7 sintomas de miopia (e o que fazer)

O principal sintoma de miopia é a dificuldade para enxergar à distância, fazendo com que a visão fique borrada, mas também são comuns outros sintomas como vista cansada, dor de cabeça ou apertar os olhos com frequência para enxergar melhor.

A miopia é um problema da visão em que os raios de luz que entram nos olhos não conseguem formar as imagens corretamente na retina e, normalmente, é identificada durante a infância, adolescência ou início da idade adulta. Entenda melhor o que é miopia e suas causas.

Em caso de suspeita de miopia, é recomendado consultar um oftalmologista. Na maioria dos casos, o tratamento é feito com o uso de óculos de grau ou lentes de contato para corrigir o problema da visão.

Uma paciente durante o exame oftalmológico com o médico

Principais sintomas

Os principais sintomas de miopia são:

1. Visão embaçada

A visão tende a ficar embaçada para enxergar objetos distantes em caso de miopia. Este é um dos principais sintomas deste problema de visão e acontece porque os raios de luz que entram nos olhos não se juntam corretamente na retina. Conheça as principais causas de visão embaçada.

Não ignore os sinais que seu corpo está dando!

Conte com os nossos especialistas para entender a causa dos seus sintomas. Marque sua consulta já!

Marcar consulta

Disponível em: São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Pernambuco, Bahia, Maranhão, Pará, Paraná, Sergipe e Ceará.

2. Vista cansada

A vista cansada, conhecida como astenopia, também é comum em caso de miopia, podendo provocar sintomas como desconforto nos olhos, piora da visão e lacrimejamento, por exemplo. 

3. Dor de cabeça

Dor de cabeça é um sintoma frequente em caso de miopia, embora não se conheça a sua causa exata. Acredita-se que possa ser causada pela contração constante de músculos do pescoço, testa e/ou couro cabeludo ou por se forçar os olhos excessivamente. 

Normalmente, a dor de cabeça associada à miopia é leve, localizada na região frontal e tende a ser pior ao se realizar esforços visuais prolongados, especialmente ao final do dia.

Leia também: Dor de cabeça constante: 10 causas (e o que fazer) tuasaude.com/dor-de-cabeca-constante

4. Apertar os olhos para enxergar

A pessoa com miopia tende a apertar os olhos ou franzir a testa para enxergar melhor. Ao fazer isso, consegue melhorar um pouco a forma como os raios de luz entram nos olhos, favorecendo a formação das imagens na retina.

5. Problemas escolares

Problemas escolares são comuns especialmente em crianças e adolescentes com miopia devido à dificuldade de enxergar o quadro, apresentações e/ou professor. Além disso, por não enxergar bem o quadro, também são frequentes erros de cópia, por exemplo.  

6. Aproximar objetos do rosto

Dependendo do grau da miopia, além de não conseguir ver bem à distância, a pessoa também pode ter dificuldades para enxergar objetos mais próximos, como livros ou o celular, podendo precisar aproximá-los do rosto para enxergar melhor

Leia também: Graus de miopia: quais são (e como saber) tuasaude.com/graus-de-miopia

7. Desatenção

Devido à dificuldade para enxergar, especialmente crianças com miopia tendem a perder a atenção mais facilmente. A desatenção tende a ser notada principalmente durante tarefas monótonas, entediantes e que exigem a capacidade de enxergar à alguma distância, como aulas e palestras.    

O que fazer

Em caso de suspeita de miopia, é recomendado consultar um oftalmologista, que pode identificar problemas na visão por meio do exame oftalmológico, em que realiza uma série de testes para avaliar a saúde dos olhos. 

O tratamento da miopia normalmente é feito com o uso de óculos de grau, lentes de contato ou a cirurgia para corrigir a visão.

Leia também: Cirurgia de miopia: quando fazer, tipos, recuperação e riscos tuasaude.com/cirurgia-para-miopia