Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Sintomas de miopia

O sintoma mais frequente de miopia é a visão embaçada dos objetos que estão longe, o que dificulta ver a placa do ônibus ou os sinais de trânsito a mais de um metro de distância, por exemplo.

Porém, outros sintomas de miopia também podem incluir:

  • Visão embaçada de longe, mas boa de perto;
  • Tonturas, dor de cabeça ou dor nos olhos;
  • Fechar os olhos para enxergar melhor;
  • Lacrimejamento excessivo;
  • Necessidade de maior concentração em atividades, como dirigir;
  • Dificuldade em estar em espaços com muita luz.

O paciente pode ter sintomas de miopia e astigmatismo quando apresenta visão dupla, por exemplo, uma vez que o astigmatismo impede que o indivíduo observe os limites dos objetos com nitidez.

Já quando existe dificuldade para enxergar tanto de longe como de perto, pode ser sintoma de miopia e hipermetropia, e o tratamento deve incluir óculos ou lentes para corrigir ambos os problemas.

Correção da miopia com óculos, durante a leituraCorreção da miopia com óculos, durante a leitura
Tratamento da miopia com óculos, para objetos de longeTratamento da miopia com óculos, para objetos de longe

O paciente com sinais e sintomas de miopia deve consultar o oftalmologista para fazer um exame de vista, para identificar a graduação adequada para corrigir os problemas de visão que possui.

Geralmente, os sintomas de miopia não são agravados pelo uso excessivo do computador ou leitura com pouca luz, mas podem provocar aumento da dor de cabeça devido ao cansaço e à sensação de olhos secos.

Sintomas de miopia degenerativa

Os primeiros sintomas de miopia degenerativa incluem olho mais saído da órbita, má visão de longe mesmo com óculos ou lente de contato, aumento permanente do tamanho da pupila, zonas negras, luzes piscando ou pontos negros no campo de visão.

No entanto, este problema de visão pode avançar muito rapidamente quando não é devidamente tratado, evoluindo para cegueira permanente nos casos mais graves.

Os sintomas de miopia alta estão relacionados com os sintomas da miopia degenerativa e são diagnosticados pelo oftalmologista quando o paciente apresenta dioptrias superiores a - 6,00 em um dos olhos.

Sintomas de miopia no bebê

Os sintomas de miopia infantil são semelhantes aos apresentados por um adulto. No entanto, a criança pode não os referir, porque para ela esse tipo de visão embaçada é a única que conhece, reconhecendo-a como normal.

Algumas situações que os pais deverão estar atentos no desenvolvimento da criança e que podem indicar um caso de miopia são:

  • Não enxergar objetos de longe;
  • Dificuldade em aprender a falar;
  • Ter dificuldade em ver brinquedos pequenos;
  • Dificuldade de aprendizagem na escola;
  • Escrever com o rosto muito próximo do caderno.

Para evitar dificuldades de aprendizagem na escola é recomendado que todas as crianças façam um exame de visão antes de entrar para a escola, de forma a verificar se estão enxergando corretamente.

Tratamento para miopia

O tratamento para miopia pode ser feito com o uso de lentes de contato ou óculos corretivos, adaptados ao grau de miopia do paciente.

Além disso, também existe a possibilidade de cirurgia para miopia, que pode ser feita a partir dos 21 anos e que reduz a necessidade de utilizar óculos ou lentes.

Porém, a miopia não tem cura, pois mesmo após a cirurgia pode voltar a surgir, devido ao envelhecimento.

Links úteis:

Mais sobre este assunto:


Carregando
...