Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Sintomas de cisto no ovário

Em geral, o aparecimento de cistos nos ovários não provoca sintomas e não precisa de tratamento específico, pois normalmente desaparecem espontaneamente.

No entanto, quando o cisto cresce muito, se rompe ou quando ele fica torcido no ovário, pode surgir sintomas como dor no abdômen e menstruação irregular, que podem piorar durante a ovulação, o contato íntimo ou devido aos movimentos intestinais, não sendo motivo de preocupação.

Sintomas de cisto no ovário

Assim, é preciso estar atenta aos seguintes sintomas:

  • Dor no abdômen ou região pélvica;
  • Sensação de pressão no abdômen;
  • Menstruação irregular;
  • Dor aguda no fundo das costas ou coxas;
  • Hipersensibilidade nas mamas;
  • Náuseas e vômitos.

OS sintomas também são exatamente os mesmos em casos de cisto hemorrágico e cisto maligno, e por isso é necessário fazer um ultrassom no ginecologista para diagnosticar o problema.

No entanto, é importante lembrar que a mulher com cisto no ovário deve ir ao hospital sempre que apresentar dor abdominal acompanhada de febre, vômitos, desmaios ou respiração rápida.

Tratamento para cisto no ovário

O tratamento para cisto no ovário só é necessário quando existem suspeitas de o problema ser maligno ou quando o cisto está provocando sintomas.

Geralmente, o tratamento é feito com o uso de pílula anticoncepcional com estrogênio e progesterona para regular os níveis hormonais ou com cirurgia para a retirada do cisto. Veja mais detalhes sobre o tratamento aqui.

Entenda a diferença entre cistos e Síndrome do Ovário Policístico, e como a alimentação pode ajudar no tratamento:

Veja também a receita de um Remédio caseiro para cisto no ovário.

Mais sobre este assunto:
Carregando
...