Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

7 principais sintomas de má digestão e como é o tratamento

Os sintomas da má digestão, como azia e arrotos frequentes, podem surgir após qualquer refeição, principalmente quando a alimentação foi rica em carnes e gorduras, já que esses alimentos demoram mais tempo no estômago para serem digeridas.

Além disso, ingerir muitos líquidos durante a refeição também pode causar má digestão, pois aumenta o volume do estômago e torna a digestão mais lenta. Assim, os sinais que podem indicar indigestão geralmente são:

  1. Sensação de estômago cheio, mesmo após ter comido pouco,
  2. Gases, flatulência;
  3. Azia e queimação;
  4. Arrotos frequentes;
  5. Enjoos e vômitos;
  6. Diarreia ou prisão de ventre;
  7. Cansaço.

Além do mal estar intestinal, é importante lembrar que a má digestão pode fazer com que menos nutrientes sejam absorvidos no intestino, o que aumenta o risco de problemas como anemia e falta de vitaminas.

7 principais sintomas de má digestão e como é o tratamento

Como deve ser o tratamento

O tratamento para má digestão deve ser indicado gastroenterologista ou clínico geral de acordo com os sintomas apresentados pela pessoa. Assim, podem ser indicado o uso de alguns remédios para aliviar os sintomas e melhorar a digestão como Gaviscon, Mylanta plus e Eparema, por exemplo.

Além disso, existem alguns remédios caseiros e naturais que também possuem propriedades digestivas e que poderiam ser indicados como forma de complementar o tratamento indicado pelo médico, como leite de magnésia, chá de boldo e chá de erva-doce. Uma outra boa opção é comer uma fatia de abacaxi ou tomar cerca de 50 ml do seu suco puro, sem adicionar água para diluir, pois ele facilita e acelera a digestão, principalmente de refeições gordurosas. Veja o que tomar para má digestão.

O que comer

A dieta para combater a sensação de estômago cheio deve ter principalmente alimentos de fácil digestão e que não irritam o estômago, como gelatina, sucos de frutas, pão e biscoitos sem recheio, evitando também o consumo de líquidos durante a refeição.

Os alimentos que devem ser evitados são especialmente os que contém muitas fibras e que estimulam a produção de gases, como vegetais verde folhosos, feijão, ovos e os alimentos embutidos e ricos em gordura como manteiga, requeijão, leite e carnes vermelhas. Além disso, também é importante evitar alimentos industrializados e processados, pois costumam ser ricos em gordura e conservantes que irritam o intestino.

Quando ir ao médico

É recomendado ir ao médico quando a sensação de estômago cheio é frequente, havendo episódios diários, ou quando se repetem mais de 8 vezes por mês. Nesses casos, o médico pode avaliar os sintomas apresentados pela pessoa e indicar a realização de uma endoscopia com o objetivo de identificar a causa da má digestão.

Esta informação foi útil?   
Sim  /  Não

Ficou alguma dúvida. Deixe aqui a sua questão para que possamos melhorar o nosso texto:

Atenção! Só poderemos responder diretamente se deixar o seu email.
Irá receber um email com um link que deverá aceder para confirmar que o email lhe pertence.
Mais sobre este assunto:

Publicidade
Carregando
...
Fechar Simbolo de finalizado

Pode perguntar

Fechar
É hora de acabar com todas as suas dúvidas!
Erro
Erro
Erro
Marque a caixa de verificação acima.
Enviar Mensagem