10 sintomas de cisto no ovário

Revisão médica: Drª. Sheila Sedicias
Ginecologista
junho 2022

Os principais sintomas de cisto no ovário são:

  1. Dor durante o período ovulatório;
  2. Dor constante na região abdominal;
  3. Sensação de barriga inchada;
  4. Atraso na menstruação ou menstruação irregular;
  5. Dor nas costas;
  6. Dor ou desconforto durante a relação sexual;
  7. Aumento na sensibilidade das mamas;
  8. Sangramento fora do período menstrual;
  9. Dificuldade para engravidar;
  10. Aumento de peso.

Os sintomas de cisto no ovário podem surgir quando há crescimento do cisto, ruptura ou torção, resultando em dor intensa. Os sintomas também podem variar de acordo com o tipo de cisto, sendo, portanto, necessário ir ao ginecologista para que sejam feitos exames para diagnosticar a presença, tamanho e gravidade do cisto.

O cisto no ovário é uma bolsa cheia de líquidos que pode se formar no interior ou ao redor do ovário e que pode resultar em dor, atraso na menstruação ou dificuldade para engravidar, por exemplo. Conheça mais sobre o cisto no ovário.

Teste online de sintomas

Para avaliar a chance de ter um cisto no ovário, selecione, no teste a seguir, os sintomas que apresenta:

  1. 1.Dor abdominal ou pélvica constante
  2. 2.Sensação frequente de barriga inchada
  3. 3.Menstruação irregular
  4. 4.Dor constante nas costas ou flancos
  5. 5.Desconforto ou dor durante o contato íntimo

Como confirmar o diagnóstico

O diagnóstico de cisto no ovário é feito pelo ginecologista inicialmente a partir da avaliação dos sinais e sintomas apresentados pela mulher. Em seguida devem ser indicados exames que permitem confirmar a presença do cisto e indicar qual o tamanho e suas características.

Assim, pode ser realizado pelo médico a palpação pélvica e exames de imagem como ultrassonografia transvaginal, tomografia computadorizada e ressonância magnética.

Em alguns casos o médico pode solicitar também a realização do teste de gravidez, o beta-HCG, para excluir a possibilidade de gravidez ectópica, que apresenta os mesmos sintomas, e ainda ajuda a identificar o tipo de cisto que a mulher possui.

Como é feito o tratamento

O tratamento para o cisto no ovário nem sempre é necessário, devendo ser recomendado pelo ginecologista de acordo com o tamanho, características do cisto, sintomas e idade da mulher para que seja indicada a melhor forma de tratamento.

Quando o cisto não apresenta características malignas e não provoca sintomas, normalmente não é indicado tratamento, devendo a mulher ser acompanhada periodicamente para que seja verificada a redução do cisto.

Por outro lado, quando são identificados sintomas, pode ser recomendado pelo médico o uso de pílula anticoncepcional com estrogênio e progesterona para regular os níveis hormonais ou a remoção do cisto por meio de cirurgia. Em casos mais graves, quando há torção ou suspeita de malignidade, pode ser indicada a retirada completa do ovário. Saiba mais detalhes do tratamento para o cisto no ovário.

Entenda a diferença entre cistos e a Síndrome do Ovário Policístico e como a alimentação pode ajudar no tratamento assistindo ao vídeo a seguir:

Esta informação foi útil?

Atualizado por Equipe Editorial do Tua Saúde, em junho de 2022. Revisão médica por Drª. Sheila Sedicias - Ginecologista, em setembro de 2020.
Revisão médica:
Drª. Sheila Sedicias
Ginecologista
Médica mastologista e ginecologista formada pela Universidade Federal de Pernambuco, em 2008 com registro profissional no CRM PE 17459.

Tuasaude no Youtube

  • SÍNDROME DO OVÁRIO POLICÍSTICO | O Que Comer para Tratar

    05:36 | 434440 visualizações