Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Calmante Natural para ansiedade, insônia ou nervosismo

Um excelente calmante natural é a passiflora incarnata também conhecida como flor do maracujá pois esta planta, além de ser fácil de encontrar, possui fortes propriedades sedativas que ajudam a acalmar a ansiedade e favorecer o sono, deixando a pessoa mais calma, serena e tranquila.

No entanto, existem muitas outras plantas que também têm ações semelhantes, diminuindo a ansiedade e o nervosismo. Outros exemplos incluem:

  • Valeriana: a sua raiz tem ação calmante e estimulante do sono, por isso é muito indicada em casos de agitação, insônia, fobia ou ansiedade;
  • Erva de São-João ou Hipericão: é um bom restaurador para o sistema nervoso e anti-depressivo, podendo ser usado no tratamento da depressão, ansiedade e agitação nervosa;
  • Camomila: tem ação calmante do sistema digestivo e nervoso, criando uma sensação de harmonia, que ajuda a acalmar em estados de agitação e nervosismo;
  • Tília: possui propriedades calmantes, auxiliando no tratamento de distúrbios do sistema nervoso como estresse excessivo, ansiedade e histeria;
  • Melissa ou cidreira: tem ação calmante e pode ser utilizada em caso de perturbações do sono, nervosismo e ansiedade;
  • Alfazema: é rica em cumarina e óleos essenciais que possuem propriedades calmantes e relaxantes atuando contra a tensão nervosa.

É possível fazer chá de todas estas plantas, no entanto, também existem suplementos alimentares na forma de comprimidos à venda em lojas de produtos naturais, supermercados e algumas farmácias. Geralmente, os suplementos devem ser indicados por um fitpoterapeuta para saber qual a dose mais indicada. Os suplementos funcionam bem para aliviar sintomas a longo prazo, reduzindo o surgimento de crises de ansiedade, por exemplo.

Calmante Natural para ansiedade, insônia ou nervosismo

Como fazer um chá calmante

Para fazer o chá, deve-se selecionar uma das plantas com efeito calmante e depois adicionar 1 sachê, ou 20 gramas da planta, em 1 xícara de água fervente por aproximadamente 5 a 10 minutos. Depois, o chá pode ser tomado 2 a 3 vezes ao longo do dia ou antes de situações que provoquem mais estresse.

No caso de se precisar de um calmante para dormir, o chá mais indicado é o de valeriana, pois aumenta os níveis de melatonina, importantes para induzir o sono. Nesse caso, o chá deve ser tomado 15 a 30 minutos antes de dormir e, nesse período, deve-se evitar assistir televisão ou usar outro aparelho eletrônico, como o celular. Veja todas as dicas para tratar a insônia e dormir melhor.

A principal vantagem em relação aos calmantes vendidos na farmácia é o fato de não causarem efeitos colaterais ou dependência. Porém, e apesar de poderem ser comprados sem receita médica, só devem ser utilizados sob a orientação de um médico ou fitoterapeuta, especialmente quanto a sua dosagem, já que algumas destas ervas quando consumidas em excesso podem ser tóxicas.

Calmantes naturais em comprimidos

Alguns exemplos de calmantes naturais em comprimidos são os seguintes fitoterápicos:

Passiflora incarnata L.

Maracugina

Sintocalmy

​Passiflorine

Recalm

Calman

Pasalix

Serenus

Ansiopax

Estes fitoterápicos apesar de serem compostos de substâncias naturais só devem ser utilizados sob orientação médica ou de um fitoterapeuta embora possam ser comprados sem receita. Eles possuem propriedades calmantes que atuam no cérebro acalmando o indivíduo devido a sua ação sedativa.

Opções naturais para grávidas

Os calmantes naturais para grávidas só podem ser utilizados sob a orientação o obstetra que está realizando o pré natal e em caso de extrema necessidade, pois eles podem causar efeitos colaterais ou não serem seguros para o bebê. Um bom calmante natural que pode ser utilizado por grávidas e que não possui contraindicações é o suco natural de maracujá.

Em caso de insônia na gravidez, veja algumas dicas simples que podem ajudar.

Opções naturais para bebês

Um bom calmante natural para bebês é o chá de camomila com erva doce, que além de acalmar, favorecer o sono e auxilia no combate aos gases que provocam cólicas principalmente nos primeiros meses de vida da criança. 

Existe um suplemento alimentar chamado funchicória que contém estas plantas medicinais e pode ser utilizado como calmante natural para bebês e recém nascidos, mas apesar de poder ser comprado sem receita médica só deve ser utilizado com o conhecimento do pediatra da criança.

Uma outra opção de calmante natural para bebês com mais de 6 meses, que já tenham iniciado a alimentação diversificada é o suco natural de maracujá. Basta bater no liquidificador a polpa de 1 maracujá com 1 copo de água, coar e depois oferecer ao bebê ou a criança cerca de meio copo.

Veja ainda como fazer uma massagem nos pézinhos do bebê para dormir melhor.

Mais sobre este assunto:


Publicidade
Carregando
...