Os sintomas da má digestão, como azia e arrotos frequentes, podem surgir após qualquer refeição, principalmente quando a alimentação foi rica em carnes e gorduras, já que esses alimentos demoram mais tempo no estômago para serem digeridas.
Além disso, ingerir muitos líquidos durante a refeição também pode causar má digestão, pois aumenta o volume do estômago e torna a digestão mais lenta. Assim, os sinais que podem indicar indigestão geralmente são:
- Sensação de estômago cheio, mesmo após ter comido pouco,
- Gases, flatulência;
- Azia e queimação;
- Arrotos frequentes;
- Enjoos e vômitos;
- Diarreia ou prisão de ventre;
- Cansaço.
Além do mal estar intestinal, é importante lembrar que a má digestão pode fazer com que menos nutrientes sejam absorvidos no intestino, o que aumenta o risco de problemas como anemia e falta de vitaminas.

Como deve ser o tratamento
O tratamento para má digestão deve ser indicado gastroenterologista ou clínico geral de acordo com os sintomas apresentados pela pessoa. Assim, podem ser indicado o uso de alguns remédios para aliviar os sintomas e melhorar a digestão como Gaviscon, Mylanta plus e Eparema, por exemplo.
Além disso, existem alguns remédios caseiros e naturais que também possuem propriedades digestivas e que poderiam ser indicados como forma de complementar o tratamento indicado pelo médico, como leite de magnésia, chá de boldo e chá de erva-doce. Uma outra boa opção é comer uma fatia de abacaxi ou tomar cerca de 50 ml do seu suco puro, sem adicionar água para diluir, pois ele facilita e acelera a digestão, principalmente de refeições gordurosas. Veja o que tomar para má digestão.
O que comer
A dieta para combater a sensação de estômago cheio deve ter principalmente alimentos de fácil digestão e que não irritam o estômago, como gelatina, sucos de frutas, pão e biscoitos sem recheio, evitando também o consumo de líquidos durante a refeição.
Os alimentos que devem ser evitados são especialmente os que contém muitas fibras e que estimulam a produção de gases, como vegetais verde folhosos, feijão, ovos e os alimentos embutidos e ricos em gordura como manteiga, requeijão, leite e carnes vermelhas. Além disso, também é importante evitar alimentos industrializados e processados, pois costumam ser ricos em gordura e conservantes que irritam o intestino.
Quando ir ao médico
É recomendado ir ao médico quando a sensação de estômago cheio é frequente, havendo episódios diários, ou quando se repetem mais de 8 vezes por mês. Nesses casos, o médico pode avaliar os sintomas apresentados pela pessoa e indicar a realização de uma endoscopia com o objetivo de identificar a causa da má digestão.