Graus de miopia: quais são (e como saber)

Os diferentes graus de miopia são classificados em leve, quando é menor que –3,00 graus; moderada, entre -3,00 e -6,00 graus; e alta, ou grave, onde a pessoa apresenta acima de -6,00 graus.

A miopia é uma alteração da visão em que há dificuldade para enxergar à distância, podendo também causar sintomas como visão embaçada, dor de cabeça, dor nos olhos e cansaço após ler, por exemplo.

Leia também: Miopia: o que é, sintomas, causas e tratamento tuasaude.com/miopia

A avaliação da miopia deve ser feita pelo oftalmologista e o tratamento varia conforme o grau da miopia, podendo ser recomendado o uso de óculos ou lentes de contato, ou ainda a realização de uma cirurgia.

Imagem ilustrativa número 1

Tabela de classificação dos graus de miopia

A classificação dos graus de miopia é feita conforme a tabela a seguir:

Classificação Graus
Miopia leve Menor que –3,00 graus
Miopia moderada Entre -3,00 e -6,00 graus
Miopia alta ou grave Acima de -6,00 graus

No entanto, é importante ressaltar que a classificação da miopia pode variar de acordo com as diretrizes de cada país.

Como saber os graus de miopia

Para saber os graus de miopia, é recomendado consultar o oftalmologista, para que seja feito um exame oftalmológico de rotina para avaliar a saúde dos olhos.

Marque uma consulta com o especialista mais perto de você, se deseja avaliar o grau de miopia:

Marcar consulta Parceria com Rede D'Or disponível em: São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Pernambuco, Bahia, Maranhão, Pará, Paraná, Sergipe e Ceará.

Para confirmar o diagnóstico, o médico também realiza alguns exames oftalmológicos, como exame de acuidade visual, em que são feitos testes com o objetivo de verificar a capacidade da pessoa enxergar letras mais ou menos distantes. Conheça melhor sobre o exame oftalmológico.

Leia também: Acuidade visual: o que é, como é feito o exame e quando é indicado tuasaude.com/acuidade-visual

Como a pessoa com miopia enxerga

A pessoa com miopia enxerga muito bem os objetos que estão mais próximos, mas tem dificuldades para visualizar objetos que estão mais distantes.

Uma pessoa com miopia pode não conseguir diferenciar os sinais de trânsito ou o letreiro do ônibus, até que fiquem a poucos metros de distância, por exemplo.

Como é feito o tratamento

Os principais tratamentos para miopia são:

1. Uso de óculos ou lentes de contato

O uso de óculos com lentes esféricas, pode ser recomendado pelo oftalmologista para ajudar a focar os raios de luz, colocando a imagem sobre a retina do olho, melhorando a capacidade visual.

Já as lentes de contato podem ser indicadas para algumas pessoas, promovendo uma visão mais clara e um campo de visão maior do que os óculos.

No entanto, as lentes de contacto devem ser usadas somente com a indicação médica, para evitar problemas como infecções, inflamações, alergias, úlceras e comprometimento da visão. Confira alguns cuidados para colocar e retirar as lentes de contato.

2. Cirurgia

A cirurgia de miopia a laser normalmente é feita em pessoas com grau de miopia estabilizado, onde um laser restaura a córnea do olho.

Outro tipo de cirurgia que pode ser recomendado pelo médico é o implante de pequenas lentes artificiais nos olhos. Esta cirurgia geralmente é indicada para pessoas com miopia grave ou que têm as córneas muito finas.

Leia também: Cirurgia de miopia: quando fazer, tipos, recuperação e riscos tuasaude.com/cirurgia-para-miopia