Hiponatremia: o que é, sintomas, causas e tratamento

Atualizado em julho 2023

A hiponatremia é a diminuição da quantidade de sódio no corpo para valores inferiores a 135 mEq/L, sendo mais comum em pacientes hospitalizados.

A hiponatremia é uma situação potencialmente perigosa, pois quanto mais baixo for o nível de sódio no sangue, maior a gravidade dos sintomas, podendo haver inchaço do cérebro, crises convulsivas e, em alguns casos, coma.

O tratamento da hiponatremia é feito por meio da reposição da quantidade de sódio no sangue através da administração de soro, que deve ser prescrito pelo médico na quantidade necessária de acordo com cada caso.

Imagem ilustrativa número 1

Principais sintomas

Os sintomas mais comuns de hiponatremia são:

  • Dor de cabeça;
  • Confusão;
  • Enjoo;
  • Vômitos;
  • Fraqueza muscular;
  • Sonolência.

Os sinais e sintomas de hiponatremia são mais graves à medida que a quantidade de sódio vai diminuindo no sangue. Nos casos mais graves é possível que existam crises convulsivas, espasmos musculares e coma.

A hiponatremia que provoca sintomas é considerada uma emergência médica, devendo ser detectada e tratada o mais rápido possível.

Como confirmar o diagnóstico

O diagnóstico da hiponatremia é feito por meio a dosagem de sódio no sangue, em que é verificada concentração menor que 135 mEq/L. Idealmente, os valores de sódio devem ser entre 135 e 145 mEq/L.

O diagnóstico da causa é feito pelo médico, que investiga alterações a partir da história clínica e outros exames de sangue, como a avaliação da função dos rins, do fígado, dos níveis de glicemia, e da concentração do sangue e da urina, que ajudam a determinar a origem da alteração.

Marque uma consulta com o médico mais próximo para avaliar o resultado dos níveis de sódio no sangue:

Cuidar da sua saúde nunca foi tão fácil!

Marque uma consulta com nossos dermatologista e receba o cuidado personalizado que você merece.

Marcar consulta

Disponível em: São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Pernambuco, Bahia, Maranhão, Pará, Paraná, Sergipe e Ceará.

Foto de uma doutora e um doutor de braços cruzados esperando você para atender

Possíveis causas da hiponatremia

Algumas das principais causas de hiponatremia são:

  • Excesso de açúcar no sangue, que acontece no diabetes;
  • Vômitos ou diarreia, que causam tanto hiponatremia quanto hipernatremia;
  • Doenças que acumulam líquido no corpo, como insuficiência cardíaca, cirrose do fígado, hipotireoidismo grave e insuficiência renal crônica;
  • Doenças e situações em que há excesso de vasopressina, que é o hormônio responsável pela regulação da quantidade de água no corpo;
  • Uso de medicamentos que podem reter água, como alguns anti-inflamatórios;
  • Realização de exercícios físicos em excesso, como em maratonas, que estimula o corpo a produzir hormônio antidiurético, além do consumo de mais água;
  • Uso de drogas, como o Ecstasy;
  • Consumo em excesso de líquidos, como cerveja, chás, e, até, água.

A diminuição da concentração do sódio no sangue resulta de qualquer doença que faz com que seja diminuída a quantidade de água eliminada pelo corpo, ou quando a água fica acumulada em maior quantidade no sangue, de forma que o sódio fica diluído.

Como é feito o tratamento

Para tratar a hiponatremia, o médico deve identificar qual a intensidade dos sintomas, e se é uma alteração de instalação aguda ou crônica. Na hiponatremia aguda grave, ou quando provoca sintomas, é feita a reposição de soro com maior quantidade de sódio, que é a solução salina hipertônica.

Esta reposição deve ser calculada cuidadosamente, de acordo com a necessidade de sódio de cada pessoa e feita de forma lenta, pois a brusca modificação dos níveis de sódio ou excesso de sódio, que é a hipernatremia, também podem ser prejudiciais às células cerebrais. Saiba mais sobre o que causa e como tratar a hipernatremia.

A hiponatremia crônica também pode ser tratada com solução salina hipertônica ou com soro fisiológico, e não é necessária uma rápida correção, pois o corpo já está com alguma adaptação àquela condição. Em situações leves, outra opção é restringir a quantidade de água que se bebe no dia, podendo fazer com que o sangue fique com um melhor equilíbrio de água e sal.