulta com nossos Médicos do Sono e receba o cuidado personalizado que você merece.

Marcar consulta

Disponível em: São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Pernambuco, Bahia, Maranhão, Pará, Paraná, Sergipe e Ceará.

Foto de uma doutora e um doutor de braços cruzados esperando você para atender

Consequências da falta de sono REM

Se uma pessoa não atinge o sono REM pode ter algumas consequências no corpo e na mente, pois é um período do sono necessário para renovação cerebral.

Alguns estudos mostram que adultos e crianças que não atingem o sono REM têm maiores riscos de desenvolver algumas condições como:

  • Enxaqueca;
  • Obesidade;
  • Problemas de aprendizagem 
  • Ansiedade e estresse.

Entretanto, alguns problemas de saúde podem prejudicar o sono e fazer com que uma pessoa não atinga o sono REM facilmente, como a apneia do sono, que é o distúrbio que provoca a parada momentânea da respiração.

A narcolepsia é outra doença que causa anormalidades na regulação do sono REM e ocorre quando uma pessoa passa a dormir em qualquer hora do dia e em qualquer lugar. Veja melhor o que é narcolepsia e qual o tratamento.

Para saber que horas acordar ou que horas deve-se dormir para ter um sono reparador que atinja o sono REM, basta colocar os dados na calculadora a seguir:

Erro
Erro

Vídeos relacionados